TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicochelli, Érica Gois
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988
Resumo: O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.
id BIO-1_0aa2dbfa7229a42d97ceac68098ba05f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10988
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIESTRAYECTORIA DE UN PROFESOR DE INGLÉS EN MEDIO DE ORIENTACIONES Y POLÍTICAS CONTRADICTORIASTrajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditóriasEnsino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1098810.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-3882525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988/10352Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessNicochelli, Érica GoisDi giorgi, Cristiano Amaral Garboggini2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10988Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
TRAYECTORIA DE UN PROFESOR DE INGLÉS EN MEDIO DE ORIENTACIONES Y POLÍTICAS CONTRADICTORIAS
Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
spellingShingle TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
Nicochelli, Érica Gois
Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.
title_short TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
title_full TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
title_fullStr TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
title_full_unstemmed TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
title_sort TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
author Nicochelli, Érica Gois
author_facet Nicochelli, Érica Gois
Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
author_role author
author2 Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicochelli, Érica Gois
Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.
topic Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.
description O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988/10352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325187926556672