TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988 |
Resumo: | O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula. |
id |
BIO-1_0aa2dbfa7229a42d97ceac68098ba05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10988 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIESTRAYECTORIA DE UN PROFESOR DE INGLÉS EN MEDIO DE ORIENTACIONES Y POLÍTICAS CONTRADICTORIASTrajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditóriasEnsino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1098810.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-3882525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988/10352Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessNicochelli, Érica GoisDi giorgi, Cristiano Amaral Garboggini2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10988Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES TRAYECTORIA DE UN PROFESOR DE INGLÉS EN MEDIO DE ORIENTACIONES Y POLÍTICAS CONTRADICTORIAS Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias |
title |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES |
spellingShingle |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES Nicochelli, Érica Gois Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas. |
title_short |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES |
title_full |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES |
title_fullStr |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES |
title_full_unstemmed |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES |
title_sort |
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES |
author |
Nicochelli, Érica Gois |
author_facet |
Nicochelli, Érica Gois Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
author_role |
author |
author2 |
Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicochelli, Érica Gois Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas. |
topic |
Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas. |
description |
O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988/10352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325187926556672 |