Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77244 |
Resumo: | Esse estudo dialoga com a minha formação docente e as relações pedagógicas na Educação Infantil, com suas implicações no processo de desenvolvimento e de finalidades dessa primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa debruça-se sobre a narrativa autobiográfica sob a forma de pesquisa-formação, discutindo medos e incertezas desta educadora em relação às suas origens e de formação, desde seu ingresso na Escola Fundamental. Desse diálogo entre a minha formação acadêmica e minha ação docente, numa escola pública municipal de Porto Alegre, nasceram questionamentos e inquietações entre minhas vivências no estágio de docência e minha prática de sala de aula, relacionando-se diretamente com minha história de vida, marcando toda esta trajetória. Este memorial formativo utilizará como fonte de informações: meu diário de campo; observações; fotografias e registros; concomitante com a reflexão diária de meu fazer junto aos meus alunos. Os autores que me inspiraram neste estudo são: Alves; Bosi; Buogo & Castro; Cyrulnik; Freire; Josso; Larrosa; Maturana; Morin e Rosa entre outros. Os resultados me possibilitaram a compreensão destas experiências numa perspectiva de religação de saberes, durante este meu percurso de escolarização até me fazer professora. Também poderá oportunizar a outros graduandos uma referência prático-teórica, traduzindo-se em momentos de significativa aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_fff1c5fb4d34ae9d59502678541035ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77244 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbieri, Isaura Teresinha SilvaRosa, Miriam Suzete de Oliveira2013-08-22T01:45:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/77244000895672Esse estudo dialoga com a minha formação docente e as relações pedagógicas na Educação Infantil, com suas implicações no processo de desenvolvimento e de finalidades dessa primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa debruça-se sobre a narrativa autobiográfica sob a forma de pesquisa-formação, discutindo medos e incertezas desta educadora em relação às suas origens e de formação, desde seu ingresso na Escola Fundamental. Desse diálogo entre a minha formação acadêmica e minha ação docente, numa escola pública municipal de Porto Alegre, nasceram questionamentos e inquietações entre minhas vivências no estágio de docência e minha prática de sala de aula, relacionando-se diretamente com minha história de vida, marcando toda esta trajetória. Este memorial formativo utilizará como fonte de informações: meu diário de campo; observações; fotografias e registros; concomitante com a reflexão diária de meu fazer junto aos meus alunos. Os autores que me inspiraram neste estudo são: Alves; Bosi; Buogo & Castro; Cyrulnik; Freire; Josso; Larrosa; Maturana; Morin e Rosa entre outros. Os resultados me possibilitaram a compreensão destas experiências numa perspectiva de religação de saberes, durante este meu percurso de escolarização até me fazer professora. Também poderá oportunizar a outros graduandos uma referência prático-teórica, traduzindo-se em momentos de significativa aprendizagem.application/pdfporMemóriaNarrativaAutobiografiaProfessorFormaçãoMemórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprendeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895672.pdf000895672.pdfTexto completoapplication/pdf1415099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/1/000895672.pdf913baea4de7e4ab8aacff65a45d6ccd8MD51TEXT000895672.pdf.txt000895672.pdf.txtExtracted Texttext/plain95643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/2/000895672.pdf.txt41e514537bb19f0e74c5f0b34522e2e1MD52THUMBNAIL000895672.pdf.jpg000895672.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/3/000895672.pdf.jpgffc53b96f608a19494934655b3e6cf2bMD5310183/772442018-10-17 07:26:31.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende |
title |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende |
spellingShingle |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende Barbieri, Isaura Teresinha Silva Memória Narrativa Autobiografia Professor Formação |
title_short |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende |
title_full |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende |
title_fullStr |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende |
title_full_unstemmed |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende |
title_sort |
Memórias da formação : aprendendo a conhecer a ser, aquela que ensina e aprende |
author |
Barbieri, Isaura Teresinha Silva |
author_facet |
Barbieri, Isaura Teresinha Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbieri, Isaura Teresinha Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Miriam Suzete de Oliveira |
contributor_str_mv |
Rosa, Miriam Suzete de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Narrativa Autobiografia Professor Formação |
topic |
Memória Narrativa Autobiografia Professor Formação |
description |
Esse estudo dialoga com a minha formação docente e as relações pedagógicas na Educação Infantil, com suas implicações no processo de desenvolvimento e de finalidades dessa primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa debruça-se sobre a narrativa autobiográfica sob a forma de pesquisa-formação, discutindo medos e incertezas desta educadora em relação às suas origens e de formação, desde seu ingresso na Escola Fundamental. Desse diálogo entre a minha formação acadêmica e minha ação docente, numa escola pública municipal de Porto Alegre, nasceram questionamentos e inquietações entre minhas vivências no estágio de docência e minha prática de sala de aula, relacionando-se diretamente com minha história de vida, marcando toda esta trajetória. Este memorial formativo utilizará como fonte de informações: meu diário de campo; observações; fotografias e registros; concomitante com a reflexão diária de meu fazer junto aos meus alunos. Os autores que me inspiraram neste estudo são: Alves; Bosi; Buogo & Castro; Cyrulnik; Freire; Josso; Larrosa; Maturana; Morin e Rosa entre outros. Os resultados me possibilitaram a compreensão destas experiências numa perspectiva de religação de saberes, durante este meu percurso de escolarização até me fazer professora. Também poderá oportunizar a outros graduandos uma referência prático-teórica, traduzindo-se em momentos de significativa aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77244 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895672 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77244 |
identifier_str_mv |
000895672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/1/000895672.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/2/000895672.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77244/3/000895672.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
913baea4de7e4ab8aacff65a45d6ccd8 41e514537bb19f0e74c5f0b34522e2e1 ffc53b96f608a19494934655b3e6cf2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447110916505600 |