Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862 |
Resumo: | Este texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação. |
id |
BIO-1_b01734220a9018d28cad56a2ef67b06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/3862 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículoEducação Física. Currículo. CorpoEste texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/386210.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-5342525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862/2626Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoube, Roberta JardimHenriques, Eda Maria de Oliveira2022-08-22T15:32:26Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3862Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:32:26Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo |
title |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo |
spellingShingle |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo Coube, Roberta Jardim Educação Física. Currículo. Corpo |
title_short |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo |
title_full |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo |
title_fullStr |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo |
title_full_unstemmed |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo |
title_sort |
Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo |
author |
Coube, Roberta Jardim |
author_facet |
Coube, Roberta Jardim Henriques, Eda Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Eda Maria de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coube, Roberta Jardim Henriques, Eda Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Currículo. Corpo |
topic |
Educação Física. Currículo. Corpo |
description |
Este texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862/2626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 6 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 520-534 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v2.n6 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325189988057088 |