A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Votto, Thays Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Mauren Poriúncula Moreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8878
Resumo: A Estatística está preconizada nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, esses salientam a importância de estimular nos alunos o desenvolvimento de um processo investigativo, o qual colabora para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos cidadãos, habilidades essas que podem contribuir para uma Educação Ambiental. O presente artigo visa identificar e analisar quais habilidades Estatísticas estão sendo abordadas pelos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma pesquisa quantitativa, participaram 92 professores, o instrumento utilizado foi um questionário abordando questões relacionadas à formação docente e as habilidades elencadas nos documentos oficiais da educação brasileira para a Estatística. Os resultados evidenciam que a Estatística descritiva tem maior ênfase nesse nível de ensino, em detrimento à realização de pesquisas. Statistics are recommended in the official documents that guide Basic Education, these emphasize the importance of stimulating in students the development of an investigative process, which contributes to the development of citizens' criticality and autonomy, which skills can contribute to an Environmental Education. This article aims at identifying and analyzing what Statistics skills are being addressed by teachers in the Early Years of Elementary School. From a quantitative survey 92 teachers participated, the instrument used was a questionnaire addressing issues related to teacher education and the skills listed in the official documents of the Brazilian education for Statistics. The results evidence that Descriptive Statistics has a greater emphasis on this level of education to the detriment of research. La estadística está preconizada en los documentos oficiales que orientan la Educación Básica, estos subrayan la importancia de estimular en los alumnos el desarrollo de un proceso de investigación, el cual colabora para el desarrollo de la criticidad y autonomía de los ciudadanos, habilidades que pueden contribuir a una Educación Ambiental. El presente artículo tiene por objeto identificar y analizar qué habilidades estadísticas están siendo abordadas por los docentes de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental. A partir de una encuesta cuantitativa, participaron 92 profesores, el instrumento utilizado fue un cuestionario abordando cuestiones relacionadas a la formación docente y las habilidades enumeradas en los documentos oficiales de la educación brasileña para la Estadística. Los resultados evidencian que la Estadística Descriptiva tiene mayor énfasis en ese nivel de enseñanza, en detrimento de la realización de investigaciones.
id FURG-9_565867fa8036762c08ea9644de452445
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8878
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años inicialesEducação EstatísticaAnos iniciaisFormação Docente.A Estatística está preconizada nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, esses salientam a importância de estimular nos alunos o desenvolvimento de um processo investigativo, o qual colabora para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos cidadãos, habilidades essas que podem contribuir para uma Educação Ambiental. O presente artigo visa identificar e analisar quais habilidades Estatísticas estão sendo abordadas pelos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma pesquisa quantitativa, participaram 92 professores, o instrumento utilizado foi um questionário abordando questões relacionadas à formação docente e as habilidades elencadas nos documentos oficiais da educação brasileira para a Estatística. Os resultados evidenciam que a Estatística descritiva tem maior ênfase nesse nível de ensino, em detrimento à realização de pesquisas. Statistics are recommended in the official documents that guide Basic Education, these emphasize the importance of stimulating in students the development of an investigative process, which contributes to the development of citizens' criticality and autonomy, which skills can contribute to an Environmental Education. This article aims at identifying and analyzing what Statistics skills are being addressed by teachers in the Early Years of Elementary School. From a quantitative survey 92 teachers participated, the instrument used was a questionnaire addressing issues related to teacher education and the skills listed in the official documents of the Brazilian education for Statistics. The results evidence that Descriptive Statistics has a greater emphasis on this level of education to the detriment of research. La estadística está preconizada en los documentos oficiales que orientan la Educación Básica, estos subrayan la importancia de estimular en los alumnos el desarrollo de un proceso de investigación, el cual colabora para el desarrollo de la criticidad y autonomía de los ciudadanos, habilidades que pueden contribuir a una Educación Ambiental. El presente artículo tiene por objeto identificar y analizar qué habilidades estadísticas están siendo abordadas por los docentes de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental. A partir de una encuesta cuantitativa, participaron 92 profesores, el instrumento utilizado fue un cuestionario abordando cuestiones relacionadas a la formación docente y las habilidades enumeradas en los documentos oficiales de la educación brasileña para la Estadística. Los resultados evidencian que la Estadística Descriptiva tiene mayor énfasis en ese nivel de enseñanza, en detrimento de la realización de investigaciones.Lepidus2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/887810.14295/remea.v0i2.8878REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 61-741517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8878/5702Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVotto, Thays RodriguesSilva, Mauren Poriúncula Moreira da2019-04-17T12:15:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8878Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-04-17T12:15:20Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
title A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
spellingShingle A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
Votto, Thays Rodrigues
Educação Estatística
Anos iniciais
Formação Docente.
title_short A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
title_full A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
title_fullStr A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
title_full_unstemmed A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
title_sort A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos IniciaisThe teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial yearsLa formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
author Votto, Thays Rodrigues
author_facet Votto, Thays Rodrigues
Silva, Mauren Poriúncula Moreira da
author_role author
author2 Silva, Mauren Poriúncula Moreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Votto, Thays Rodrigues
Silva, Mauren Poriúncula Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Anos iniciais
Formação Docente.
topic Educação Estatística
Anos iniciais
Formação Docente.
description A Estatística está preconizada nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, esses salientam a importância de estimular nos alunos o desenvolvimento de um processo investigativo, o qual colabora para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos cidadãos, habilidades essas que podem contribuir para uma Educação Ambiental. O presente artigo visa identificar e analisar quais habilidades Estatísticas estão sendo abordadas pelos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma pesquisa quantitativa, participaram 92 professores, o instrumento utilizado foi um questionário abordando questões relacionadas à formação docente e as habilidades elencadas nos documentos oficiais da educação brasileira para a Estatística. Os resultados evidenciam que a Estatística descritiva tem maior ênfase nesse nível de ensino, em detrimento à realização de pesquisas. Statistics are recommended in the official documents that guide Basic Education, these emphasize the importance of stimulating in students the development of an investigative process, which contributes to the development of citizens' criticality and autonomy, which skills can contribute to an Environmental Education. This article aims at identifying and analyzing what Statistics skills are being addressed by teachers in the Early Years of Elementary School. From a quantitative survey 92 teachers participated, the instrument used was a questionnaire addressing issues related to teacher education and the skills listed in the official documents of the Brazilian education for Statistics. The results evidence that Descriptive Statistics has a greater emphasis on this level of education to the detriment of research. La estadística está preconizada en los documentos oficiales que orientan la Educación Básica, estos subrayan la importancia de estimular en los alumnos el desarrollo de un proceso de investigación, el cual colabora para el desarrollo de la criticidad y autonomía de los ciudadanos, habilidades que pueden contribuir a una Educación Ambiental. El presente artículo tiene por objeto identificar y analizar qué habilidades estadísticas están siendo abordadas por los docentes de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental. A partir de una encuesta cuantitativa, participaron 92 profesores, el instrumento utilizado fue un cuestionario abordando cuestiones relacionadas a la formación docente y las habilidades enumeradas en los documentos oficiales de la educación brasileña para la Estadística. Los resultados evidencian que la Estadística Descriptiva tiene mayor énfasis en ese nivel de enseñanza, en detrimento de la realización de investigaciones.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8878
10.14295/remea.v0i2.8878
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8878
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i2.8878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8878/5702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 61-74
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786741325824