Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321 |
Resumo: | Este artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política. |
id |
BIO-1_f695d23b0816675dee31c2447db76671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7321 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJANarrativasEducação de jovens e adultosPessoas em situação de ruaExperiênciasFotografiaEste artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/732110.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-8582525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n14reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321/pdfCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, kleyne Cristina Dornelas2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7321Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA |
title |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA |
spellingShingle |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA Souza, kleyne Cristina Dornelas Narrativas Educação de jovens e adultos Pessoas em situação de rua Experiências Fotografia |
title_short |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA |
title_full |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA |
title_fullStr |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA |
title_full_unstemmed |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA |
title_sort |
Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA |
author |
Souza, kleyne Cristina Dornelas |
author_facet |
Souza, kleyne Cristina Dornelas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, kleyne Cristina Dornelas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Educação de jovens e adultos Pessoas em situação de rua Experiências Fotografia |
topic |
Narrativas Educação de jovens e adultos Pessoas em situação de rua Experiências Fotografia |
description |
Este artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n14 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186897903616 |