Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Paula Perin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gallego, Rita de Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7751
Resumo: Este artigo analisa a narrativa cinematográfica de dois filmes que têm como protagonistas o professor Mark Thackeray, de Ao mestre, com carinho (Direção: James Clavell, Reino Unido da Grã-Bretanha do Norte e Irlanda do Norte, 1967), e a professora Erin Gruwell, de Escritores da Liberdade (Direção: Richard LaGravenese, Estados Unidos, 2007), ambos inspirados em “histórias reais”. Esses dois filmes vinculam-se à perspectiva denominada aqui de professor-herói, por terem como características mais acentuadas dos docentes retratados a abnegação e o caráter redentor de sua prática, desconsiderando-se, muitas vezes, as condições de trabalho. Além disso, são produções que contemplam o início da carreira desses professores, mas evocam cenários, tramas, histórias de vida e problemáticas diversas que permitem refletir acerca das especificidades das situações, épocas, regiões e sujeitos biografados considerando diferentes concepções acerca da docência e dos significados dos processos de formação para as histórias de cada um que se articulam na constituição da “memória coletiva”, segundo Halbwachs (2013). Há, portanto, uma interface das trajetórias dos professores retratadas nos filmes, cuja repercussão no imaginário social é inegável, com a história e a memória da categoria, bem como da sociedade como um todo que permite identificar e discutir as representações disseminadas pelo cinema a respeito da docência.
id BIO-1_1a1e900fcd515774bdd08221545ce47f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/7751
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinemaHistórias de vidaEste artigo analisa a narrativa cinematográfica de dois filmes que têm como protagonistas o professor Mark Thackeray, de Ao mestre, com carinho (Direção: James Clavell, Reino Unido da Grã-Bretanha do Norte e Irlanda do Norte, 1967), e a professora Erin Gruwell, de Escritores da Liberdade (Direção: Richard LaGravenese, Estados Unidos, 2007), ambos inspirados em “histórias reais”. Esses dois filmes vinculam-se à perspectiva denominada aqui de professor-herói, por terem como características mais acentuadas dos docentes retratados a abnegação e o caráter redentor de sua prática, desconsiderando-se, muitas vezes, as condições de trabalho. Além disso, são produções que contemplam o início da carreira desses professores, mas evocam cenários, tramas, histórias de vida e problemáticas diversas que permitem refletir acerca das especificidades das situações, épocas, regiões e sujeitos biografados considerando diferentes concepções acerca da docência e dos significados dos processos de formação para as histórias de cada um que se articulam na constituição da “memória coletiva”, segundo Halbwachs (2013). Há, portanto, uma interface das trajetórias dos professores retratadas nos filmes, cuja repercussão no imaginário social é inegável, com a história e a memória da categoria, bem como da sociedade como um todo que permite identificar e discutir as representações disseminadas pelo cinema a respeito da docência.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/775110.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p324-344Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 324-344REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 324-344Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 324-3442525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7751/pdfCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessVicentini, Paula PerinGallego, Rita de Cassia2023-01-09T14:49:13Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7751Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-01-09T14:49:13Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
title Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
spellingShingle Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
Vicentini, Paula Perin
Histórias de vida
title_short Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
title_full Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
title_fullStr Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
title_full_unstemmed Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
title_sort Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
author Vicentini, Paula Perin
author_facet Vicentini, Paula Perin
Gallego, Rita de Cassia
author_role author
author2 Gallego, Rita de Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini, Paula Perin
Gallego, Rita de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias de vida
topic Histórias de vida
description Este artigo analisa a narrativa cinematográfica de dois filmes que têm como protagonistas o professor Mark Thackeray, de Ao mestre, com carinho (Direção: James Clavell, Reino Unido da Grã-Bretanha do Norte e Irlanda do Norte, 1967), e a professora Erin Gruwell, de Escritores da Liberdade (Direção: Richard LaGravenese, Estados Unidos, 2007), ambos inspirados em “histórias reais”. Esses dois filmes vinculam-se à perspectiva denominada aqui de professor-herói, por terem como características mais acentuadas dos docentes retratados a abnegação e o caráter redentor de sua prática, desconsiderando-se, muitas vezes, as condições de trabalho. Além disso, são produções que contemplam o início da carreira desses professores, mas evocam cenários, tramas, histórias de vida e problemáticas diversas que permitem refletir acerca das especificidades das situações, épocas, regiões e sujeitos biografados considerando diferentes concepções acerca da docência e dos significados dos processos de formação para as histórias de cada um que se articulam na constituição da “memória coletiva”, segundo Halbwachs (2013). Há, portanto, uma interface das trajetórias dos professores retratadas nos filmes, cuja repercussão no imaginário social é inegável, com a história e a memória da categoria, bem como da sociedade como um todo que permite identificar e discutir as representações disseminadas pelo cinema a respeito da docência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7751
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p324-344
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7751
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p324-344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7751/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 324-344
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 324-344
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 324-344
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191090110464