Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, kleyne Cristina Dornelas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321
Resumo: Este artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política.
id BIO-1_f695d23b0816675dee31c2447db76671
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7321
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJANarrativasEducação de jovens e adultosPessoas em situação de ruaExperiênciasFotografiaEste artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/732110.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-8582525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n14reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321/pdfCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, kleyne Cristina Dornelas2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7321Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
title Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
spellingShingle Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
Souza, kleyne Cristina Dornelas
Narrativas
Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Experiências
Fotografia
title_short Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
title_full Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
title_fullStr Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
title_full_unstemmed Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
title_sort Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
author Souza, kleyne Cristina Dornelas
author_facet Souza, kleyne Cristina Dornelas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, kleyne Cristina Dornelas
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Experiências
Fotografia
topic Narrativas
Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Experiências
Fotografia
description Este artigo discute o potencial das narrativas na formação e transformação de educadores e educandos da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua. Vivenciar o processo narrativo é se deparar com as vozes e experiências em diferentes tempos e espaços e, a partir delas, se ressignificar. O trabalho tem o objetivo de apresentar as aproximações e laços nas histórias de vida dos sujeitos e da pesquisadora. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia com 20 educandos da EJA em uma escola de natureza especial do Distrito Federal (DF) que atende a pessoas em situação de rua. As entrevistas foram exploradas por meio da análise narrativa, que propiciou informações acerca das necessidades, transformações, superações e sonhos dos educandos. A combinação de histórias de vida com a educação, dando voz e visibilidade a sujeitos socialmente excluídos reverberou na vida e no fazer pedagógico da educadora/pesquisadora. O estudo aponta a importância de recuperar as histórias de vida em grupos vulneráveis, a fim de romper estigmas e reelaborar novos olhares sobre e com esses educandos, além de fomentar, nos educadores, sua responsabilidade educacional e política.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7321/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 14 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 841-858
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n14
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186897903616