Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Francisco, Ana Cristina Borges Lopez Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5102
Resumo: O trabalho tem como foco recompor aspectos biográficos da princesa Maria Amélia, conhecida como a “princesa Flor”, sobretudo, procurando analisar parte da esmerada educação que recebeu, tendo em vista o lugar presumível que ocupava naquele momento histórico, decorrente de seu parentesco muito próximo com o imperador do Brasil e com a rainha de Portugal, ambos seus meios-irmãos. Em um plano mais específico, são abordadas as cartas escritas pela princesa Maria Amélia para o irmão, Pedro II, nos anos de 1838 a 1853, que faziam parte de um programa de educação das crianças nobres, cuja “arte” epistolar era um dos conhecimentos a serem adquiridos, desde os primeiros ensinamentos. Os procedimentos metodológicos referem-se a um estudo baseado em fontes histórico-documentais e bibliográficas, com destaque para autores que já se debruçaram sobre a vida da princesa Maria Amélia, assim como jornais contemporâneos ao período estudado, especificamente, o Jornal O Panorama, publicado na cidade de Lisboa, no exemplar datado do ano de 1853. A princesa-Flor revelou uma excepcional formação, expondo nos salões europeus a educação esmerada que recebeu, enaltecida nos meios aristocráticos. Contudo, sua vida foi precocemente ceifada pela tuberculose, deixando profunda dor na duquesa de Leuchtenberg, assim como no irmão, que manteve com ela uma constante e fraterna correspondência.
id BIO-1_dd74b5c09dbcf66f3d3c27b3ff8133be
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5102
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”Princesa Maria AmeliaEducação de crianças nobresCartas pessoaisEscritas íntimasImpério do Brasil.O trabalho tem como foco recompor aspectos biográficos da princesa Maria Amélia, conhecida como a “princesa Flor”, sobretudo, procurando analisar parte da esmerada educação que recebeu, tendo em vista o lugar presumível que ocupava naquele momento histórico, decorrente de seu parentesco muito próximo com o imperador do Brasil e com a rainha de Portugal, ambos seus meios-irmãos. Em um plano mais específico, são abordadas as cartas escritas pela princesa Maria Amélia para o irmão, Pedro II, nos anos de 1838 a 1853, que faziam parte de um programa de educação das crianças nobres, cuja “arte” epistolar era um dos conhecimentos a serem adquiridos, desde os primeiros ensinamentos. Os procedimentos metodológicos referem-se a um estudo baseado em fontes histórico-documentais e bibliográficas, com destaque para autores que já se debruçaram sobre a vida da princesa Maria Amélia, assim como jornais contemporâneos ao período estudado, especificamente, o Jornal O Panorama, publicado na cidade de Lisboa, no exemplar datado do ano de 1853. A princesa-Flor revelou uma excepcional formação, expondo nos salões europeus a educação esmerada que recebeu, enaltecida nos meios aristocráticos. Contudo, sua vida foi precocemente ceifada pela tuberculose, deixando profunda dor na duquesa de Leuchtenberg, assim como no irmão, que manteve com ela uma constante e fraterna correspondência.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/510210.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p578-590Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 578-590REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 578-590Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 578-5902525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5102/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Maria Celi ChavesFrancisco, Ana Cristina Borges Lopez Monteiro2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5102Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
title Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
spellingShingle Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Princesa Maria Amelia
Educação de crianças nobres
Cartas pessoais
Escritas íntimas
Império do Brasil.
title_short Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
title_full Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
title_fullStr Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
title_full_unstemmed Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
title_sort Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”
author Vasconcelos, Maria Celi Chaves
author_facet Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Francisco, Ana Cristina Borges Lopez Monteiro
author_role author
author2 Francisco, Ana Cristina Borges Lopez Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Francisco, Ana Cristina Borges Lopez Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Princesa Maria Amelia
Educação de crianças nobres
Cartas pessoais
Escritas íntimas
Império do Brasil.
topic Princesa Maria Amelia
Educação de crianças nobres
Cartas pessoais
Escritas íntimas
Império do Brasil.
description O trabalho tem como foco recompor aspectos biográficos da princesa Maria Amélia, conhecida como a “princesa Flor”, sobretudo, procurando analisar parte da esmerada educação que recebeu, tendo em vista o lugar presumível que ocupava naquele momento histórico, decorrente de seu parentesco muito próximo com o imperador do Brasil e com a rainha de Portugal, ambos seus meios-irmãos. Em um plano mais específico, são abordadas as cartas escritas pela princesa Maria Amélia para o irmão, Pedro II, nos anos de 1838 a 1853, que faziam parte de um programa de educação das crianças nobres, cuja “arte” epistolar era um dos conhecimentos a serem adquiridos, desde os primeiros ensinamentos. Os procedimentos metodológicos referem-se a um estudo baseado em fontes histórico-documentais e bibliográficas, com destaque para autores que já se debruçaram sobre a vida da princesa Maria Amélia, assim como jornais contemporâneos ao período estudado, especificamente, o Jornal O Panorama, publicado na cidade de Lisboa, no exemplar datado do ano de 1853. A princesa-Flor revelou uma excepcional formação, expondo nos salões europeus a educação esmerada que recebeu, enaltecida nos meios aristocráticos. Contudo, sua vida foi precocemente ceifada pela tuberculose, deixando profunda dor na duquesa de Leuchtenberg, assim como no irmão, que manteve com ela uma constante e fraterna correspondência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5102
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p578-590
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5102
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p578-590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5102/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 578-590
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 578-590
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 578-590
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186436530176