A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Adrianne Ogêda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chaves, Iduina Mont'Alverne Braun
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517
Resumo: Este trabalho apresenta a memória e o ideário pedagógico de uma mestra.  É um estudo da sua trajetória como educadora com vistas a apreender as ideias-força, a forma como elas foram se construindo e se constituindo ao longo do tempo, a presença das questões que circulavam nos diferentes tempos históricos vividos  por ela e a potencialidade de sua atuação. Articulando as questões que a mobilizavam, à sua história profissional e à sua prática pedagógica, foi possível identificar a marca da relação mestre e aprendiz  como a sabedoria e a arte do mestre em se reconhecer no aprendiz, e ainda se reconhecer um aprendiz. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na epistemologia da complexidade  e na pesquisa narrativa. Toda a sua obra ressalta a necessidade de agirmos contra a barbárie, convocando a educação a constituir-se como uma promotora da solidariedade, do sentimento de pertença nos estudantes, no exercício da escuta e do diálogo, no acolhimento e no estabelecimento de relações pautadas pelo amor e pelo afeto. Envolvimento num processo formativo que se desenvolve pelo cultivo de almas.
id BIO-1_49333b3669b93f72817e274c88d0f9b8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7517
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógicoMemóriaNarrativaIdeário PedagógicoImaginárioEste trabalho apresenta a memória e o ideário pedagógico de uma mestra.  É um estudo da sua trajetória como educadora com vistas a apreender as ideias-força, a forma como elas foram se construindo e se constituindo ao longo do tempo, a presença das questões que circulavam nos diferentes tempos históricos vividos  por ela e a potencialidade de sua atuação. Articulando as questões que a mobilizavam, à sua história profissional e à sua prática pedagógica, foi possível identificar a marca da relação mestre e aprendiz  como a sabedoria e a arte do mestre em se reconhecer no aprendiz, e ainda se reconhecer um aprendiz. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na epistemologia da complexidade  e na pesquisa narrativa. Toda a sua obra ressalta a necessidade de agirmos contra a barbárie, convocando a educação a constituir-se como uma promotora da solidariedade, do sentimento de pertença nos estudantes, no exercício da escuta e do diálogo, no acolhimento e no estabelecimento de relações pautadas pelo amor e pelo afeto. Envolvimento num processo formativo que se desenvolve pelo cultivo de almas.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/751710.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p178-193Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 178-193REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 178-193Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 178-1932525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517/6771Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Adrianne OgêdaChaves, Iduina Mont'Alverne Braun2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7517Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
title A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
spellingShingle A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
Guedes, Adrianne Ogêda
Memória
Narrativa
Ideário Pedagógico
Imaginário
title_short A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
title_full A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
title_fullStr A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
title_full_unstemmed A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
title_sort A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
author Guedes, Adrianne Ogêda
author_facet Guedes, Adrianne Ogêda
Chaves, Iduina Mont'Alverne Braun
author_role author
author2 Chaves, Iduina Mont'Alverne Braun
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Adrianne Ogêda
Chaves, Iduina Mont'Alverne Braun
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Narrativa
Ideário Pedagógico
Imaginário
topic Memória
Narrativa
Ideário Pedagógico
Imaginário
description Este trabalho apresenta a memória e o ideário pedagógico de uma mestra.  É um estudo da sua trajetória como educadora com vistas a apreender as ideias-força, a forma como elas foram se construindo e se constituindo ao longo do tempo, a presença das questões que circulavam nos diferentes tempos históricos vividos  por ela e a potencialidade de sua atuação. Articulando as questões que a mobilizavam, à sua história profissional e à sua prática pedagógica, foi possível identificar a marca da relação mestre e aprendiz  como a sabedoria e a arte do mestre em se reconhecer no aprendiz, e ainda se reconhecer um aprendiz. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na epistemologia da complexidade  e na pesquisa narrativa. Toda a sua obra ressalta a necessidade de agirmos contra a barbárie, convocando a educação a constituir-se como uma promotora da solidariedade, do sentimento de pertença nos estudantes, no exercício da escuta e do diálogo, no acolhimento e no estabelecimento de relações pautadas pelo amor e pelo afeto. Envolvimento num processo formativo que se desenvolve pelo cultivo de almas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p178-193
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p178-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517/pdf
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517/6771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 178-193
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 178-193
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 178-193
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186918875136