O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vivian Carla Calixto dos [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2160
http://hdl.handle.net/11449/106962
Resumo: Neste artigo serão trazidas reflexões que integram estudos realizados numa pesquisa de pós-graduação em educação, em desenvolvimento, na UNESP - Rio Claro. Serão enfocados, a partir de uma carta manuscrita há mais de um século, aspectos ligados à linguagem, em sua articulação com o tempo, segundo o pensamento de Agostinho, retomado por Paul Ricoeur e Jorge Larrosa. Em sua função narrativa, a linguagem nem sempre revela, mas, antes, sugere, insinua; em seu entrefigurar-se, a palavra amplia sentidos que não se ancoram em margens aparentes, mas que dão a conhecer uma terceira margem. Tais observações possibilitaram um diálogo entre o texto da carta e o texto ficcional “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa, que resultaram em considerações, também expostas neste trabalho.
id UNSP_cfa9174f62fb2bac39f2a8b81e2f1265
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106962
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Entrefigurar-se da Palavra no TempoWords - the way they look like in timeLinguagemNarrativaTempoCartasNeste artigo serão trazidas reflexões que integram estudos realizados numa pesquisa de pós-graduação em educação, em desenvolvimento, na UNESP - Rio Claro. Serão enfocados, a partir de uma carta manuscrita há mais de um século, aspectos ligados à linguagem, em sua articulação com o tempo, segundo o pensamento de Agostinho, retomado por Paul Ricoeur e Jorge Larrosa. Em sua função narrativa, a linguagem nem sempre revela, mas, antes, sugere, insinua; em seu entrefigurar-se, a palavra amplia sentidos que não se ancoram em margens aparentes, mas que dão a conhecer uma terceira margem. Tais observações possibilitaram um diálogo entre o texto da carta e o texto ficcional “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa, que resultaram em considerações, também expostas neste trabalho.In this work a letter written more than a hundred years ago is focused and allows a study on aspects connected to language, in its articulation with time. For such purpose, the approach on the theme of authors as St Augustine, rescued by Paul Ricoeur, and Jorge Larrosa will be brought and let us think about language in its narrative dimension, that suggests, more than reveals, and enlarges senses not anchored in apparent borders. In this way, an approach with the story “The third margin of the river” is also proposed.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Vivian Carla Calixto dos [UNESP]2014-06-24T19:53:45Z2014-06-24T19:53:45Z2009-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2160Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 32, 2009, p. 161.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106962ISSN1981-8106-2009-19-32-161-172.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:03:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106962Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:49.394150Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
Words - the way they look like in time
title O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
spellingShingle O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
Santos, Vivian Carla Calixto dos [UNESP]
Linguagem
Narrativa
Tempo
Cartas
title_short O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
title_full O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
title_fullStr O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
title_full_unstemmed O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
title_sort O Entrefigurar-se da Palavra no Tempo
author Santos, Vivian Carla Calixto dos [UNESP]
author_facet Santos, Vivian Carla Calixto dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vivian Carla Calixto dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Narrativa
Tempo
Cartas
topic Linguagem
Narrativa
Tempo
Cartas
description Neste artigo serão trazidas reflexões que integram estudos realizados numa pesquisa de pós-graduação em educação, em desenvolvimento, na UNESP - Rio Claro. Serão enfocados, a partir de uma carta manuscrita há mais de um século, aspectos ligados à linguagem, em sua articulação com o tempo, segundo o pensamento de Agostinho, retomado por Paul Ricoeur e Jorge Larrosa. Em sua função narrativa, a linguagem nem sempre revela, mas, antes, sugere, insinua; em seu entrefigurar-se, a palavra amplia sentidos que não se ancoram em margens aparentes, mas que dão a conhecer uma terceira margem. Tais observações possibilitaram um diálogo entre o texto da carta e o texto ficcional “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa, que resultaram em considerações, também expostas neste trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
2014-06-24T19:53:45Z
2014-06-24T19:53:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2160
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 32, 2009, p. 161.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106962
ISSN1981-8106-2009-19-32-161-172.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2160
http://hdl.handle.net/11449/106962
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 32, 2009, p. 161.
1981-8106
ISSN1981-8106-2009-19-32-161-172.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128260909826048