Educação a curto prazo e sua influência sobre a saúde de mulheres obesas / Short term education and its influence on the health of obese women
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/781 |
Resumo: | Introdução: A obesidade é uma condição crônica que se relaciona a um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético. Se destaca como um dos maiores problemas de saúde pública, pois configura como fator de risco para mortalidade e diversas morbidades. Estima-se que 13% da população adulta mundial esteja obesa e os recentes esforços para conter essa epidemia esbarram na sua complexidade e multifatoriedade etiológica. Por isso, é certo admitir que são necessárias implicações para a definição das prioridades e estratégias de ação, especialmente no que tange a promoção da saúde dos indivíduos obesos. Objetivo: Avaliar o efeito de um programa educativo em saúde sobre variáveis antropométricas, bioquímicas e comportamentais de mulheres com obesidade tipo I e II. Metodologia: O estudo teve início após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. 43 mulheres foram inscritas para participar da pesquisa e após aplicação dos critérios de inclusão e não inclusão, 32 foram alocadas para compor dois grupos, um controle e outro experimental. Obteve-se os dados de interesse (ficha de identificação, índice de massa corporal; circunferência da cintura; concentração plasmática de colesterol, insulina, triglicerídeos, glicemia; Inventário de Ansiedade Traço/Estado; Questionário de Comportamento Alimentar e Escala de Satisfação com a Vida) nos momentos pré e pós intervenção. As atividades do Programa Educativo Para Emagrecimento eram realizadas uma vez por semana, por uma hora e abordava mudanças comportamentais, aumento do gasto calórico e reeducação alimentar, principalmente através de dinâmicas em grupo e palestras educativas. Completado dez semanas e após aplicação dos critérios de exclusão, terminaram todas as etapas, oito mulheres no grupo controle e dez no experimental. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Kolmogorov Smirnov. Para comparação entre momentos, foi utilizado o Teste t pareado. O nível de significância foi ajustado para p ? 0,05. Resultados: Foi observado que o programa educativo teve um impacto significativo nas variáveis antropométricas do grupo experimental, antes e após intervenção. Para o índice de massa corpórea a diferença média foi de 0,66 kg/m2 (IC95% 0,13 a 1,19; p = 0,01) e para a circunferência da cintura foi de 3,75 cm (IC:95% 1,72 a 5,77; p= 0,00). Com relação às variáveis antropométricas do grupo controle e as comportamentais e bioquímicas de ambos os grupos, o programa não influenciou significativamente. Conclusões: Devido ao impacto significante nos dados antropométricos obtidos, seu baixo custo, abrangência e com ações direcionadas para as reais necessidades de mulheres com obesidade, a educação em saúde pode ser um método escolhido para se atingir o sucesso terapêutico. |
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