O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maddalena, Tania Lucía
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto Junior, Dilton Ribeiro, Teixeira, Marcelle Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9184
Resumo: O trabalho se propõe a discutir as imagens-dizeres expressos nos memes produzidos no contexto da COVID-19, doençadescoberta na China após casos registrados em dezembro de 2019 pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Devido ao seu alto poder de transmissão, em apenas três meses foi declarada a pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em meio ao foco na contenção da circulação do vírus em escala global e às reconfigurações das práticas culturais, cabe a nós, pesquisadores do campo educacional, pensar sobre as implicações dessa pandemia para os processos formativos cotidianos no contexto da cibercultura. Os memes analisados, capturados nas redes sociais Facebook, Twitter e WhatsApp entre os meses de março e junho de 2020, retratam nossa preocupação diante do aumento significativo de instituições de Educação Básica e de Ensino Superior que estão optando pela Educação a Distância (EaD) e por práticas de ensino remoto. Concluímos argumentando que as tecnologias digitais, por si só, não são capazes de revolucionar os processos de ensinar-aprender e que a pandemia pode ser uma oportunidade importante para professoras/es colocarem em prática uma reflexão sobre suas próprias dinâmicas pedagógicas, fazendo da internet um campo de experimentação educacional prazeroso em tempos de isolamento físico.
id BIO-1_0c3e14e46a68f1621ced3650cf6194f5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/9184
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativasPandemiaMemesEaDEducação onlineEnsino remotoO trabalho se propõe a discutir as imagens-dizeres expressos nos memes produzidos no contexto da COVID-19, doençadescoberta na China após casos registrados em dezembro de 2019 pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Devido ao seu alto poder de transmissão, em apenas três meses foi declarada a pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em meio ao foco na contenção da circulação do vírus em escala global e às reconfigurações das práticas culturais, cabe a nós, pesquisadores do campo educacional, pensar sobre as implicações dessa pandemia para os processos formativos cotidianos no contexto da cibercultura. Os memes analisados, capturados nas redes sociais Facebook, Twitter e WhatsApp entre os meses de março e junho de 2020, retratam nossa preocupação diante do aumento significativo de instituições de Educação Básica e de Ensino Superior que estão optando pela Educação a Distância (EaD) e por práticas de ensino remoto. Concluímos argumentando que as tecnologias digitais, por si só, não são capazes de revolucionar os processos de ensinar-aprender e que a pandemia pode ser uma oportunidade importante para professoras/es colocarem em prática uma reflexão sobre suas próprias dinâmicas pedagógicas, fazendo da internet um campo de experimentação educacional prazeroso em tempos de isolamento físico.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/918410.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1518-1534Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1518-1534REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1518-1534Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1518-15342525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9184/7316Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaddalena, Tania LucíaCouto Junior, Dilton RibeiroTeixeira, Marcelle Medeiros2022-08-22T14:27:11Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9184Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T14:27:11Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
title O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
spellingShingle O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
Maddalena, Tania Lucía
Pandemia
Memes
EaD
Educação online
Ensino remoto
title_short O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
title_full O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
title_fullStr O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
title_full_unstemmed O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
title_sort O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
author Maddalena, Tania Lucía
author_facet Maddalena, Tania Lucía
Couto Junior, Dilton Ribeiro
Teixeira, Marcelle Medeiros
author_role author
author2 Couto Junior, Dilton Ribeiro
Teixeira, Marcelle Medeiros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maddalena, Tania Lucía
Couto Junior, Dilton Ribeiro
Teixeira, Marcelle Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Memes
EaD
Educação online
Ensino remoto
topic Pandemia
Memes
EaD
Educação online
Ensino remoto
description O trabalho se propõe a discutir as imagens-dizeres expressos nos memes produzidos no contexto da COVID-19, doençadescoberta na China após casos registrados em dezembro de 2019 pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Devido ao seu alto poder de transmissão, em apenas três meses foi declarada a pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em meio ao foco na contenção da circulação do vírus em escala global e às reconfigurações das práticas culturais, cabe a nós, pesquisadores do campo educacional, pensar sobre as implicações dessa pandemia para os processos formativos cotidianos no contexto da cibercultura. Os memes analisados, capturados nas redes sociais Facebook, Twitter e WhatsApp entre os meses de março e junho de 2020, retratam nossa preocupação diante do aumento significativo de instituições de Educação Básica e de Ensino Superior que estão optando pela Educação a Distância (EaD) e por práticas de ensino remoto. Concluímos argumentando que as tecnologias digitais, por si só, não são capazes de revolucionar os processos de ensinar-aprender e que a pandemia pode ser uma oportunidade importante para professoras/es colocarem em prática uma reflexão sobre suas próprias dinâmicas pedagógicas, fazendo da internet um campo de experimentação educacional prazeroso em tempos de isolamento físico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9184
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1518-1534
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9184
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1518-1534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9184/7316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1518-1534
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1518-1534
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1518-1534
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191630127104