A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sueli Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Henrique, Ana Lúcia Sarmento, Cavalcante, Ilane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312
Resumo: A abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa.  
id BIO-1_bfb3ac6d6923275c202d0dce434fcaf5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/10312
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacionalAnálise textual discursivaMetodologia de análiseHistória de vidaA abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa.  The methodological approach using life histories is been used in educational research. This study investigates how the Discursive Textual Analysis (DTA), developed by Morais and Galiazzi (2016), guides to the understanding and interpretation of the subjects' life histories. It was necessary to explain the stages of the ATD analysis cycle, exemplifying them with the data of a master's research (AUTOR, 2018). The qualitative approach basis this research, which concludes that the ATD is suitable for the analysis of (auto) biographical narratives, for guiding the recognition of meanings, for the organization of the categories and the textual self-organization, which brings to the results of the research.  El enfoque metodológico con historias de vida ha sido utilizado en la investigación educativa. Este estudio investiga cómo el análisis textual discursivo (ATD), desarrollado por Morais y Galiazzi (2016), corrobora la comprensión y la interpretación de las historias de vida de los sujetos. Se hizo necesario caracterizar las etapas del ciclo de análisis de la ATD, ejemplificándolas con datos de investigación de maestria (AUTOR, 2018). Se dirige por el enfoque cualitativo. Se concluyó que la ATD se adecua al análisis de narrativas (auto) biográficas, por orientar el reconocimiento de significados, la organización en torno a categorías y la auto-organización textual, que comunica los resultados de la investigación.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1031210.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-1612525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n20reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312/9672Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Sueli Rodrigues da Henrique, Ana Lúcia Sarmento Cavalcante, Ilane Ferreira 2022-08-18T12:41:21Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10312Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:41:21Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
title A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
spellingShingle A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
Rocha, Sueli Rodrigues da
Análise textual discursiva
Metodologia de análise
História de vida
title_short A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
title_full A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
title_fullStr A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
title_full_unstemmed A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
title_sort A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
author Rocha, Sueli Rodrigues da
author_facet Rocha, Sueli Rodrigues da
Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Cavalcante, Ilane Ferreira
author_role author
author2 Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Cavalcante, Ilane Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sueli Rodrigues da
Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise textual discursiva
Metodologia de análise
História de vida
topic Análise textual discursiva
Metodologia de análise
História de vida
description A abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312
10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312/9672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 20 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 145-161
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n20
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191727644672