O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3002 |
Resumo: | Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa denominado “Escrita de cartas aos professores que marcaram: memórias e imaginários ressonantes como fermentos de (auto)formação?” Visa problematizar as narrativas materializadas nas cartas, solicitadas para estudantes, em formação inicial em Pedagogia. Tendo o cunho epistolar como ferramenta empírica, optou-se pela análise simbólica à luz dos estudos teórico/metodológico do imaginário e dos estudos (auto)biográficos de formação. Ancorados em Josso (2002; 2010), Bachelard (1988; 1993), Durand (1988; 2008; 2012), Chevalier e Gheerbrant (2015) e Eliade (1977; 1992; 2013), a metodologia utilizada nessa investigação teve como base a pesquisa-formação e a mitocrítica, a partir dos referenciais construídos por Josso (2002), Delory-Momberguer (2008) e Durand (2012), respectivamente. Nosso foco foi buscar, nas recordações-referências, a amplificação da noção de professor-batismo, cuja imagem emergiu na simbólica das cartas analisadas. |
id |
BIO-1_8a61de5e660c9cfc70273b7c271e97a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/3002 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADASFormação inicial de professoresNarrativas epistolaresImaginárioEducaçãoEste trabalho é fruto do projeto de pesquisa denominado “Escrita de cartas aos professores que marcaram: memórias e imaginários ressonantes como fermentos de (auto)formação?” Visa problematizar as narrativas materializadas nas cartas, solicitadas para estudantes, em formação inicial em Pedagogia. Tendo o cunho epistolar como ferramenta empírica, optou-se pela análise simbólica à luz dos estudos teórico/metodológico do imaginário e dos estudos (auto)biográficos de formação. Ancorados em Josso (2002; 2010), Bachelard (1988; 1993), Durand (1988; 2008; 2012), Chevalier e Gheerbrant (2015) e Eliade (1977; 1992; 2013), a metodologia utilizada nessa investigação teve como base a pesquisa-formação e a mitocrítica, a partir dos referenciais construídos por Josso (2002), Delory-Momberguer (2008) e Durand (2012), respectivamente. Nosso foco foi buscar, nas recordações-referências, a amplificação da noção de professor-batismo, cuja imagem emergiu na simbólica das cartas analisadas. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/300210.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p513-533Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 513-533REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 513-533Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 513-5332525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v1.n3reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3002/1941Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Lúcia Maria VazBorges, Alexandre da SilvaLindner, Luciana Martins Teixeira2022-08-22T15:48:44Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3002Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:48:44Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS |
title |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS |
spellingShingle |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS Peres, Lúcia Maria Vaz Formação inicial de professores Narrativas epistolares Imaginário Educação |
title_short |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS |
title_full |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS |
title_fullStr |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS |
title_full_unstemmed |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS |
title_sort |
O SIMBOLISMO DO BATISMO CAPTURADO EM CARTAS PARA PROFESSORES QUE MARCARAM: LEITURAS ENTRECRUZADAS |
author |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_facet |
Peres, Lúcia Maria Vaz Borges, Alexandre da Silva Lindner, Luciana Martins Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Alexandre da Silva Lindner, Luciana Martins Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Lúcia Maria Vaz Borges, Alexandre da Silva Lindner, Luciana Martins Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Narrativas epistolares Imaginário Educação |
topic |
Formação inicial de professores Narrativas epistolares Imaginário Educação |
description |
Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa denominado “Escrita de cartas aos professores que marcaram: memórias e imaginários ressonantes como fermentos de (auto)formação?” Visa problematizar as narrativas materializadas nas cartas, solicitadas para estudantes, em formação inicial em Pedagogia. Tendo o cunho epistolar como ferramenta empírica, optou-se pela análise simbólica à luz dos estudos teórico/metodológico do imaginário e dos estudos (auto)biográficos de formação. Ancorados em Josso (2002; 2010), Bachelard (1988; 1993), Durand (1988; 2008; 2012), Chevalier e Gheerbrant (2015) e Eliade (1977; 1992; 2013), a metodologia utilizada nessa investigação teve como base a pesquisa-formação e a mitocrítica, a partir dos referenciais construídos por Josso (2002), Delory-Momberguer (2008) e Durand (2012), respectivamente. Nosso foco foi buscar, nas recordações-referências, a amplificação da noção de professor-batismo, cuja imagem emergiu na simbólica das cartas analisadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3002 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p513-533 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3002 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p513-533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3002/1941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 513-533 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 513-533 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 513-533 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v1.n3 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325189366251520 |