Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Lúcia Maria Vaz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5716
Resumo: Este texto propõe-se a refletir e a problematizar o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa; foi desenvolvido junto às licenciandas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS. No âmbito do ensino, percebo que as narrativas possibilitam outros aportes, quais sejam escavar as raízes daquilo que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das minhas pesquisas (PERES, 1999, 2002), especialmente no estudo de caráter longitudinal, percebo que o narrar-se é fundamental para os processos formativos (no amplo sentido), movimentando reservatórios e imaginários em direção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso penso estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta e revelação.
id UFPL_67e9562f0f0fca0a42280d43e6476e39
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5716
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-05T22:21:51Z2020-06-05T22:21:51Z2008PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. In: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Blumenau, v. 3, n. 2, 2008. p.309-322. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/943>. Acesso em 04/06/2020.1809-0354http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5716Este texto propõe-se a refletir e a problematizar o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa; foi desenvolvido junto às licenciandas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS. No âmbito do ensino, percebo que as narrativas possibilitam outros aportes, quais sejam escavar as raízes daquilo que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das minhas pesquisas (PERES, 1999, 2002), especialmente no estudo de caráter longitudinal, percebo que o narrar-se é fundamental para os processos formativos (no amplo sentido), movimentando reservatórios e imaginários em direção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso penso estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta e revelação.porFURBEducaçãoNarrativas(Auto)formaçãoImaginárioFormação inicialNarrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.Narratives such as “scraps of images” (self) forming: matrices in motion.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTNarrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.txtNarrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.txtExtracted texttext/plain31748http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/6/Narrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.txt1ba3da94981f0a837c626b418df214efMD56open accessTHUMBNAILNarrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.jpgNarrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1740http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/7/Narrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.jpg05f1bf0de986b55f2bb39b43a35e7080MD57open accessORIGINALNarrativas_como_retalhos_das_imagens.pdfNarrativas_como_retalhos_das_imagens.pdfapplication/pdf74131http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/1/Narrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf2d60441b18767047d7ae79be8f0ed926MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57162023-07-13 04:10:07.879open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5716VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:10:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Narratives such as “scraps of images” (self) forming: matrices in motion.
title Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
spellingShingle Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
Peres, Lúcia Maria Vaz
Educação
Narrativas
(Auto)formação
Imaginário
Formação inicial
title_short Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
title_full Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
title_fullStr Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
title_full_unstemmed Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
title_sort Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
author Peres, Lúcia Maria Vaz
author_facet Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Narrativas
(Auto)formação
Imaginário
Formação inicial
topic Educação
Narrativas
(Auto)formação
Imaginário
Formação inicial
description Este texto propõe-se a refletir e a problematizar o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa; foi desenvolvido junto às licenciandas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS. No âmbito do ensino, percebo que as narrativas possibilitam outros aportes, quais sejam escavar as raízes daquilo que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das minhas pesquisas (PERES, 1999, 2002), especialmente no estudo de caráter longitudinal, percebo que o narrar-se é fundamental para os processos formativos (no amplo sentido), movimentando reservatórios e imaginários em direção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso penso estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta e revelação.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-05T22:21:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-05T22:21:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. In: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Blumenau, v. 3, n. 2, 2008. p.309-322. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/943>. Acesso em 04/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5716
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1809-0354
identifier_str_mv PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. In: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Blumenau, v. 3, n. 2, 2008. p.309-322. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/943>. Acesso em 04/06/2020.
1809-0354
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FURB
publisher.none.fl_str_mv FURB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/6/Narrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/7/Narrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/1/Narrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5716/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ba3da94981f0a837c626b418df214ef
05f1bf0de986b55f2bb39b43a35e7080
2d60441b18767047d7ae79be8f0ed926
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846926806614016