TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Alexsandro dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arenhaldt, Rafael, Reis dos Santos, Irene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1665
Resumo: A sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Trabalho e Projeto de Vida – oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografização e heterobiografização, no âmbito do um ateliê biográfico.
id UNIVASF-1_1b5b1e27218b2127cdedf503d8e32488
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1665
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICAAteliê biográfico de projeto.Projeto de vida.Dinâmica das cartas.A sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Trabalho e Projeto de Vida – oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografização e heterobiografização, no âmbito do um ateliê biográfico. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1665Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 275-2902177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1665/1161Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Alexsandro dos SantosArenhaldt, RafaelReis dos Santos, Irene 2022-10-04T11:56:14Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1665Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T11:56:14Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Machado, Alexsandro dos Santos
Ateliê biográfico de projeto.
Projeto de vida.
Dinâmica das cartas.
title_short TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Machado, Alexsandro dos Santos
author_facet Machado, Alexsandro dos Santos
Arenhaldt, Rafael
Reis dos Santos, Irene
author_role author
author2 Arenhaldt, Rafael
Reis dos Santos, Irene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Alexsandro dos Santos
Arenhaldt, Rafael
Reis dos Santos, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Ateliê biográfico de projeto.
Projeto de vida.
Dinâmica das cartas.
topic Ateliê biográfico de projeto.
Projeto de vida.
Dinâmica das cartas.
description A sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Trabalho e Projeto de Vida – oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografização e heterobiografização, no âmbito do um ateliê biográfico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1665
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1665/1161
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 275-290
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489420898304