A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312 |
Resumo: | A abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa. |
id |
BIO-1_bfb3ac6d6923275c202d0dce434fcaf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/10312 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacionalAnálise textual discursivaMetodologia de análiseHistória de vidaA abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa. The methodological approach using life histories is been used in educational research. This study investigates how the Discursive Textual Analysis (DTA), developed by Morais and Galiazzi (2016), guides to the understanding and interpretation of the subjects' life histories. It was necessary to explain the stages of the ATD analysis cycle, exemplifying them with the data of a master's research (AUTOR, 2018). The qualitative approach basis this research, which concludes that the ATD is suitable for the analysis of (auto) biographical narratives, for guiding the recognition of meanings, for the organization of the categories and the textual self-organization, which brings to the results of the research. El enfoque metodológico con historias de vida ha sido utilizado en la investigación educativa. Este estudio investiga cómo el análisis textual discursivo (ATD), desarrollado por Morais y Galiazzi (2016), corrobora la comprensión y la interpretación de las historias de vida de los sujetos. Se hizo necesario caracterizar las etapas del ciclo de análisis de la ATD, ejemplificándolas con datos de investigación de maestria (AUTOR, 2018). Se dirige por el enfoque cualitativo. Se concluyó que la ATD se adecua al análisis de narrativas (auto) biográficas, por orientar el reconocimiento de significados, la organización en torno a categorías y la auto-organización textual, que comunica los resultados de la investigación.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1031210.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-1612525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n20reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312/9672Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Sueli Rodrigues da Henrique, Ana Lúcia Sarmento Cavalcante, Ilane Ferreira 2022-08-18T12:41:21Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10312Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:41:21Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional |
title |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional |
spellingShingle |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional Rocha, Sueli Rodrigues da Análise textual discursiva Metodologia de análise História de vida |
title_short |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional |
title_full |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional |
title_fullStr |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional |
title_full_unstemmed |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional |
title_sort |
A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional |
author |
Rocha, Sueli Rodrigues da |
author_facet |
Rocha, Sueli Rodrigues da Henrique, Ana Lúcia Sarmento Cavalcante, Ilane Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Henrique, Ana Lúcia Sarmento Cavalcante, Ilane Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Sueli Rodrigues da Henrique, Ana Lúcia Sarmento Cavalcante, Ilane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise textual discursiva Metodologia de análise História de vida |
topic |
Análise textual discursiva Metodologia de análise História de vida |
description |
A abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312/9672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v7.n20 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191727644672 |