Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marcela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115816
Resumo: Este trabalho é decorrente da inquietação sobre o que os formandos em Pedagogia da Universidade do Rio Grande do Sul pensam em fazer depois da conclusão do curso, pois, conforme os anos passados dentro desta faculdade, foram vistas muitas possibilidades para o profissional pedagogo, ainda que ser professor prevaleça. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou saber o que a turma que se formará ao final deste ano pensa em fazer após concluir o curso, levando em consideração as aprendizagens proporcionadas ao longo da realização da graduação. As respostas dos participantes foram através de narrativa livre para pudessem contar sem receios sobre seus planos. Com este material, houve a separação em categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Os autores utilizados para dar suporte foram: Chickering (1975), para falar sobre a formação da identidade do estudante de Ensino Superior; Evangelista (2002), sobre a necessidade de professores com formação para dar aulas; Libâneo (1999), discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta (1998), mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Paviani e Pozenato (1979), sobre a importância de se discutir e refletir sobre as práticas realizadas dentro da universidade como forma de aperfeiçoar a ação da mesma; Soares (2002), sobre a escolha profissional e o papel da escola neste processo. Através da leitura e da análise das respostas obtidas, foi possível ver que há inúmeras histórias por trás da escolha profissional e que ela é singular, e apesar de o curso ter disciplinas obrigatórias a todos, nem todo mundo deseja seguir o mesmo caminho.
id UFRGS-2_2bf5e9526e02eeb99ecf7a2f5dec5794
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, MarcelaMarques, Tania Beatriz Iwaszko2015-05-05T01:58:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/115816000963630Este trabalho é decorrente da inquietação sobre o que os formandos em Pedagogia da Universidade do Rio Grande do Sul pensam em fazer depois da conclusão do curso, pois, conforme os anos passados dentro desta faculdade, foram vistas muitas possibilidades para o profissional pedagogo, ainda que ser professor prevaleça. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou saber o que a turma que se formará ao final deste ano pensa em fazer após concluir o curso, levando em consideração as aprendizagens proporcionadas ao longo da realização da graduação. As respostas dos participantes foram através de narrativa livre para pudessem contar sem receios sobre seus planos. Com este material, houve a separação em categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Os autores utilizados para dar suporte foram: Chickering (1975), para falar sobre a formação da identidade do estudante de Ensino Superior; Evangelista (2002), sobre a necessidade de professores com formação para dar aulas; Libâneo (1999), discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta (1998), mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Paviani e Pozenato (1979), sobre a importância de se discutir e refletir sobre as práticas realizadas dentro da universidade como forma de aperfeiçoar a ação da mesma; Soares (2002), sobre a escolha profissional e o papel da escola neste processo. Através da leitura e da análise das respostas obtidas, foi possível ver que há inúmeras histórias por trás da escolha profissional e que ela é singular, e apesar de o curso ter disciplinas obrigatórias a todos, nem todo mundo deseja seguir o mesmo caminho.application/pdfporProfessorFormação profissionalPedagogiaLicenciaturaNarrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963630.pdf000963630.pdfTexto completoapplication/pdf487118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/1/000963630.pdf0be3ad6889a3f66bef7f08c0ec1b8ebcMD51TEXT000963630.pdf.txt000963630.pdf.txtExtracted Texttext/plain85927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/2/000963630.pdf.txtc89280e5ab01bf6dd6cbfab82746feabMD52THUMBNAIL000963630.pdf.jpg000963630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/3/000963630.pdf.jpg89348ad57617643d2983930d4e31f8afMD5310183/1158162018-10-22 07:38:57.81oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
title Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
spellingShingle Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
Duarte, Marcela
Professor
Formação profissional
Pedagogia
Licenciatura
title_short Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
title_full Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
title_fullStr Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
title_full_unstemmed Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
title_sort Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
author Duarte, Marcela
author_facet Duarte, Marcela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Marcela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tania Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tania Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação profissional
Pedagogia
Licenciatura
topic Professor
Formação profissional
Pedagogia
Licenciatura
description Este trabalho é decorrente da inquietação sobre o que os formandos em Pedagogia da Universidade do Rio Grande do Sul pensam em fazer depois da conclusão do curso, pois, conforme os anos passados dentro desta faculdade, foram vistas muitas possibilidades para o profissional pedagogo, ainda que ser professor prevaleça. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou saber o que a turma que se formará ao final deste ano pensa em fazer após concluir o curso, levando em consideração as aprendizagens proporcionadas ao longo da realização da graduação. As respostas dos participantes foram através de narrativa livre para pudessem contar sem receios sobre seus planos. Com este material, houve a separação em categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Os autores utilizados para dar suporte foram: Chickering (1975), para falar sobre a formação da identidade do estudante de Ensino Superior; Evangelista (2002), sobre a necessidade de professores com formação para dar aulas; Libâneo (1999), discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta (1998), mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Paviani e Pozenato (1979), sobre a importância de se discutir e refletir sobre as práticas realizadas dentro da universidade como forma de aperfeiçoar a ação da mesma; Soares (2002), sobre a escolha profissional e o papel da escola neste processo. Através da leitura e da análise das respostas obtidas, foi possível ver que há inúmeras histórias por trás da escolha profissional e que ela é singular, e apesar de o curso ter disciplinas obrigatórias a todos, nem todo mundo deseja seguir o mesmo caminho.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115816
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000963630
url http://hdl.handle.net/10183/115816
identifier_str_mv 000963630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/1/000963630.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/2/000963630.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/3/000963630.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0be3ad6889a3f66bef7f08c0ec1b8ebc
c89280e5ab01bf6dd6cbfab82746feab
89348ad57617643d2983930d4e31f8af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447146435969024