Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
DOI: | 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p646-660 |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3922 |
Resumo: | Este trabalho visa discutir o currículo como construção histórica, produto de diferentes intencionalidades, jogos de saber-poder e escolhas que inevitavelmente levam a inclusões e exclusões. Nossas análises estão entrelaçadas às ferramentas teóricas para mapear enunciados, pensadas por Michel Foucault, e que, relacionadas a prescrições e determinações, inventam um currículo de Biologia que não só privilegia, mas fomenta a necessidade de “especificidades”, como um olhar diferenciado sobre a natureza, procedimentos práticos e experimentais, além de dependências e equipamentos para acontecer de forma aceitável. Ressaltamos, no entanto, que, se por um lado é possível entender o currículo como esse conjunto de ordenamentos e de linhas fixas, por outro lado, é possível (e também desejável!) ver e exercitar possibilidades de rompimento que nos levem a ter disponibilidade para que outras sensibilidades e (bio)lógicas nos habitem. Quem sabe assim, um dia, a Biologia possa ser também poesia e voltar a ter vida na sala de aula. |
id |
BIO-1_adde7c796250b24684d8105045ace3f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3922 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
spelling |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologiaCurrículoEducação CientíficaEnsino de CiênciasEste trabalho visa discutir o currículo como construção histórica, produto de diferentes intencionalidades, jogos de saber-poder e escolhas que inevitavelmente levam a inclusões e exclusões. Nossas análises estão entrelaçadas às ferramentas teóricas para mapear enunciados, pensadas por Michel Foucault, e que, relacionadas a prescrições e determinações, inventam um currículo de Biologia que não só privilegia, mas fomenta a necessidade de “especificidades”, como um olhar diferenciado sobre a natureza, procedimentos práticos e experimentais, além de dependências e equipamentos para acontecer de forma aceitável. Ressaltamos, no entanto, que, se por um lado é possível entender o currículo como esse conjunto de ordenamentos e de linhas fixas, por outro lado, é possível (e também desejável!) ver e exercitar possibilidades de rompimento que nos levem a ter disponibilidade para que outras sensibilidades e (bio)lógicas nos habitem. Quem sabe assim, um dia, a Biologia possa ser também poesia e voltar a ter vida na sala de aula.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/392210.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p646-660Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 646-660REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 646-660Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 646-6602525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3922/2629Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Sandra Nazaré DiasChaves, Silvia Nogueira2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3922Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia |
title |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia |
spellingShingle |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia Bastos, Sandra Nazaré Dias Currículo Educação Científica Ensino de Ciências Bastos, Sandra Nazaré Dias Currículo Educação Científica Ensino de Ciências |
title_short |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia |
title_full |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia |
title_fullStr |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia |
title_full_unstemmed |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia |
title_sort |
Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia |
author |
Bastos, Sandra Nazaré Dias |
author_facet |
Bastos, Sandra Nazaré Dias Bastos, Sandra Nazaré Dias Chaves, Silvia Nogueira Chaves, Silvia Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Silvia Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Sandra Nazaré Dias Chaves, Silvia Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Científica Ensino de Ciências |
topic |
Currículo Educação Científica Ensino de Ciências |
description |
Este trabalho visa discutir o currículo como construção histórica, produto de diferentes intencionalidades, jogos de saber-poder e escolhas que inevitavelmente levam a inclusões e exclusões. Nossas análises estão entrelaçadas às ferramentas teóricas para mapear enunciados, pensadas por Michel Foucault, e que, relacionadas a prescrições e determinações, inventam um currículo de Biologia que não só privilegia, mas fomenta a necessidade de “especificidades”, como um olhar diferenciado sobre a natureza, procedimentos práticos e experimentais, além de dependências e equipamentos para acontecer de forma aceitável. Ressaltamos, no entanto, que, se por um lado é possível entender o currículo como esse conjunto de ordenamentos e de linhas fixas, por outro lado, é possível (e também desejável!) ver e exercitar possibilidades de rompimento que nos levem a ter disponibilidade para que outras sensibilidades e (bio)lógicas nos habitem. Quem sabe assim, um dia, a Biologia possa ser também poesia e voltar a ter vida na sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3922 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p646-660 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3922 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p646-660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3922/2629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 646-660 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 646-660 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 646-660 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1822180597535080448 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p646-660 |