Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por fra |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagemde pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olharretrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que seencontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativoque, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento desentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura defontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercícioteórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeurna discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que oprocesso de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciadolevando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registrosescritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davama dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nossoleque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação. |
id |
UFPR-4_6db9d06e5d128e59aee98178308b9c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/75612 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêuticaEducação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas.Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores.Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagemde pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olharretrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que seencontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativoque, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento desentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura defontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercícioteórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeurna discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que oprocesso de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciadolevando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registrosescritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davama dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nossoleque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Morais, Joelson de SousaBragança, Inês Ferreira de Souza2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporfrahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43500https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43501Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75612Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica |
title |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica |
spellingShingle |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica Morais, Joelson de Sousa Educação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas. Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores. |
title_short |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica |
title_full |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica |
title_fullStr |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica |
title_full_unstemmed |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica |
title_sort |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica |
author |
Morais, Joelson de Sousa |
author_facet |
Morais, Joelson de Sousa Bragança, Inês Ferreira de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Bragança, Inês Ferreira de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Joelson de Sousa Bragança, Inês Ferreira de Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas. Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores. |
topic |
Educação; Formação de Professores; Narrativas (auto)biográficas. Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores. |
description |
Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagemde pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olharretrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que seencontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativoque, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento desentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura defontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercícioteórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeurna discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que oprocesso de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciadolevando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registrosescritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davama dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nossoleque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por fra |
language |
por fra |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43500 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899277852672 |