Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115816 |
Resumo: | Este trabalho é decorrente da inquietação sobre o que os formandos em Pedagogia da Universidade do Rio Grande do Sul pensam em fazer depois da conclusão do curso, pois, conforme os anos passados dentro desta faculdade, foram vistas muitas possibilidades para o profissional pedagogo, ainda que ser professor prevaleça. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou saber o que a turma que se formará ao final deste ano pensa em fazer após concluir o curso, levando em consideração as aprendizagens proporcionadas ao longo da realização da graduação. As respostas dos participantes foram através de narrativa livre para pudessem contar sem receios sobre seus planos. Com este material, houve a separação em categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Os autores utilizados para dar suporte foram: Chickering (1975), para falar sobre a formação da identidade do estudante de Ensino Superior; Evangelista (2002), sobre a necessidade de professores com formação para dar aulas; Libâneo (1999), discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta (1998), mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Paviani e Pozenato (1979), sobre a importância de se discutir e refletir sobre as práticas realizadas dentro da universidade como forma de aperfeiçoar a ação da mesma; Soares (2002), sobre a escolha profissional e o papel da escola neste processo. Através da leitura e da análise das respostas obtidas, foi possível ver que há inúmeras histórias por trás da escolha profissional e que ela é singular, e apesar de o curso ter disciplinas obrigatórias a todos, nem todo mundo deseja seguir o mesmo caminho. |
id |
UFRGS-2_2bf5e9526e02eeb99ecf7a2f5dec5794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115816 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, MarcelaMarques, Tania Beatriz Iwaszko2015-05-05T01:58:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/115816000963630Este trabalho é decorrente da inquietação sobre o que os formandos em Pedagogia da Universidade do Rio Grande do Sul pensam em fazer depois da conclusão do curso, pois, conforme os anos passados dentro desta faculdade, foram vistas muitas possibilidades para o profissional pedagogo, ainda que ser professor prevaleça. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou saber o que a turma que se formará ao final deste ano pensa em fazer após concluir o curso, levando em consideração as aprendizagens proporcionadas ao longo da realização da graduação. As respostas dos participantes foram através de narrativa livre para pudessem contar sem receios sobre seus planos. Com este material, houve a separação em categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Os autores utilizados para dar suporte foram: Chickering (1975), para falar sobre a formação da identidade do estudante de Ensino Superior; Evangelista (2002), sobre a necessidade de professores com formação para dar aulas; Libâneo (1999), discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta (1998), mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Paviani e Pozenato (1979), sobre a importância de se discutir e refletir sobre as práticas realizadas dentro da universidade como forma de aperfeiçoar a ação da mesma; Soares (2002), sobre a escolha profissional e o papel da escola neste processo. Através da leitura e da análise das respostas obtidas, foi possível ver que há inúmeras histórias por trás da escolha profissional e que ela é singular, e apesar de o curso ter disciplinas obrigatórias a todos, nem todo mundo deseja seguir o mesmo caminho.application/pdfporProfessorFormação profissionalPedagogiaLicenciaturaNarrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963630.pdf000963630.pdfTexto completoapplication/pdf487118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/1/000963630.pdf0be3ad6889a3f66bef7f08c0ec1b8ebcMD51TEXT000963630.pdf.txt000963630.pdf.txtExtracted Texttext/plain85927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/2/000963630.pdf.txtc89280e5ab01bf6dd6cbfab82746feabMD52THUMBNAIL000963630.pdf.jpg000963630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/3/000963630.pdf.jpg89348ad57617643d2983930d4e31f8afMD5310183/1158162018-10-22 07:38:57.81oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul |
title |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul |
spellingShingle |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul Duarte, Marcela Professor Formação profissional Pedagogia Licenciatura |
title_short |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul |
title_full |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul |
title_fullStr |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul |
title_full_unstemmed |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul |
title_sort |
Narrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul |
author |
Duarte, Marcela |
author_facet |
Duarte, Marcela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Marcela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tania Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tania Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação profissional Pedagogia Licenciatura |
topic |
Professor Formação profissional Pedagogia Licenciatura |
description |
Este trabalho é decorrente da inquietação sobre o que os formandos em Pedagogia da Universidade do Rio Grande do Sul pensam em fazer depois da conclusão do curso, pois, conforme os anos passados dentro desta faculdade, foram vistas muitas possibilidades para o profissional pedagogo, ainda que ser professor prevaleça. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou saber o que a turma que se formará ao final deste ano pensa em fazer após concluir o curso, levando em consideração as aprendizagens proporcionadas ao longo da realização da graduação. As respostas dos participantes foram através de narrativa livre para pudessem contar sem receios sobre seus planos. Com este material, houve a separação em categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Os autores utilizados para dar suporte foram: Chickering (1975), para falar sobre a formação da identidade do estudante de Ensino Superior; Evangelista (2002), sobre a necessidade de professores com formação para dar aulas; Libâneo (1999), discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta (1998), mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Paviani e Pozenato (1979), sobre a importância de se discutir e refletir sobre as práticas realizadas dentro da universidade como forma de aperfeiçoar a ação da mesma; Soares (2002), sobre a escolha profissional e o papel da escola neste processo. Através da leitura e da análise das respostas obtidas, foi possível ver que há inúmeras histórias por trás da escolha profissional e que ela é singular, e apesar de o curso ter disciplinas obrigatórias a todos, nem todo mundo deseja seguir o mesmo caminho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115816 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000963630 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115816 |
identifier_str_mv |
000963630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/1/000963630.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/2/000963630.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115816/3/000963630.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0be3ad6889a3f66bef7f08c0ec1b8ebc c89280e5ab01bf6dd6cbfab82746feab 89348ad57617643d2983930d4e31f8af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146435969024 |