A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na disciplina de Análise Textual Discursiva (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidade |
id |
CLAEC-1_e7205fc25787c78cbf92232e07e24570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1185 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual DiscursivaepistemologiaAnálise textual discursivametodologia da pesquisaO presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na disciplina de Análise Textual Discursiva (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidadeEditora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/118510.23899/relacult.v5i4.1185RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185/918Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Yulimer del Valle Uzcategui, Gionara Taucheninfo:eu-repo/semantics/openAccessSchirmer, Sirlei NadiaUzcategui, Yulimer del ValleTauchen, Gionara2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1185Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva |
title |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva |
spellingShingle |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva Schirmer, Sirlei Nadia epistemologia Análise textual discursiva metodologia da pesquisa |
title_short |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva |
title_full |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva |
title_fullStr |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva |
title_full_unstemmed |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva |
title_sort |
A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva |
author |
Schirmer, Sirlei Nadia |
author_facet |
Schirmer, Sirlei Nadia Uzcategui, Yulimer del Valle Tauchen, Gionara |
author_role |
author |
author2 |
Uzcategui, Yulimer del Valle Tauchen, Gionara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schirmer, Sirlei Nadia Uzcategui, Yulimer del Valle Tauchen, Gionara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
epistemologia Análise textual discursiva metodologia da pesquisa |
topic |
epistemologia Análise textual discursiva metodologia da pesquisa |
description |
O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na disciplina de Análise Textual Discursiva (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidade |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185 10.23899/relacult.v5i4.1185 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185/918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Yulimer del Valle Uzcategui, Gionara Tauchen info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Yulimer del Valle Uzcategui, Gionara Tauchen |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490546094080 |