Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ebling, Sandra Beatris Diniz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Falkemback, Elza Maria Fonseca, Gomes, Vera Lúcia Oliveira, Silva, Marciele Moreira da, Silva, Silvana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/1102
Resumo: Objetivou-se compreender as concepções de mulheres assentadas em relação à educação em saúde, com foco na saúde da mulher, procurando apreender questões de gênero. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada em um Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em 2011, por meio de entrevista semiestruturada, com nove mulheres, entre 35 e 60 anos residentes do assentamento. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise temática. Existe uma multiplicidade de opiniões, crenças, sentimentos, uma vez que as concepções de educação em saúde das assentadas estão pautadas na valorização de práticas educativas mais sensíveis as suas necessidades e que transcendam a dimensão reprodutiva. Portanto, as particularidades e diversidades que rodeia o mundo das assentadas precisam ser consideradas no planejamento das ações em saúde.
id UFC-16_fa0548bdd90c2ac24221cc9cfbf2b150
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/1102
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúdeEducação em SaúdeTrabalho FemininoGênero e Saúde.Objetivou-se compreender as concepções de mulheres assentadas em relação à educação em saúde, com foco na saúde da mulher, procurando apreender questões de gênero. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada em um Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em 2011, por meio de entrevista semiestruturada, com nove mulheres, entre 35 e 60 anos residentes do assentamento. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise temática. Existe uma multiplicidade de opiniões, crenças, sentimentos, uma vez que as concepções de educação em saúde das assentadas estão pautadas na valorização de práticas educativas mais sensíveis as suas necessidades e que transcendam a dimensão reprodutiva. Portanto, as particularidades e diversidades que rodeia o mundo das assentadas precisam ser consideradas no planejamento das ações em saúde.Universidade Federal do Ceará2014-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/1102Rev Rene; Vol 15 No 4 (2014)Rev Rene; v. 15 n. 4 (2014)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/1102/pdfCopyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessEbling, Sandra Beatris DinizFalkemback, Elza Maria FonsecaGomes, Vera Lúcia OliveiraSilva, Marciele Moreira daSilva, Silvana de Oliveira2019-07-23T18:33:09Zoai:periodicos.ufc:article/1102Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-07-23T18:33:09Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
title Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
spellingShingle Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
Ebling, Sandra Beatris Diniz
Educação em Saúde
Trabalho Feminino
Gênero e Saúde.
title_short Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
title_full Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
title_fullStr Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
title_full_unstemmed Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
title_sort Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde
author Ebling, Sandra Beatris Diniz
author_facet Ebling, Sandra Beatris Diniz
Falkemback, Elza Maria Fonseca
Gomes, Vera Lúcia Oliveira
Silva, Marciele Moreira da
Silva, Silvana de Oliveira
author_role author
author2 Falkemback, Elza Maria Fonseca
Gomes, Vera Lúcia Oliveira
Silva, Marciele Moreira da
Silva, Silvana de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ebling, Sandra Beatris Diniz
Falkemback, Elza Maria Fonseca
Gomes, Vera Lúcia Oliveira
Silva, Marciele Moreira da
Silva, Silvana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Trabalho Feminino
Gênero e Saúde.
topic Educação em Saúde
Trabalho Feminino
Gênero e Saúde.
description Objetivou-se compreender as concepções de mulheres assentadas em relação à educação em saúde, com foco na saúde da mulher, procurando apreender questões de gênero. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada em um Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em 2011, por meio de entrevista semiestruturada, com nove mulheres, entre 35 e 60 anos residentes do assentamento. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise temática. Existe uma multiplicidade de opiniões, crenças, sentimentos, uma vez que as concepções de educação em saúde das assentadas estão pautadas na valorização de práticas educativas mais sensíveis as suas necessidades e que transcendam a dimensão reprodutiva. Portanto, as particularidades e diversidades que rodeia o mundo das assentadas precisam ser consideradas no planejamento das ações em saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/1102
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/1102/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 15 No 4 (2014)
Rev Rene; v. 15 n. 4 (2014)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174724188438528