Memórias escolares de universitários e interações formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Jaina Davina de Sales
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mourão, Ada Raquel Teixeira, Lapa Junior, Luiz Gonzaga, Martins, Maria da Conceição Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14164
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre as memórias do período escolar de alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, considerando as narrativas autobiográficas desses alunos e a influência de suas respectivas vivências na construção de suas identidades. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa por meio das narrativas autobiográficas com análise de conteúdo e uso do software Iramuteq. Foram categorizadas cinco dimensões de memória: futura, física/espacial, social, pedagógica e afetiva. Evidenciou-se que as memórias do período escolar são importantes na construção da identidade desses alunos, pois elas marcaram suas vidas em sociedade, influenciando seu modo de ser e agir em âmbito pessoal e profissional.
id BIO-1_c4bbb1ef379eaf5a449e7a70d6f59e56
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/14164
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Memórias escolares de universitários e interações formativasUNIVERSITY SCHOOL MEMORIES AND FORMATIVE INTERACTIONS MEMORIAS DE ESCUELAS UNIVERSITARIAS E INTERACCIONES FORMATIVASEscolaMemóriaDiscenteNarrativas autobiográficasO presente trabalho apresenta reflexões sobre as memórias do período escolar de alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, considerando as narrativas autobiográficas desses alunos e a influência de suas respectivas vivências na construção de suas identidades. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa por meio das narrativas autobiográficas com análise de conteúdo e uso do software Iramuteq. Foram categorizadas cinco dimensões de memória: futura, física/espacial, social, pedagógica e afetiva. Evidenciou-se que as memórias do período escolar são importantes na construção da identidade desses alunos, pois elas marcaram suas vidas em sociedade, influenciando seu modo de ser e agir em âmbito pessoal e profissional.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1416410.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p542-558Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 542-558REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 542-558Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 542-5582525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14164/10370Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Jaina Davina de SalesMourão, Ada Raquel Teixeira Lapa Junior, Luiz GonzagaMartins, Maria da Conceição Rodrigues2022-11-11T14:51:19Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14164Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:51:19Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias escolares de universitários e interações formativas
UNIVERSITY SCHOOL MEMORIES AND FORMATIVE INTERACTIONS
MEMORIAS DE ESCUELAS UNIVERSITARIAS E INTERACCIONES FORMATIVAS
title Memórias escolares de universitários e interações formativas
spellingShingle Memórias escolares de universitários e interações formativas
Barros, Jaina Davina de Sales
Escola
Memória
Discente
Narrativas autobiográficas
title_short Memórias escolares de universitários e interações formativas
title_full Memórias escolares de universitários e interações formativas
title_fullStr Memórias escolares de universitários e interações formativas
title_full_unstemmed Memórias escolares de universitários e interações formativas
title_sort Memórias escolares de universitários e interações formativas
author Barros, Jaina Davina de Sales
author_facet Barros, Jaina Davina de Sales
Mourão, Ada Raquel Teixeira
Lapa Junior, Luiz Gonzaga
Martins, Maria da Conceição Rodrigues
author_role author
author2 Mourão, Ada Raquel Teixeira
Lapa Junior, Luiz Gonzaga
Martins, Maria da Conceição Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Jaina Davina de Sales
Mourão, Ada Raquel Teixeira
Lapa Junior, Luiz Gonzaga
Martins, Maria da Conceição Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Memória
Discente
Narrativas autobiográficas
topic Escola
Memória
Discente
Narrativas autobiográficas
description O presente trabalho apresenta reflexões sobre as memórias do período escolar de alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, considerando as narrativas autobiográficas desses alunos e a influência de suas respectivas vivências na construção de suas identidades. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa por meio das narrativas autobiográficas com análise de conteúdo e uso do software Iramuteq. Foram categorizadas cinco dimensões de memória: futura, física/espacial, social, pedagógica e afetiva. Evidenciou-se que as memórias do período escolar são importantes na construção da identidade desses alunos, pois elas marcaram suas vidas em sociedade, influenciando seu modo de ser e agir em âmbito pessoal e profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14164
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p542-558
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14164
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p542-558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14164/10370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 542-558
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 542-558
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 542-558
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325192267661312