Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicochelli, Érica Gois
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988
Resumo: O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.
id BIO-1_34980ecb6485f1b038da8471f4655cc1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/10988
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditóriasTRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIESTRAYECTORIA DE UN PROFESOR DE INGLÉS EN MEDIO DE ORIENTACIONES Y POLÍTICAS CONTRADICTORIASEnsino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1098810.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-3882525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988/10352Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessNicochelli, Érica GoisDi giorgi, Cristiano Amaral Garboggini2022-11-11T14:51:48Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10988Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:51:48Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
TRAJECTORY OF AN ENGLISH TEACHER AMIDST CONTRADICTORY ORIENTATIONS AND POLICIES
TRAYECTORIA DE UN PROFESOR DE INGLÉS EN MEDIO DE ORIENTACIONES Y POLÍTICAS CONTRADICTORIAS
title Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
spellingShingle Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
Nicochelli, Érica Gois
Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.
title_short Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_full Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_fullStr Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_full_unstemmed Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_sort Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
author Nicochelli, Érica Gois
author_facet Nicochelli, Érica Gois
Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
author_role author
author2 Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicochelli, Érica Gois
Di giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.
topic Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.
description O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988/10352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 371-388
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191766441984