Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Joelson de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
fra
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612
Resumo: Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagemde pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olharretrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que seencontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativoque, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento desentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura defontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercícioteórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeurna discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que oprocesso de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciadolevando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registrosescritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davama dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nossoleque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.
id UFPR-4_6db9d06e5d128e59aee98178308b9c22
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75612
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêuticaEducação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas.Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores.Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagemde pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olharretrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que seencontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativoque, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento desentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura defontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercícioteórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeurna discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que oprocesso de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciadolevando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registrosescritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davama dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nossoleque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Morais, Joelson de SousaBragança, Inês Ferreira de Souza2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporfrahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43500https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43501Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75612Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
title Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
spellingShingle Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
Morais, Joelson de Sousa
Educação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas.
Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores.
title_short Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
title_full Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
title_fullStr Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
title_full_unstemmed Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
title_sort Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
author Morais, Joelson de Sousa
author_facet Morais, Joelson de Sousa
Bragança, Inês Ferreira de Souza
author_role author
author2 Bragança, Inês Ferreira de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Joelson de Sousa
Bragança, Inês Ferreira de Souza
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas.
Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores.
topic Educação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas.
Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores.
description Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagemde pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olharretrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que seencontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativoque, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento desentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura defontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercícioteórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeurna discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que oprocesso de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciadolevando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registrosescritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davama dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nossoleque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612
dc.language.iso.fl_str_mv por
fra
language por
fra
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43500
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43501
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899277852672