QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Jackeline Império, Magalhães, Amanda Oliveira, Félix, Maíra dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377
Resumo: Este trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica.
id UNIFEBE-1_abd09bc7c5a579ddff9eb920971917b0
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/377
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIROEducaçãoIdeário PedagógicoQualidadeIdeologia.produção do conhecimentoEste trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica.UNIFEBE2016-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 15 (2015); 123-1282177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377/168Magalhães, Solange Martins OliveiraSoares, Jackeline ImpérioMagalhães, Amanda OliveiraFélix, Maíra dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:46:58Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/377Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:46:58Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
title QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
spellingShingle QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
Magalhães, Solange Martins Oliveira
Educação
Ideário Pedagógico
Qualidade
Ideologia.
produção do conhecimento
title_short QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
title_full QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
title_fullStr QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
title_full_unstemmed QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
title_sort QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
author Magalhães, Solange Martins Oliveira
author_facet Magalhães, Solange Martins Oliveira
Soares, Jackeline Império
Magalhães, Amanda Oliveira
Félix, Maíra dos Santos
author_role author
author2 Soares, Jackeline Império
Magalhães, Amanda Oliveira
Félix, Maíra dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Solange Martins Oliveira
Soares, Jackeline Império
Magalhães, Amanda Oliveira
Félix, Maíra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ideário Pedagógico
Qualidade
Ideologia.
produção do conhecimento
topic Educação
Ideário Pedagógico
Qualidade
Ideologia.
produção do conhecimento
description Este trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/377/168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 15 (2015); 123-128
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891625439232