Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jónata Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nacarato, Adair Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6019
Resumo: O presente texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deu voz a seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Imperatriz/MA e as escutou. Neste artigo, discutem-se, a partir das narrativas orais das professoras, as avaliações que elas fazem do que sonhavam e do que querem para sua vida, ou seja, seus projetos biográficos de vida e formação. A pesquisa é de natureza (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas para a produção dos dados, pois partiu-se da proposta do sociólogo alemão Fritz Schütze (2011), para sua efetivação e análise. A investigação revela histórias marcadas por sonhos e realizações como professoras, mas também pela passagem transitória pelo magistério, por não se identificarem com a profissão ou pelas tensões vividas no cotidiano escolar. São histórias semelhantes às de tantas outras professoras que, inseridas na profissão, podem ou não aderir à docência. Conhecer as trajetórias de professores é fundamental para quem atua como formador nos cursos de Pedagogia, pois se trata de vencer o desafio de possibilitar que os graduandos adiram à profissão docente e se assumam como professores desde a formação acadêmica. 
id BIO-1_8583103200c66b4634fb61a47e4ecd2a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/6019
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docenteMétodo (auto)biográficoProjetos biográficosFormação docenteProfessoras da Educação Infantil.O presente texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deu voz a seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Imperatriz/MA e as escutou. Neste artigo, discutem-se, a partir das narrativas orais das professoras, as avaliações que elas fazem do que sonhavam e do que querem para sua vida, ou seja, seus projetos biográficos de vida e formação. A pesquisa é de natureza (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas para a produção dos dados, pois partiu-se da proposta do sociólogo alemão Fritz Schütze (2011), para sua efetivação e análise. A investigação revela histórias marcadas por sonhos e realizações como professoras, mas também pela passagem transitória pelo magistério, por não se identificarem com a profissão ou pelas tensões vividas no cotidiano escolar. São histórias semelhantes às de tantas outras professoras que, inseridas na profissão, podem ou não aderir à docência. Conhecer as trajetórias de professores é fundamental para quem atua como formador nos cursos de Pedagogia, pois se trata de vencer o desafio de possibilitar que os graduandos adiram à profissão docente e se assumam como professores desde a formação acadêmica. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/601910.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1125-1140Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1125-1140REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1125-1140Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1125-11402525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6019/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Jónata FerreiraNacarato, Adair Mendes2022-08-22T14:54:30Zoai:ojs.192.168.5.50:article/6019Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T14:54:30Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
title Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
spellingShingle Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
Moura, Jónata Ferreira
Método (auto)biográfico
Projetos biográficos
Formação docente
Professoras da Educação Infantil.
title_short Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
title_full Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
title_fullStr Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
title_full_unstemmed Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
title_sort Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
author Moura, Jónata Ferreira
author_facet Moura, Jónata Ferreira
Nacarato, Adair Mendes
author_role author
author2 Nacarato, Adair Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Jónata Ferreira
Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Método (auto)biográfico
Projetos biográficos
Formação docente
Professoras da Educação Infantil.
topic Método (auto)biográfico
Projetos biográficos
Formação docente
Professoras da Educação Infantil.
description O presente texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deu voz a seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Imperatriz/MA e as escutou. Neste artigo, discutem-se, a partir das narrativas orais das professoras, as avaliações que elas fazem do que sonhavam e do que querem para sua vida, ou seja, seus projetos biográficos de vida e formação. A pesquisa é de natureza (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas para a produção dos dados, pois partiu-se da proposta do sociólogo alemão Fritz Schütze (2011), para sua efetivação e análise. A investigação revela histórias marcadas por sonhos e realizações como professoras, mas também pela passagem transitória pelo magistério, por não se identificarem com a profissão ou pelas tensões vividas no cotidiano escolar. São histórias semelhantes às de tantas outras professoras que, inseridas na profissão, podem ou não aderir à docência. Conhecer as trajetórias de professores é fundamental para quem atua como formador nos cursos de Pedagogia, pois se trata de vencer o desafio de possibilitar que os graduandos adiram à profissão docente e se assumam como professores desde a formação acadêmica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6019
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1125-1140
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6019
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1125-1140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6019/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1125-1140
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1125-1140
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1125-1140
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325190607765504