Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coube, Roberta Jardim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Henriques, Eda Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862
Resumo: Este texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram  narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação.
id BIO-1_b01734220a9018d28cad56a2ef67b06e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3862
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículoEducação Física. Currículo. CorpoEste texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram  narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/386210.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-5342525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862/2626Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoube, Roberta JardimHenriques, Eda Maria de Oliveira2022-08-22T15:32:26Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3862Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:32:26Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
title Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
spellingShingle Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
Coube, Roberta Jardim
Educação Física. Currículo. Corpo
title_short Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
title_full Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
title_fullStr Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
title_full_unstemmed Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
title_sort Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
author Coube, Roberta Jardim
author_facet Coube, Roberta Jardim
Henriques, Eda Maria de Oliveira
author_role author
author2 Henriques, Eda Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coube, Roberta Jardim
Henriques, Eda Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Currículo. Corpo
topic Educação Física. Currículo. Corpo
description Este texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram  narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862/2626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189988057088