Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri, Isaura Teresinha Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77244
Resumo: Esse estudo dialoga com a minha formação docente e as relações pedagógicas na Educação Infantil, com suas implicações no processo de desenvolvimento e de finalidades dessa primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa debruça-se sobre a narrativa autobiográfica sob a forma de pesquisa-formação, discutindo medos e incertezas desta educadora em relação às suas origens e de formação, desde seu ingresso na Escola Fundamental. Desse diálogo entre a minha formação acadêmica e minha ação docente, numa escola pública municipal de Porto Alegre, nasceram questionamentos e inquietações entre minhas vivências no estágio de docência e minha prática de sala de aula, relacionando-se diretamente com minha história de vida, marcando toda esta trajetória. Este memorial formativo utilizará como fonte de informações: meu diário de campo; observações; fotografias e registros; concomitante com a reflexão diária de meu fazer junto aos meus alunos. Os autores que me inspiraram neste estudo são: Alves; Bosi; Buogo & Castro; Cyrulnik; Freire; Josso; Larrosa; Maturana; Morin e Rosa entre outros. Os resultados me possibilitaram a compreensão destas experiências numa perspectiva de religação de saberes, durante este meu percurso de escolarização até me fazer professora. Também poderá oportunizar a outros graduandos uma referência prático-teórica, traduzindo-se em momentos de significativa aprendizagem.
id UFRGS-2_fff1c5fb4d34ae9d59502678541035ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77244
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbieri, Isaura Teresinha SilvaRosa, Miriam Suzete de Oliveira2013-08-22T01:45:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/77244000895672Esse estudo dialoga com a minha formação docente e as relações pedagógicas na Educação Infantil, com suas implicações no processo de desenvolvimento e de finalidades dessa primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa debruça-se sobre a narrativa autobiográfica sob a forma de pesquisa-formação, discutindo medos e incertezas desta educadora em relação às suas origens e de formação, desde seu ingresso na Escola Fundamental. Desse diálogo entre a minha formação acadêmica e minha ação docente, numa escola pública municipal de Porto Alegre, nasceram questionamentos e inquietações entre minhas vivências no estágio de docência e minha prática de sala de aula, relacionando-se diretamente com minha história de vida, marcando toda esta trajetória. Este memorial formativo utilizará como fonte de informações: meu diário de campo; observações; fotografias e registros; concomitante com a reflexão diária de meu fazer junto aos meus alunos. Os autores que me inspiraram neste estudo são: Alves; Bosi; Buogo & Castro; Cyrulnik; Freire; Josso; Larrosa; Maturana; Morin e Rosa entre outros. Os resultados me possibilitaram a compreensão destas experiências numa perspectiva de religação de saberes, durante este meu percurso de escolarização até me fazer professora. Também poderá oportunizar a outros graduandos uma referência prático-teórica, traduzindo-se em momentos de significativa aprendizagem.application/pdfporMemóriaNarrativaAutobiografiaProfessorFormaçãoMemórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprendeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895672.pdf000895672.pdfTexto completoapplication/pdf1415099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/1/000895672.pdf913baea4de7e4ab8aacff65a45d6ccd8MD51TEXT000895672.pdf.txt000895672.pdf.txtExtracted Texttext/plain95643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/2/000895672.pdf.txt41e514537bb19f0e74c5f0b34522e2e1MD52THUMBNAIL000895672.pdf.jpg000895672.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/3/000895672.pdf.jpgffc53b96f608a19494934655b3e6cf2bMD5310183/772442018-10-17 07:26:31.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
title Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
spellingShingle Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
Barbieri, Isaura Teresinha Silva
Memória
Narrativa
Autobiografia
Professor
Formação
title_short Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
title_full Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
title_fullStr Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
title_full_unstemmed Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
title_sort Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
author Barbieri, Isaura Teresinha Silva
author_facet Barbieri, Isaura Teresinha Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri, Isaura Teresinha Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
contributor_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Narrativa
Autobiografia
Professor
Formação
topic Memória
Narrativa
Autobiografia
Professor
Formação
description Esse estudo dialoga com a minha formação docente e as relações pedagógicas na Educação Infantil, com suas implicações no processo de desenvolvimento e de finalidades dessa primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa debruça-se sobre a narrativa autobiográfica sob a forma de pesquisa-formação, discutindo medos e incertezas desta educadora em relação às suas origens e de formação, desde seu ingresso na Escola Fundamental. Desse diálogo entre a minha formação acadêmica e minha ação docente, numa escola pública municipal de Porto Alegre, nasceram questionamentos e inquietações entre minhas vivências no estágio de docência e minha prática de sala de aula, relacionando-se diretamente com minha história de vida, marcando toda esta trajetória. Este memorial formativo utilizará como fonte de informações: meu diário de campo; observações; fotografias e registros; concomitante com a reflexão diária de meu fazer junto aos meus alunos. Os autores que me inspiraram neste estudo são: Alves; Bosi; Buogo & Castro; Cyrulnik; Freire; Josso; Larrosa; Maturana; Morin e Rosa entre outros. Os resultados me possibilitaram a compreensão destas experiências numa perspectiva de religação de saberes, durante este meu percurso de escolarização até me fazer professora. Também poderá oportunizar a outros graduandos uma referência prático-teórica, traduzindo-se em momentos de significativa aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77244
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895672
url http://hdl.handle.net/10183/77244
identifier_str_mv 000895672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/1/000895672.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/2/000895672.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/3/000895672.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 913baea4de7e4ab8aacff65a45d6ccd8
41e514537bb19f0e74c5f0b34522e2e1
ffc53b96f608a19494934655b3e6cf2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447110916505600