Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bemvenuto, Vitória da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guedes, Adrianne Ogêda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13389
Resumo: Neste ensaio, nos propomos relacionar nossas ações como professoras-pesquisadoras do projeto HABITAR-SE e a experiência de viver a pandemia da covid-19. Diante das inquietudes dessa crise sanitária, política e social, e do afastamento físico, escolhemos insistir em frestas na pandemia: continuar esperançando numa educação que se faz na relação consigo, com o outro e com o mundo, que se baseia nas sensibilidades como ferramentas ao diálogo, na troca afetiva, em detrimento de um adoecimento físico, mental e emocional. Dessa escolha, então, nasce o projeto de ensino-pesquisa-extensão HABITAR-SE. Nosso interesse aqui se debruça em refletir e narrar sobre como tal nascimento se deu, os acontecimentos que o antecederam e como seu impulsionamento está conectado às emergências que nos cercam. Nesse sentido, firmamos a relação entre vida e pesquisa, entendendo que as experiências vivenciadas por nós como pesquisadoras e pessoas no mundo não são dicotômicas. Além disso, percebemos que o exercício de apostar em práticas educativas ancoradas numa educação que visibiliza o corpo e os sentires nos mobiliza aproxima e entusiasma a seguirmos ativas mesmo diante de forças paralisadoras. O HABITAR-SE, enquanto projeto que se iniciou na quarentena e está em andamento, é o que traz vida a este ensaio e vem se manifestando como um fortalecedor de vínculos e presenças, a partir de nossos corpos, nesse momento de afastamentos.
id BIO-1_d524eac3c416b608fd4c760131dcf927
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/13389
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento EducaçãoSensibilidadesHabitar-sePresençaPandemiaNeste ensaio, nos propomos relacionar nossas ações como professoras-pesquisadoras do projeto HABITAR-SE e a experiência de viver a pandemia da covid-19. Diante das inquietudes dessa crise sanitária, política e social, e do afastamento físico, escolhemos insistir em frestas na pandemia: continuar esperançando numa educação que se faz na relação consigo, com o outro e com o mundo, que se baseia nas sensibilidades como ferramentas ao diálogo, na troca afetiva, em detrimento de um adoecimento físico, mental e emocional. Dessa escolha, então, nasce o projeto de ensino-pesquisa-extensão HABITAR-SE. Nosso interesse aqui se debruça em refletir e narrar sobre como tal nascimento se deu, os acontecimentos que o antecederam e como seu impulsionamento está conectado às emergências que nos cercam. Nesse sentido, firmamos a relação entre vida e pesquisa, entendendo que as experiências vivenciadas por nós como pesquisadoras e pessoas no mundo não são dicotômicas. Além disso, percebemos que o exercício de apostar em práticas educativas ancoradas numa educação que visibiliza o corpo e os sentires nos mobiliza aproxima e entusiasma a seguirmos ativas mesmo diante de forças paralisadoras. O HABITAR-SE, enquanto projeto que se iniciou na quarentena e está em andamento, é o que traz vida a este ensaio e vem se manifestando como um fortalecedor de vínculos e presenças, a partir de nossos corpos, nesse momento de afastamentos.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1338910.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1119-1136Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1119-1136REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1119-1136Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1119-11362525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13389/9272Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBemvenuto, Vitória da Silva Guedes, Adrianne Ogêda 2022-08-18T12:41:52Zoai:ojs.192.168.5.50:article/13389Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:41:52Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
title Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
spellingShingle Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
Bemvenuto, Vitória da Silva
Educação
Sensibilidades
Habitar-se
Presença
Pandemia
title_short Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
title_full Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
title_fullStr Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
title_full_unstemmed Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
title_sort Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
author Bemvenuto, Vitória da Silva
author_facet Bemvenuto, Vitória da Silva
Guedes, Adrianne Ogêda
author_role author
author2 Guedes, Adrianne Ogêda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bemvenuto, Vitória da Silva
Guedes, Adrianne Ogêda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sensibilidades
Habitar-se
Presença
Pandemia
topic Educação
Sensibilidades
Habitar-se
Presença
Pandemia
description Neste ensaio, nos propomos relacionar nossas ações como professoras-pesquisadoras do projeto HABITAR-SE e a experiência de viver a pandemia da covid-19. Diante das inquietudes dessa crise sanitária, política e social, e do afastamento físico, escolhemos insistir em frestas na pandemia: continuar esperançando numa educação que se faz na relação consigo, com o outro e com o mundo, que se baseia nas sensibilidades como ferramentas ao diálogo, na troca afetiva, em detrimento de um adoecimento físico, mental e emocional. Dessa escolha, então, nasce o projeto de ensino-pesquisa-extensão HABITAR-SE. Nosso interesse aqui se debruça em refletir e narrar sobre como tal nascimento se deu, os acontecimentos que o antecederam e como seu impulsionamento está conectado às emergências que nos cercam. Nesse sentido, firmamos a relação entre vida e pesquisa, entendendo que as experiências vivenciadas por nós como pesquisadoras e pessoas no mundo não são dicotômicas. Além disso, percebemos que o exercício de apostar em práticas educativas ancoradas numa educação que visibiliza o corpo e os sentires nos mobiliza aproxima e entusiasma a seguirmos ativas mesmo diante de forças paralisadoras. O HABITAR-SE, enquanto projeto que se iniciou na quarentena e está em andamento, é o que traz vida a este ensaio e vem se manifestando como um fortalecedor de vínculos e presenças, a partir de nossos corpos, nesse momento de afastamentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13389
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1119-1136
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13389
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1119-1136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13389/9272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1119-1136
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1119-1136
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1119-1136
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325192227815424