(Auto)biografias e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Coelho da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mello, Juçara da Silva Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15562
Resumo: O dossiê apresenta resultados de pesquisas e experiências pedagógicas que objetivaram o desenvolvimento do processo de didatização da (auto)biografia em diferentes níveis de ensino. A noção de didatização da (auto)biografia refere-se às práticas de formação que se voltam para os processos de escritas e suas disposições formativas nos contextos de ensino. Esses docentes viram nessas práticas um dispositivo de pesquisa-formação que possibilita superar questões de ensino centralizado na autoridade do professor e oportunizar aos discentes um espaço privilegiado no processo ensino-aprendizagem, marcado nos percursos e trajetórias de vida-formação. A interseção de práticas (auto)biográficas e ensino envolve um processo complexo, que perpassa as dimensões curriculares, a estrutura do conhecimento disciplinar, a proposta pedagógica, os recursos didáticos, os aspectos éticos, além de conteúdos e conceitos. Este dossiê é composto por 11 artigos, que podem ser divididos em dois eixos: o primeiro reúne textos que narram experiências pedagógicas desenvolvidas na escola básica e na universidade e o segundo discute questões sobre formação docente.
id BIO-1_101f762ab255ec13d6e74790135f2320
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/15562
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling (Auto)biografias e ensino(Auto)biografiasEnsinoPráticas de formaçãoO dossiê apresenta resultados de pesquisas e experiências pedagógicas que objetivaram o desenvolvimento do processo de didatização da (auto)biografia em diferentes níveis de ensino. A noção de didatização da (auto)biografia refere-se às práticas de formação que se voltam para os processos de escritas e suas disposições formativas nos contextos de ensino. Esses docentes viram nessas práticas um dispositivo de pesquisa-formação que possibilita superar questões de ensino centralizado na autoridade do professor e oportunizar aos discentes um espaço privilegiado no processo ensino-aprendizagem, marcado nos percursos e trajetórias de vida-formação. A interseção de práticas (auto)biográficas e ensino envolve um processo complexo, que perpassa as dimensões curriculares, a estrutura do conhecimento disciplinar, a proposta pedagógica, os recursos didáticos, os aspectos éticos, além de conteúdos e conceitos. Este dossiê é composto por 11 artigos, que podem ser divididos em dois eixos: o primeiro reúne textos que narram experiências pedagógicas desenvolvidas na escola básica e na universidade e o segundo discute questões sobre formação docente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15562Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 269-272REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 269-272Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 269-2722525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15562/10345Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia Coelho da Mello, Juçara da Silva Barbosa de2022-11-05T04:52:21Zoai:ojs.192.168.5.50:article/15562Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-05T04:52:21Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv (Auto)biografias e ensino
title (Auto)biografias e ensino
spellingShingle (Auto)biografias e ensino
Costa, Patrícia Coelho da
(Auto)biografias
Ensino
Práticas de formação
title_short (Auto)biografias e ensino
title_full (Auto)biografias e ensino
title_fullStr (Auto)biografias e ensino
title_full_unstemmed (Auto)biografias e ensino
title_sort (Auto)biografias e ensino
author Costa, Patrícia Coelho da
author_facet Costa, Patrícia Coelho da
Mello, Juçara da Silva Barbosa de
author_role author
author2 Mello, Juçara da Silva Barbosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia Coelho da
Mello, Juçara da Silva Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv (Auto)biografias
Ensino
Práticas de formação
topic (Auto)biografias
Ensino
Práticas de formação
description O dossiê apresenta resultados de pesquisas e experiências pedagógicas que objetivaram o desenvolvimento do processo de didatização da (auto)biografia em diferentes níveis de ensino. A noção de didatização da (auto)biografia refere-se às práticas de formação que se voltam para os processos de escritas e suas disposições formativas nos contextos de ensino. Esses docentes viram nessas práticas um dispositivo de pesquisa-formação que possibilita superar questões de ensino centralizado na autoridade do professor e oportunizar aos discentes um espaço privilegiado no processo ensino-aprendizagem, marcado nos percursos e trajetórias de vida-formação. A interseção de práticas (auto)biográficas e ensino envolve um processo complexo, que perpassa as dimensões curriculares, a estrutura do conhecimento disciplinar, a proposta pedagógica, os recursos didáticos, os aspectos éticos, além de conteúdos e conceitos. Este dossiê é composto por 11 artigos, que podem ser divididos em dois eixos: o primeiro reúne textos que narram experiências pedagógicas desenvolvidas na escola básica e na universidade e o segundo discute questões sobre formação docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15562
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15562/10345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 269-272
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 269-272
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 269-272
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189290754049