Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Robson Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9179
Resumo: Durante a pandemia do novo Coronavírus e as demandas educacionais derivadas, professores e professoras assumiram os desafios do ensino remoto e dos tensionamentos advindos das circunstâncias emergentes. Para algumas professoras, a realização das atividades profissionais acrescidas às responsabilidades maternas e domésticas trouxe implicações relacionadas à dinâmica de gênero no âmbito da docência. Focalizando este aporte, o texto busca examinar as condições de polivalência e sobrecarga de trabalho de cinco professoras pesquisadas. A estratégia metodológica articula dados obtidos de um questionário semiestruturado para embasar uma análise qualitativa da problemática. Constatou-se que o processo de subjetivação de gênero emergiu nos tempos e espaços docentes impactando de modo expressivo o desenvolvimento das aulas remotas, mas, ao mesmo tempo, evidenciando a capacidade de resiliência das professoras em suas reinvenções cotidianas.
id BIO-1_1c8bc5a86f7d32e8708c4cfdcb4da8cc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/9179
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheresGênero e EducaçãoEnsino RemotoTrabalho Feminino.Durante a pandemia do novo Coronavírus e as demandas educacionais derivadas, professores e professoras assumiram os desafios do ensino remoto e dos tensionamentos advindos das circunstâncias emergentes. Para algumas professoras, a realização das atividades profissionais acrescidas às responsabilidades maternas e domésticas trouxe implicações relacionadas à dinâmica de gênero no âmbito da docência. Focalizando este aporte, o texto busca examinar as condições de polivalência e sobrecarga de trabalho de cinco professoras pesquisadas. A estratégia metodológica articula dados obtidos de um questionário semiestruturado para embasar uma análise qualitativa da problemática. Constatou-se que o processo de subjetivação de gênero emergiu nos tempos e espaços docentes impactando de modo expressivo o desenvolvimento das aulas remotas, mas, ao mesmo tempo, evidenciando a capacidade de resiliência das professoras em suas reinvenções cotidianas.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/917910.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p720-739Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 720-739REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 720-739Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 720-7392525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n18reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9179/8582Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Robson LimaNascimento, Robéria Nádia Araújo2022-08-18T12:44:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9179Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:44:54Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
title Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
spellingShingle Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
Arruda, Robson Lima
Gênero e Educação
Ensino Remoto
Trabalho Feminino.
title_short Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
title_full Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
title_fullStr Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
title_full_unstemmed Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
title_sort Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
author Arruda, Robson Lima
author_facet Arruda, Robson Lima
Nascimento, Robéria Nádia Araújo
author_role author
author2 Nascimento, Robéria Nádia Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Robson Lima
Nascimento, Robéria Nádia Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero e Educação
Ensino Remoto
Trabalho Feminino.
topic Gênero e Educação
Ensino Remoto
Trabalho Feminino.
description Durante a pandemia do novo Coronavírus e as demandas educacionais derivadas, professores e professoras assumiram os desafios do ensino remoto e dos tensionamentos advindos das circunstâncias emergentes. Para algumas professoras, a realização das atividades profissionais acrescidas às responsabilidades maternas e domésticas trouxe implicações relacionadas à dinâmica de gênero no âmbito da docência. Focalizando este aporte, o texto busca examinar as condições de polivalência e sobrecarga de trabalho de cinco professoras pesquisadas. A estratégia metodológica articula dados obtidos de um questionário semiestruturado para embasar uma análise qualitativa da problemática. Constatou-se que o processo de subjetivação de gênero emergiu nos tempos e espaços docentes impactando de modo expressivo o desenvolvimento das aulas remotas, mas, ao mesmo tempo, evidenciando a capacidade de resiliência das professoras em suas reinvenções cotidianas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9179
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p720-739
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9179
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p720-739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9179/8582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 720-739
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 720-739
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 720-739
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v6.n18
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191628029952