A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schirmer, Sirlei Nadia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Uzcategui, Yulimer del Valle, Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185
Resumo: O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na  disciplina de Análise Textual Discursiva  (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidade
id CLAEC-1_e7205fc25787c78cbf92232e07e24570
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1185
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual DiscursivaepistemologiaAnálise textual discursivametodologia da pesquisaO presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na  disciplina de Análise Textual Discursiva  (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidadeEditora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/118510.23899/relacult.v5i4.1185RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185/918Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Yulimer del Valle Uzcategui, Gionara Taucheninfo:eu-repo/semantics/openAccessSchirmer, Sirlei NadiaUzcategui, Yulimer del ValleTauchen, Gionara2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1185Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
title A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
spellingShingle A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
Schirmer, Sirlei Nadia
epistemologia
Análise textual discursiva
metodologia da pesquisa
title_short A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
title_full A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
title_fullStr A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
title_full_unstemmed A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
title_sort A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
author Schirmer, Sirlei Nadia
author_facet Schirmer, Sirlei Nadia
Uzcategui, Yulimer del Valle
Tauchen, Gionara
author_role author
author2 Uzcategui, Yulimer del Valle
Tauchen, Gionara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schirmer, Sirlei Nadia
Uzcategui, Yulimer del Valle
Tauchen, Gionara
dc.subject.por.fl_str_mv epistemologia
Análise textual discursiva
metodologia da pesquisa
topic epistemologia
Análise textual discursiva
metodologia da pesquisa
description O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na  disciplina de Análise Textual Discursiva  (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185
10.23899/relacult.v5i4.1185
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1185/918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Yulimer del Valle Uzcategui, Gionara Tauchen
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Yulimer del Valle Uzcategui, Gionara Tauchen
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490546094080