Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864 |
Resumo: | Este trabalho busca estabelecer possíveis diálogos sobre as práticas dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio, partindo dos resultados da pesquisa de mestrado, com experiências vividas-narradas por estudantes, no Projeto Comunicação, Interação e Aprendizagem, desenvolvido em uma escola pública do sertão baiano. Percorrendo traços-fragmentos dessas experiências e experimentando expressões, buscamos compreender algumas possibilidades de realização de práticas de construção-expressão de conhecimentos e invenção de currículos, operadas nos/dos/com os cotidianos escolares. Percebemos que as experiências narradas, por meio de vídeos, configuram oportunidades significativas de construção de conhecimentos e de usos-apropriações de gêneros textuais, artefatos e mídias-linguagens, através da produção de imagens, informações e textos, orais e escritos, veiculados nos cotidianos da escola e na comunidade externa, através da rádio-escola, do blog e do boletim impresso. As vídeo-narrativas dessas experiências também nos possibilitaram a compreensão de que as atividades desenvolvidas no Projeto provocam uma fissura no currículo oficial-enrijecido-prescritivo e potencializam a criação de um currículo singular, in-ventando outros modos de ver-pensar-realizar experimentação/construção/produção de conhecimentos-saberes-poderes, sentidos e subjetividades, dentrofora da sala de aula/escola. Currículo/conhecimento compartilhado, cheio de vida, alegre, animado e arejado pelos/com os significados produzidos pelos estudantes do Ensino Médio. |
id |
BIO-1_51ad15df55863dbc47f856481ae9f005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3864 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino MédioCotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes.Este trabalho busca estabelecer possíveis diálogos sobre as práticas dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio, partindo dos resultados da pesquisa de mestrado, com experiências vividas-narradas por estudantes, no Projeto Comunicação, Interação e Aprendizagem, desenvolvido em uma escola pública do sertão baiano. Percorrendo traços-fragmentos dessas experiências e experimentando expressões, buscamos compreender algumas possibilidades de realização de práticas de construção-expressão de conhecimentos e invenção de currículos, operadas nos/dos/com os cotidianos escolares. Percebemos que as experiências narradas, por meio de vídeos, configuram oportunidades significativas de construção de conhecimentos e de usos-apropriações de gêneros textuais, artefatos e mídias-linguagens, através da produção de imagens, informações e textos, orais e escritos, veiculados nos cotidianos da escola e na comunidade externa, através da rádio-escola, do blog e do boletim impresso. As vídeo-narrativas dessas experiências também nos possibilitaram a compreensão de que as atividades desenvolvidas no Projeto provocam uma fissura no currículo oficial-enrijecido-prescritivo e potencializam a criação de um currículo singular, in-ventando outros modos de ver-pensar-realizar experimentação/construção/produção de conhecimentos-saberes-poderes, sentidos e subjetividades, dentrofora da sala de aula/escola. Currículo/conhecimento compartilhado, cheio de vida, alegre, animado e arejado pelos/com os significados produzidos pelos estudantes do Ensino Médio.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/386410.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p629-645Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-6452525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864/2624Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Edivan Carneiro deAndrade, Elenise Cristina Pires de2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3864Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio |
title |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio Almeida, Edivan Carneiro de Cotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes. |
title_short |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio |
title_full |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio |
title_sort |
Currículo, conhecimentos e mídias: táticas e invenções dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio |
author |
Almeida, Edivan Carneiro de |
author_facet |
Almeida, Edivan Carneiro de Andrade, Elenise Cristina Pires de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Elenise Cristina Pires de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Edivan Carneiro de Andrade, Elenise Cristina Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes. |
topic |
Cotidianos. Currículo. Conhecimento. Mídias. Linguagens. / Everyday life. Resume. Knowledge. Media. Languages. / Cotidianos. Currículo. Conocimiento. Medios. Lenguajes. |
description |
Este trabalho busca estabelecer possíveis diálogos sobre as práticas dos sujeitos nos cotidianos do Ensino Médio, partindo dos resultados da pesquisa de mestrado, com experiências vividas-narradas por estudantes, no Projeto Comunicação, Interação e Aprendizagem, desenvolvido em uma escola pública do sertão baiano. Percorrendo traços-fragmentos dessas experiências e experimentando expressões, buscamos compreender algumas possibilidades de realização de práticas de construção-expressão de conhecimentos e invenção de currículos, operadas nos/dos/com os cotidianos escolares. Percebemos que as experiências narradas, por meio de vídeos, configuram oportunidades significativas de construção de conhecimentos e de usos-apropriações de gêneros textuais, artefatos e mídias-linguagens, através da produção de imagens, informações e textos, orais e escritos, veiculados nos cotidianos da escola e na comunidade externa, através da rádio-escola, do blog e do boletim impresso. As vídeo-narrativas dessas experiências também nos possibilitaram a compreensão de que as atividades desenvolvidas no Projeto provocam uma fissura no currículo oficial-enrijecido-prescritivo e potencializam a criação de um currículo singular, in-ventando outros modos de ver-pensar-realizar experimentação/construção/produção de conhecimentos-saberes-poderes, sentidos e subjetividades, dentrofora da sala de aula/escola. Currículo/conhecimento compartilhado, cheio de vida, alegre, animado e arejado pelos/com os significados produzidos pelos estudantes do Ensino Médio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p629-645 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p629-645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3864/2624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 629-645 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186348449792 |