Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rebeca Machado Oliveira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sitja, Liege Maria Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302
Resumo: O presente artigo objetiva compreender as narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação, à luz da hermenêutica fenomenológica, através das experiências docentes. As experiências são elucidadas aqui como acontecimentos que mobilizam sentidos existenciais e formativos. Através de duas entrevistas narrativas, gravadas em áudio e transcritas, as interpretações caminharão como aberturas para perceber/sentir a docência e suas experiências. Como percurso metodológico optou-se pela análise de dados por via da hermenêutica fenomenológica com inspiração biográfica por entender que o fenômeno da pandemia e suas repercussões na educação é melhor compreendido quando se passa a dar voz ao professor e aos sentidos que emanam do seu próprio trabalho. Heidegger (1998) nos ajudará com sua filosofia elucidando os processos de interpretação e compreensão das narrativas e experiências das professoras. É possível dizer que as entrevistas narrativas foram aberturas fecundas e cada professora ao pensar sobre sua experiência, movimentou conhecimentos e saberes multirreferenciais.
id BIO-1_cad7d8a6918fefcd0e4430a42a6a466d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9302
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentesNarrativas de professoresPandemia e EducaçãoHermenêutica e FenomenologiaExperiências docentesO presente artigo objetiva compreender as narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação, à luz da hermenêutica fenomenológica, através das experiências docentes. As experiências são elucidadas aqui como acontecimentos que mobilizam sentidos existenciais e formativos. Através de duas entrevistas narrativas, gravadas em áudio e transcritas, as interpretações caminharão como aberturas para perceber/sentir a docência e suas experiências. Como percurso metodológico optou-se pela análise de dados por via da hermenêutica fenomenológica com inspiração biográfica por entender que o fenômeno da pandemia e suas repercussões na educação é melhor compreendido quando se passa a dar voz ao professor e aos sentidos que emanam do seu próprio trabalho. Heidegger (1998) nos ajudará com sua filosofia elucidando os processos de interpretação e compreensão das narrativas e experiências das professoras. É possível dizer que as entrevistas narrativas foram aberturas fecundas e cada professora ao pensar sobre sua experiência, movimentou conhecimentos e saberes multirreferenciais.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/930210.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-16632525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302/7326Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rebeca Machado Oliveira daSitja, Liege Maria Queiroz2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9302Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
title Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
spellingShingle Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
Silva, Rebeca Machado Oliveira da
Narrativas de professores
Pandemia e Educação
Hermenêutica e Fenomenologia
Experiências docentes
title_short Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
title_full Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
title_fullStr Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
title_full_unstemmed Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
title_sort Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
author Silva, Rebeca Machado Oliveira da
author_facet Silva, Rebeca Machado Oliveira da
Sitja, Liege Maria Queiroz
author_role author
author2 Sitja, Liege Maria Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rebeca Machado Oliveira da
Sitja, Liege Maria Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas de professores
Pandemia e Educação
Hermenêutica e Fenomenologia
Experiências docentes
topic Narrativas de professores
Pandemia e Educação
Hermenêutica e Fenomenologia
Experiências docentes
description O presente artigo objetiva compreender as narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação, à luz da hermenêutica fenomenológica, através das experiências docentes. As experiências são elucidadas aqui como acontecimentos que mobilizam sentidos existenciais e formativos. Através de duas entrevistas narrativas, gravadas em áudio e transcritas, as interpretações caminharão como aberturas para perceber/sentir a docência e suas experiências. Como percurso metodológico optou-se pela análise de dados por via da hermenêutica fenomenológica com inspiração biográfica por entender que o fenômeno da pandemia e suas repercussões na educação é melhor compreendido quando se passa a dar voz ao professor e aos sentidos que emanam do seu próprio trabalho. Heidegger (1998) nos ajudará com sua filosofia elucidando os processos de interpretação e compreensão das narrativas e experiências das professoras. É possível dizer que as entrevistas narrativas foram aberturas fecundas e cada professora ao pensar sobre sua experiência, movimentou conhecimentos e saberes multirreferenciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302/7326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1649-1663
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325187755638784