Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10827 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender como a coordenação pedagógica oportuniza a formação continuada a partir de sua história de vida e pertencimento à escola. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa. A análise das informações se embasa a partir de tópicos-guia. Para a construção do referencial, foram consultados os estudos de: Abrahão (2001, 2004), Antunes (2004), Bauer e Gaskell (2011), Bolzan (2002), Josso (1999), Leão (2004, 2009), Libâneo (2004), Marquezan (2015), Nóvoa (1993), entre outros. Da análise das informações, foram emergindo as seguintes categorias: trajetória profissional, conhecimento e formação e processo formativo na escola. Por meio da narrativa e das lembranças da colaboradora da pesquisa, observou-se que esta vivenciou recordações da sua infância, da escola, dos processos formativos, assim como da sua trajetória pessoal e profissional. Constatou-se que a formação que acontece no espaço escolar impulsiona a participante a mediar com intervenções que enriquecem o trabalho pedagógico das professoras. As experiências vivenciadas a partir dessa pesquisa contemplaram o objetivo da própria formação, pois a trajetória de vida narrada pela colaboradora revelou saberes e experiências presentes no cotidiano escolar e em sua vida, assim como contribuições para a história dos que lutam por uma educação pública de qualidade. |
id |
BIO-1_b1e9558a80499735116bdd57da6b254c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/10827 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolarCoordenadora Pedagógica, Trajetória de Vida, Formação Continuada de Professores, Gestão Democrática.Este artigo objetiva compreender como a coordenação pedagógica oportuniza a formação continuada a partir de sua história de vida e pertencimento à escola. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa. A análise das informações se embasa a partir de tópicos-guia. Para a construção do referencial, foram consultados os estudos de: Abrahão (2001, 2004), Antunes (2004), Bauer e Gaskell (2011), Bolzan (2002), Josso (1999), Leão (2004, 2009), Libâneo (2004), Marquezan (2015), Nóvoa (1993), entre outros. Da análise das informações, foram emergindo as seguintes categorias: trajetória profissional, conhecimento e formação e processo formativo na escola. Por meio da narrativa e das lembranças da colaboradora da pesquisa, observou-se que esta vivenciou recordações da sua infância, da escola, dos processos formativos, assim como da sua trajetória pessoal e profissional. Constatou-se que a formação que acontece no espaço escolar impulsiona a participante a mediar com intervenções que enriquecem o trabalho pedagógico das professoras. As experiências vivenciadas a partir dessa pesquisa contemplaram o objetivo da própria formação, pois a trajetória de vida narrada pela colaboradora revelou saberes e experiências presentes no cotidiano escolar e em sua vida, assim como contribuições para a história dos que lutam por uma educação pública de qualidade.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1082710.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1104-1118Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1104-1118REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1104-1118Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1104-11182525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10827/9270Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Felipe Costa daLeão, Débora Ortiz de2022-08-18T12:41:55Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10827Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:41:55Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar |
title |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar |
spellingShingle |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar Silva, Felipe Costa da Coordenadora Pedagógica, Trajetória de Vida, Formação Continuada de Professores, Gestão Democrática. |
title_short |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar |
title_full |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar |
title_fullStr |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar |
title_full_unstemmed |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar |
title_sort |
Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar |
author |
Silva, Felipe Costa da |
author_facet |
Silva, Felipe Costa da Leão, Débora Ortiz de |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Débora Ortiz de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Felipe Costa da Leão, Débora Ortiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenadora Pedagógica, Trajetória de Vida, Formação Continuada de Professores, Gestão Democrática. |
topic |
Coordenadora Pedagógica, Trajetória de Vida, Formação Continuada de Professores, Gestão Democrática. |
description |
Este artigo objetiva compreender como a coordenação pedagógica oportuniza a formação continuada a partir de sua história de vida e pertencimento à escola. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa. A análise das informações se embasa a partir de tópicos-guia. Para a construção do referencial, foram consultados os estudos de: Abrahão (2001, 2004), Antunes (2004), Bauer e Gaskell (2011), Bolzan (2002), Josso (1999), Leão (2004, 2009), Libâneo (2004), Marquezan (2015), Nóvoa (1993), entre outros. Da análise das informações, foram emergindo as seguintes categorias: trajetória profissional, conhecimento e formação e processo formativo na escola. Por meio da narrativa e das lembranças da colaboradora da pesquisa, observou-se que esta vivenciou recordações da sua infância, da escola, dos processos formativos, assim como da sua trajetória pessoal e profissional. Constatou-se que a formação que acontece no espaço escolar impulsiona a participante a mediar com intervenções que enriquecem o trabalho pedagógico das professoras. As experiências vivenciadas a partir dessa pesquisa contemplaram o objetivo da própria formação, pois a trajetória de vida narrada pela colaboradora revelou saberes e experiências presentes no cotidiano escolar e em sua vida, assim como contribuições para a história dos que lutam por uma educação pública de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10827 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1104-1118 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10827 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1104-1118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10827/9270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1104-1118 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1104-1118 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1104-1118 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191762247680 |