O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Votto, Thays Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Shreiber, Karla Priscila, Porciúncula, Mauren
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810
Resumo: Este artigo apresenta a trajetória e as experiências de duas professoras, primeiras autoras do mesmo, que se encontraram no doutorado, sob orientação da terceira, narrando a partir do espaço tridimensional da pesquisa, o encontro das docentes com as temáticas estudadas na pós-graduação, bem como sobre os fazeres, idas e vindas que as levaram ao campo da educação. A partir da autobiografia das docentes, espera-se analisar as experiências que as constituíram como sujeitos, professoras e pesquisadoras no campo da Educação Estatística. As narrativas apresentam tanto os sentimentos, memórias e experiências das docentes que as levaram ao campo da educação, desde a infância, quanto aos lugares e pessoas que marcaram essas experiências. Em suma, percebeu-se que o sujeito professor se constitui não somente a partir da conclusão de um curso de graduação, mas, sim, ao longo de toda a sua história de vida, das suas experiências com os outros desde a infância, com seus professores e colegas, na interação com seus pares, envolvendo aspectos afetivos que vão direcionando os sujeitos para esta ou aquela área, que, nesse caso, culminou na pesquisa científica no campo da Educação Estatística.
id BIO-1_e667f6aae39fb54db71a5e29c0971c3f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5810
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatísticanarrativatrajetória docenteexperiências docenteseducação estatísticaEste artigo apresenta a trajetória e as experiências de duas professoras, primeiras autoras do mesmo, que se encontraram no doutorado, sob orientação da terceira, narrando a partir do espaço tridimensional da pesquisa, o encontro das docentes com as temáticas estudadas na pós-graduação, bem como sobre os fazeres, idas e vindas que as levaram ao campo da educação. A partir da autobiografia das docentes, espera-se analisar as experiências que as constituíram como sujeitos, professoras e pesquisadoras no campo da Educação Estatística. As narrativas apresentam tanto os sentimentos, memórias e experiências das docentes que as levaram ao campo da educação, desde a infância, quanto aos lugares e pessoas que marcaram essas experiências. Em suma, percebeu-se que o sujeito professor se constitui não somente a partir da conclusão de um curso de graduação, mas, sim, ao longo de toda a sua história de vida, das suas experiências com os outros desde a infância, com seus professores e colegas, na interação com seus pares, envolvendo aspectos afetivos que vão direcionando os sujeitos para esta ou aquela área, que, nesse caso, culminou na pesquisa científica no campo da Educação Estatística.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/581010.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p107-122Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 107-122REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 107-122Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 107-1222525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810/6752Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessVotto, Thays RodriguesShreiber, Karla PriscilaPorciúncula, Mauren2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5810Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
title O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
spellingShingle O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
Votto, Thays Rodrigues
narrativa
trajetória docente
experiências docentes
educação estatística
title_short O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
title_full O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
title_fullStr O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
title_full_unstemmed O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
title_sort O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
author Votto, Thays Rodrigues
author_facet Votto, Thays Rodrigues
Shreiber, Karla Priscila
Porciúncula, Mauren
author_role author
author2 Shreiber, Karla Priscila
Porciúncula, Mauren
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Votto, Thays Rodrigues
Shreiber, Karla Priscila
Porciúncula, Mauren
dc.subject.por.fl_str_mv narrativa
trajetória docente
experiências docentes
educação estatística
topic narrativa
trajetória docente
experiências docentes
educação estatística
description Este artigo apresenta a trajetória e as experiências de duas professoras, primeiras autoras do mesmo, que se encontraram no doutorado, sob orientação da terceira, narrando a partir do espaço tridimensional da pesquisa, o encontro das docentes com as temáticas estudadas na pós-graduação, bem como sobre os fazeres, idas e vindas que as levaram ao campo da educação. A partir da autobiografia das docentes, espera-se analisar as experiências que as constituíram como sujeitos, professoras e pesquisadoras no campo da Educação Estatística. As narrativas apresentam tanto os sentimentos, memórias e experiências das docentes que as levaram ao campo da educação, desde a infância, quanto aos lugares e pessoas que marcaram essas experiências. Em suma, percebeu-se que o sujeito professor se constitui não somente a partir da conclusão de um curso de graduação, mas, sim, ao longo de toda a sua história de vida, das suas experiências com os outros desde a infância, com seus professores e colegas, na interação com seus pares, envolvendo aspectos afetivos que vão direcionando os sujeitos para esta ou aquela área, que, nesse caso, culminou na pesquisa científica no campo da Educação Estatística.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p107-122
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p107-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810/pdf
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810/6752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 107-122
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 107-122
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 107-122
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186820308992