Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Amaral, Débora Medeiros
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dorneles, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15106
Resumo: Pensar e fazer escola, reconhecendo a complexidade de seu cotidiano e a construção de conhecimentos que ali acontecem exige de trabalhadores/pesquisadores/investigadores da educação a compreensão da escrita como uma possibilidade de relatos da experiência, de registros do cotidiano e também da possibilidade de um convite a conversas sobre seus tempos, espaços e interações. Freire já nos dizia que a Escola é feita de gente. Gente que tem história, experiência e conhecimento. Gente que é praticante do seu cotidiano. Gente que está em encontro. Encontros que precisam ser contados, narrados, revisitados. Encontros que transformam. Esse texto busca tecer uma conversa-escrita sobre cartas narrativas, aqui compreendidas como possibilidades do exercício da palavra falada e da palavra escrita. A concepção de cartas narrativas é assumida e apresentada como de reencontro com a narrativa, com a pesquisa educativa que se vive, com as memórias e as escutas da docência que nos remetem documentar  experiências de vida e formação.
id BIO-1_6315a5f01d1d8d0dd4928054b686ae53
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/15106
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas Cartas narrativas. Cotidianos escolares. Investigação Narrativa.Pensar e fazer escola, reconhecendo a complexidade de seu cotidiano e a construção de conhecimentos que ali acontecem exige de trabalhadores/pesquisadores/investigadores da educação a compreensão da escrita como uma possibilidade de relatos da experiência, de registros do cotidiano e também da possibilidade de um convite a conversas sobre seus tempos, espaços e interações. Freire já nos dizia que a Escola é feita de gente. Gente que tem história, experiência e conhecimento. Gente que é praticante do seu cotidiano. Gente que está em encontro. Encontros que precisam ser contados, narrados, revisitados. Encontros que transformam. Esse texto busca tecer uma conversa-escrita sobre cartas narrativas, aqui compreendidas como possibilidades do exercício da palavra falada e da palavra escrita. A concepção de cartas narrativas é assumida e apresentada como de reencontro com a narrativa, com a pesquisa educativa que se vive, com as memórias e as escutas da docência que nos remetem documentar  experiências de vida e formação.Thinking and doing school, recognizing the complexity of their daily lives and the construction of knowledge that takes place there, requires education workers/researchers/researchers to understand writing as a possibility of recording and an invitation to conversations in these spaces and their interactions. Freire already told us that the School is made of people. People who have history, experience and knowledge. People who are practitioners of their daily lives. People who are on a date. Encounters that need to be told, narrated, revisited. This text seeks to weave a written conversation about narrative letters, understood here as possibilities for the exercise of the spoken and written words. Here, the concept of narrative letters is assumed and presented as a re-encounter with the narrative, with the research that is lived, with the memories of teaching that lead us to document the experiences of life and training.Pensar y hacer escuela, reconociendo la complejidad de su cotidiano y la construcción de conocimiento que allí se lleva a cabo, exige a los trabajadores/investigadores/investigadores de la educación entender la escritura como posibilidad de registro e invitación a las conversaciones en estos espacios y sus interacciones. Freire ya nos decía que la Escuela está hecha de personas. Personas que tienen historia, experiencia y conocimiento. Personas que son practicantes de su vida diaria. Personas que están en una cita. Encuentros que necesitan ser contados, narrados, revisitados. Este texto busca tejer una conversación escrita sobre las letras narrativas, entendidas aquí como posibilidades para el ejercicio de la palabra hablada y escrita. Aquí se asume el concepto de cartas narrativas y se presenta como un reencuentro con la narrativa, con la investigación que se vive, con las memorias de la docencia que nos llevan a documentar las experiencias de vida y de formación.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1510610.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 869-884REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 869-884Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 869-8842525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n22reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15106/10809Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Amaral, Débora MedeirosDorneles, Aline2022-12-24T14:27:04Zoai:ojs.192.168.5.50:article/15106Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-12-24T14:27:04Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
title Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
spellingShingle Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
do Amaral, Débora Medeiros
Cartas narrativas. Cotidianos escolares. Investigação Narrativa.
title_short Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
title_full Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
title_fullStr Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
title_full_unstemmed Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
title_sort Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
author do Amaral, Débora Medeiros
author_facet do Amaral, Débora Medeiros
Dorneles, Aline
author_role author
author2 Dorneles, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Amaral, Débora Medeiros
Dorneles, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Cartas narrativas. Cotidianos escolares. Investigação Narrativa.
topic Cartas narrativas. Cotidianos escolares. Investigação Narrativa.
description Pensar e fazer escola, reconhecendo a complexidade de seu cotidiano e a construção de conhecimentos que ali acontecem exige de trabalhadores/pesquisadores/investigadores da educação a compreensão da escrita como uma possibilidade de relatos da experiência, de registros do cotidiano e também da possibilidade de um convite a conversas sobre seus tempos, espaços e interações. Freire já nos dizia que a Escola é feita de gente. Gente que tem história, experiência e conhecimento. Gente que é praticante do seu cotidiano. Gente que está em encontro. Encontros que precisam ser contados, narrados, revisitados. Encontros que transformam. Esse texto busca tecer uma conversa-escrita sobre cartas narrativas, aqui compreendidas como possibilidades do exercício da palavra falada e da palavra escrita. A concepção de cartas narrativas é assumida e apresentada como de reencontro com a narrativa, com a pesquisa educativa que se vive, com as memórias e as escutas da docência que nos remetem documentar  experiências de vida e formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15106
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15106
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15106/10809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 869-884
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 869-884
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 869-884
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n22
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325192304361472