Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9200 |
Resumo: | Este artigo examina um conjunto de narrativas de estudantes universitários cujas vidas foram afetadas pela suspensão das atividades acadêmicas, provocada pela pandemia de COVID-19. Esses estudantes são possíveis formandos da UFV Campus Florestal e suas narrativas revelam como construíram a percepção de que a conclusão do curso se daria num futuro incerto. Frente à estagnação de seus planos, os entrevistados revelaram as experiências inéditas e os consequentes aprendizados que um contexto de tantas incertezas e tensões tem proporcionado. Trata-se de uma análise de narrativas autobiográficas sobre o contexto de adiamento da conclusão de cursos de Licenciatura e os impactos biográficos daí decorrentes, ou seja, uma análise de como os estudantes estão subjetivando este desfecho tão inesperado, o qual repercute não só na sua formação presente como na escolha do futuro profissional. Conclui que a maioria dos entrevistados almeja seguir carreira acadêmica e que o adiamento da formatura não alterou os planos, embora o tempo liberado pela suspensão das aulas tenha propiciado a reflexão sobre seus projetos de vida e interesses, de modo a amadurecer e consolidar escolhas cruciais para seus destinos formativos e profissionais. |
id |
BIO-1_5c8cad4ad276cc84c200b3098bc777ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9200 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAFTrajetória de formaçãoPerspectivas profissionaisLicenciaturaEste artigo examina um conjunto de narrativas de estudantes universitários cujas vidas foram afetadas pela suspensão das atividades acadêmicas, provocada pela pandemia de COVID-19. Esses estudantes são possíveis formandos da UFV Campus Florestal e suas narrativas revelam como construíram a percepção de que a conclusão do curso se daria num futuro incerto. Frente à estagnação de seus planos, os entrevistados revelaram as experiências inéditas e os consequentes aprendizados que um contexto de tantas incertezas e tensões tem proporcionado. Trata-se de uma análise de narrativas autobiográficas sobre o contexto de adiamento da conclusão de cursos de Licenciatura e os impactos biográficos daí decorrentes, ou seja, uma análise de como os estudantes estão subjetivando este desfecho tão inesperado, o qual repercute não só na sua formação presente como na escolha do futuro profissional. Conclui que a maioria dos entrevistados almeja seguir carreira acadêmica e que o adiamento da formatura não alterou os planos, embora o tempo liberado pela suspensão das aulas tenha propiciado a reflexão sobre seus projetos de vida e interesses, de modo a amadurecer e consolidar escolhas cruciais para seus destinos formativos e profissionais.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/920010.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1682-1699Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1682-1699REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1682-1699Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1682-16992525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9200/7328Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patricia Claudia2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9200Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF |
title |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF |
spellingShingle |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF Costa, Patricia Claudia Trajetória de formação Perspectivas profissionais Licenciatura |
title_short |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF |
title_full |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF |
title_fullStr |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF |
title_full_unstemmed |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF |
title_sort |
Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF |
author |
Costa, Patricia Claudia |
author_facet |
Costa, Patricia Claudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Patricia Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória de formação Perspectivas profissionais Licenciatura |
topic |
Trajetória de formação Perspectivas profissionais Licenciatura |
description |
Este artigo examina um conjunto de narrativas de estudantes universitários cujas vidas foram afetadas pela suspensão das atividades acadêmicas, provocada pela pandemia de COVID-19. Esses estudantes são possíveis formandos da UFV Campus Florestal e suas narrativas revelam como construíram a percepção de que a conclusão do curso se daria num futuro incerto. Frente à estagnação de seus planos, os entrevistados revelaram as experiências inéditas e os consequentes aprendizados que um contexto de tantas incertezas e tensões tem proporcionado. Trata-se de uma análise de narrativas autobiográficas sobre o contexto de adiamento da conclusão de cursos de Licenciatura e os impactos biográficos daí decorrentes, ou seja, uma análise de como os estudantes estão subjetivando este desfecho tão inesperado, o qual repercute não só na sua formação presente como na escolha do futuro profissional. Conclui que a maioria dos entrevistados almeja seguir carreira acadêmica e que o adiamento da formatura não alterou os planos, embora o tempo liberado pela suspensão das aulas tenha propiciado a reflexão sobre seus projetos de vida e interesses, de modo a amadurecer e consolidar escolhas cruciais para seus destinos formativos e profissionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9200 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1682-1699 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9200 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1682-1699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9200/7328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1682-1699 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1682-1699 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1682-1699 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325187438968832 |