Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191 |
Resumo: | Ao longo dos anos, temos acompanhado como a pesquisa no campo da formação de adultos e, em especial, no campo da formação de professoras/es, tem se constituído a partir de um pressuposto de que a formação docente se dá em múltiplas temporalidades, por meio de um esforço consciente e desejante do sujeito pela sua própria formação. Desde modo, temos percebido o crescimento de uma produção fundamentada nos estudos narrativos (auto)biográficos, delineando um campo fundamentado em concepções teórico-metodológicas que se constitui de referências epistêmicas e uma potência instituinte. Neste estudo, objetivamos refletir sobre os modos como o Grupo Interinstitucional de Pesquisa-Formação Polifonia (UNICAMP/FFP-UERJ) tem pensado a pesquisaformação como uma palavra-conceito que traz princípios dialógicos para pensarfazer ciência, na Educação. Retomamos a trajetória epistêmico e teórico-metodológica da pesquisa autobiográfica, no que se refere à sua construção paradigmática complexa; trazemos para o diálogo a contribuição da literatura estrangeira e os movimentos que já se desdobravam nas pesquisas em Educação no Brasil e, em especial, partilhamos a experiência de uma pesquisaformação desenvolvida no contexto do referido grupo. |
id |
BIO-1_420c112ef2b7a75de21e0745014405ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6191 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiênciaPesquisa-formaçãoAbordagem (auto)biográficaNarrativas docentesAo longo dos anos, temos acompanhado como a pesquisa no campo da formação de adultos e, em especial, no campo da formação de professoras/es, tem se constituído a partir de um pressuposto de que a formação docente se dá em múltiplas temporalidades, por meio de um esforço consciente e desejante do sujeito pela sua própria formação. Desde modo, temos percebido o crescimento de uma produção fundamentada nos estudos narrativos (auto)biográficos, delineando um campo fundamentado em concepções teórico-metodológicas que se constitui de referências epistêmicas e uma potência instituinte. Neste estudo, objetivamos refletir sobre os modos como o Grupo Interinstitucional de Pesquisa-Formação Polifonia (UNICAMP/FFP-UERJ) tem pensado a pesquisaformação como uma palavra-conceito que traz princípios dialógicos para pensarfazer ciência, na Educação. Retomamos a trajetória epistêmico e teórico-metodológica da pesquisa autobiográfica, no que se refere à sua construção paradigmática complexa; trazemos para o diálogo a contribuição da literatura estrangeira e os movimentos que já se desdobravam nas pesquisas em Educação no Brasil e, em especial, partilhamos a experiência de uma pesquisaformação desenvolvida no contexto do referido grupo.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/619110.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1034-1049Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1034-1049REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1034-1049Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1034-10492525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Thais da CostaBragança, Inês Ferreira de Souza2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6191Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência |
title |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência |
spellingShingle |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência Motta, Thais da Costa Pesquisa-formação Abordagem (auto)biográfica Narrativas docentes |
title_short |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência |
title_full |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência |
title_fullStr |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência |
title_full_unstemmed |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência |
title_sort |
Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência |
author |
Motta, Thais da Costa |
author_facet |
Motta, Thais da Costa Bragança, Inês Ferreira de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Bragança, Inês Ferreira de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Thais da Costa Bragança, Inês Ferreira de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-formação Abordagem (auto)biográfica Narrativas docentes |
topic |
Pesquisa-formação Abordagem (auto)biográfica Narrativas docentes |
description |
Ao longo dos anos, temos acompanhado como a pesquisa no campo da formação de adultos e, em especial, no campo da formação de professoras/es, tem se constituído a partir de um pressuposto de que a formação docente se dá em múltiplas temporalidades, por meio de um esforço consciente e desejante do sujeito pela sua própria formação. Desde modo, temos percebido o crescimento de uma produção fundamentada nos estudos narrativos (auto)biográficos, delineando um campo fundamentado em concepções teórico-metodológicas que se constitui de referências epistêmicas e uma potência instituinte. Neste estudo, objetivamos refletir sobre os modos como o Grupo Interinstitucional de Pesquisa-Formação Polifonia (UNICAMP/FFP-UERJ) tem pensado a pesquisaformação como uma palavra-conceito que traz princípios dialógicos para pensarfazer ciência, na Educação. Retomamos a trajetória epistêmico e teórico-metodológica da pesquisa autobiográfica, no que se refere à sua construção paradigmática complexa; trazemos para o diálogo a contribuição da literatura estrangeira e os movimentos que já se desdobravam nas pesquisas em Educação no Brasil e, em especial, partilhamos a experiência de uma pesquisaformação desenvolvida no contexto do referido grupo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1034-1049 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1034-1049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1034-1049 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1034-1049 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1034-1049 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186864349184 |