Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanini, Paulo Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Enock Douglas Roberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10935
Resumo: This article aims to reflect on the narratives of the self as a pedagogical resource in the literacy and literacy of Youth and Adults. The memorialistic sources favor a collection of records entitled “Diário das Memórias” in which teachers talk about their teaching and learning experiences in the context of EJA. The research is bibliographic and empirical in nature because it addresses the experiences of education professionals at a school institution for Youth and Adults. Taking as a theoretical reference the perceptions of Josso and Belmira Bueno, this article seeks to understand the relationship between the subject's education and his (auto) biographical and historical reports by teachers. As a result, we consider that the writings themselves contribute to the formal Education of Youth and Adults in a context of criticism about the memory and perceptions of the present moment.
id BIO-1_4a0c818e980ab659398e3c255f1a3626
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10935
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce Narrativas de si(Auto)biografiaEJAThis article aims to reflect on the narratives of the self as a pedagogical resource in the literacy and literacy of Youth and Adults. The memorialistic sources favor a collection of records entitled “Diário das Memórias” in which teachers talk about their teaching and learning experiences in the context of EJA. The research is bibliographic and empirical in nature because it addresses the experiences of education professionals at a school institution for Youth and Adults. Taking as a theoretical reference the perceptions of Josso and Belmira Bueno, this article seeks to understand the relationship between the subject's education and his (auto) biographical and historical reports by teachers. As a result, we consider that the writings themselves contribute to the formal Education of Youth and Adults in a context of criticism about the memory and perceptions of the present moment.Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los autonarrativos, como recurso pedagógico en la alfabetización y alfabetización de Jóvenes y Adultos. Las fuentes conmemorativas favorecen una colección de registros titulada “Diário das Memórias” en la que los profesores hablan de sus experiencias de enseñanza y aprendizaje en el contexto de EJA. La investigación es de carácter bibliográfico y empírico porque aborda las experiencias de los profesionales de la educación en una institución escolar para Jóvenes y Adultos. Tomando como referencia teórica las percepciones de Josso y Belmira Bueno, este artículo busca comprender la relación entre la educación del sujeto y sus relatos (auto) biográficos e históricos de los docentes. En consecuencia, consideramos que los propios escritos contribuyen a la Educación formal de Jóvenes y Adultos en un contexto de crítica sobre la memoria y las percepciones del momento presente.O presente artigo objetiva refletir sobre as narrativas de si como recurso pedagógico para a alfabetização e letramento de jovens e adultos. As fontes memorialísticas privilegiam uma coletânea de registros intitulada Diário das Memórias, em que os docentes falam sobre suas experiências de ensino e aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa é de caráter bibliográfico e de cunho empírico porque aborda as experiências de profissionais da educação de uma instituição escolar para jovens e adultos. Tendo como referências teóricas as percepções de Josso (1988, 2022) e Bueno (2006), este artigo procura entender a relação da formação do sujeito com seus relatos (auto)biográficos e históricos dos professores. Como resultado, consideramos que as escritas de si contribuem para a educação formal dos jovens e adultos em um contexto de crítica acerca da memória e percepções do momento presente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1093510.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p222-235Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 222-235REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 222-235Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 222-2352525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n20reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10935/9677Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, Paulo AugustoSilva, Enock Douglas Roberto da2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10935Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
title Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
spellingShingle Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
Tamanini, Paulo Augusto
Narrativas de si
(Auto)biografia
EJA
title_short Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
title_full Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
title_fullStr Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
title_full_unstemmed Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
title_sort Narrativas de si, histórias de vida e memórias no processo de alfabetizar-se: relatos da experiência com jovens e adultos no município de Icapuí-Ce
author Tamanini, Paulo Augusto
author_facet Tamanini, Paulo Augusto
Silva, Enock Douglas Roberto da
author_role author
author2 Silva, Enock Douglas Roberto da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamanini, Paulo Augusto
Silva, Enock Douglas Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas de si
(Auto)biografia
EJA
topic Narrativas de si
(Auto)biografia
EJA
description This article aims to reflect on the narratives of the self as a pedagogical resource in the literacy and literacy of Youth and Adults. The memorialistic sources favor a collection of records entitled “Diário das Memórias” in which teachers talk about their teaching and learning experiences in the context of EJA. The research is bibliographic and empirical in nature because it addresses the experiences of education professionals at a school institution for Youth and Adults. Taking as a theoretical reference the perceptions of Josso and Belmira Bueno, this article seeks to understand the relationship between the subject's education and his (auto) biographical and historical reports by teachers. As a result, we consider that the writings themselves contribute to the formal Education of Youth and Adults in a context of criticism about the memory and perceptions of the present moment.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10935
10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p222-235
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10935
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p222-235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10935/9677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 222-235
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 222-235
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 222-235
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n20
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325187920265216