Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Silva da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495
Resumo: O artigo aborda de forma reflexiva o estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral, no módulo de Projeto de Aprendizagem. O objetivo do trabalho foi construir uma prática pedagógica de pesquisa-formação com a utilização das narrativas (auto)biográficas como estratégia de ensino e pesquisa-formação dos sujeitos do processo, além de identificar elementos significativos das trajetórias dos estudantes ingressantes no curso, que pudessem indicar os motivos da escolha do curso e as afinidades destes com a profissão de professor de Educação Física. O texto apresenta elementos teóricos sobre as narrativas (auto)biográficas enquanto metodologia de pesquisa e de formação, descreve a trajetória e estratégias adotadas no processo das aulas-pesquisa e implementação da proposta, aponta alguns resultados encontrados sobre os estudantes participantes e sobre o processo em si como possibilidade pedagógica para uma prática significativa de formação de futuros professores.
id BIO-1_21c64a19a5b2b35ee87337c1aadc5286
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/6495
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficasNarrativas (Auto)biográficasFormação de ProfessoresDocência UniversitáriaO artigo aborda de forma reflexiva o estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral, no módulo de Projeto de Aprendizagem. O objetivo do trabalho foi construir uma prática pedagógica de pesquisa-formação com a utilização das narrativas (auto)biográficas como estratégia de ensino e pesquisa-formação dos sujeitos do processo, além de identificar elementos significativos das trajetórias dos estudantes ingressantes no curso, que pudessem indicar os motivos da escolha do curso e as afinidades destes com a profissão de professor de Educação Física. O texto apresenta elementos teóricos sobre as narrativas (auto)biográficas enquanto metodologia de pesquisa e de formação, descreve a trajetória e estratégias adotadas no processo das aulas-pesquisa e implementação da proposta, aponta alguns resultados encontrados sobre os estudantes participantes e sobre o processo em si como possibilidade pedagógica para uma prática significativa de formação de futuros professores.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/649510.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 874-888REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 874-888Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 874-8882525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n14reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495/pdfCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo Silva da2023-01-09T14:47:46Zoai:ojs.192.168.5.50:article/6495Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-01-09T14:47:46Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
title Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
spellingShingle Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
Silva, Marcelo Silva da
Narrativas (Auto)biográficas
Formação de Professores
Docência Universitária
title_short Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
title_full Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
title_fullStr Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
title_full_unstemmed Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
title_sort Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
author Silva, Marcelo Silva da
author_facet Silva, Marcelo Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas (Auto)biográficas
Formação de Professores
Docência Universitária
topic Narrativas (Auto)biográficas
Formação de Professores
Docência Universitária
description O artigo aborda de forma reflexiva o estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral, no módulo de Projeto de Aprendizagem. O objetivo do trabalho foi construir uma prática pedagógica de pesquisa-formação com a utilização das narrativas (auto)biográficas como estratégia de ensino e pesquisa-formação dos sujeitos do processo, além de identificar elementos significativos das trajetórias dos estudantes ingressantes no curso, que pudessem indicar os motivos da escolha do curso e as afinidades destes com a profissão de professor de Educação Física. O texto apresenta elementos teóricos sobre as narrativas (auto)biográficas enquanto metodologia de pesquisa e de formação, descreve a trajetória e estratégias adotadas no processo das aulas-pesquisa e implementação da proposta, aponta alguns resultados encontrados sobre os estudantes participantes e sobre o processo em si como possibilidade pedagógica para uma prática significativa de formação de futuros professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 874-888
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 874-888
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 874-888
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n14
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325190624542720