Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Edivan Carneiro de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Elenise Cristina Pires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864
Resumo: Este trabalho busca estabelecer possíveis diálogos sobre as práticas dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio, partindo dos resultados da pesquisa de mestrado, com experiências vividas-narradas por estudantes, no Projeto Comunicação, Interação e Aprendizagem, desenvolvido em uma escola pública do sertão baiano. Percorrendo traços-fragmentos dessas experiências e experimentando expressões, buscamos compreender algumas possibilidades de realização de práticas de construção-expressão de conhecimentos e invenção de currículos, operadas nos/dos/com os cotidianos escolares. Percebemos que as experiências narradas, por meio de vídeos, configuram oportunidades significativas de construção de conhecimentos e de usos-apropriações de gêneros textuais, artefatos e mídias-linguagens, através da produção de imagens, informações e textos, orais e escritos, veiculados nos cotidianos da escola e na comunidade externa, através da rádio-escola, do blog e do boletim impresso. As vídeo-narrativas dessas experiências também nos possibilitaram a compreensão de que as atividades desenvolvidas no Projeto provocam uma fissura no currículo oficial-enrijecido-prescritivo e potencializam a criação de um currículo singular, in-ventando outros modos de ver-pensar-realizar experimentação/construção/produção de conhecimentos-saberes-poderes, sentidos e subjetividades, dentrofora da sala de aula/escola. Currículo/conhecimento compartilhado, cheio de vida, alegre, animado e arejado pelos/com os significados produzidos pelos estudantes do Ensino Médio.
id BIO-1_51ad15df55863dbc47f856481ae9f005
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3864
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino MédioCotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes.Este trabalho busca estabelecer possíveis diálogos sobre as práticas dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio, partindo dos resultados da pesquisa de mestrado, com experiências vividas-narradas por estudantes, no Projeto Comunicação, Interação e Aprendizagem, desenvolvido em uma escola pública do sertão baiano. Percorrendo traços-fragmentos dessas experiências e experimentando expressões, buscamos compreender algumas possibilidades de realização de práticas de construção-expressão de conhecimentos e invenção de currículos, operadas nos/dos/com os cotidianos escolares. Percebemos que as experiências narradas, por meio de vídeos, configuram oportunidades significativas de construção de conhecimentos e de usos-apropriações de gêneros textuais, artefatos e mídias-linguagens, através da produção de imagens, informações e textos, orais e escritos, veiculados nos cotidianos da escola e na comunidade externa, através da rádio-escola, do blog e do boletim impresso. As vídeo-narrativas dessas experiências também nos possibilitaram a compreensão de que as atividades desenvolvidas no Projeto provocam uma fissura no currículo oficial-enrijecido-prescritivo e potencializam a criação de um currículo singular, in-ventando outros modos de ver-pensar-realizar experimentação/construção/produção de conhecimentos-saberes-poderes, sentidos e subjetividades, dentrofora da sala de aula/escola. Currículo/conhecimento compartilhado, cheio de vida, alegre, animado e arejado pelos/com os significados produzidos pelos estudantes do Ensino Médio.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/386410.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p629-645Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-6452525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864/2624Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Edivan Carneiro deAndrade, Elenise Cristina Pires de2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3864Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
title Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
spellingShingle Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
Almeida, Edivan Carneiro de
Cotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes.
title_short Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
title_full Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
title_fullStr Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
title_sort Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
author Almeida, Edivan Carneiro de
author_facet Almeida, Edivan Carneiro de
Andrade, Elenise Cristina Pires de
author_role author
author2 Andrade, Elenise Cristina Pires de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Edivan Carneiro de
Andrade, Elenise Cristina Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes.
topic Cotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes.
description Este trabalho busca estabelecer possíveis diálogos sobre as práticas dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio, partindo dos resultados da pesquisa de mestrado, com experiências vividas-narradas por estudantes, no Projeto Comunicação, Interação e Aprendizagem, desenvolvido em uma escola pública do sertão baiano. Percorrendo traços-fragmentos dessas experiências e experimentando expressões, buscamos compreender algumas possibilidades de realização de práticas de construção-expressão de conhecimentos e invenção de currículos, operadas nos/dos/com os cotidianos escolares. Percebemos que as experiências narradas, por meio de vídeos, configuram oportunidades significativas de construção de conhecimentos e de usos-apropriações de gêneros textuais, artefatos e mídias-linguagens, através da produção de imagens, informações e textos, orais e escritos, veiculados nos cotidianos da escola e na comunidade externa, através da rádio-escola, do blog e do boletim impresso. As vídeo-narrativas dessas experiências também nos possibilitaram a compreensão de que as atividades desenvolvidas no Projeto provocam uma fissura no currículo oficial-enrijecido-prescritivo e potencializam a criação de um currículo singular, in-ventando outros modos de ver-pensar-realizar experimentação/construção/produção de conhecimentos-saberes-poderes, sentidos e subjetividades, dentrofora da sala de aula/escola. Currículo/conhecimento compartilhado, cheio de vida, alegre, animado e arejado pelos/com os significados produzidos pelos estudantes do Ensino Médio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p629-645
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p629-645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864/2624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186348449792