Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Ana Clara Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Daiane Santos, Lima, Daniel Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60961
Resumo: Introdução: Definem-se diastemas como espaço ou ausência dos pontos de contatos entre dois ou mais elementos dentais contíguos na arcada dentária superior ou inferior, podendo afetar crianças e adultos. Sua etiologia possui um caráter multifatorial, podendo interferir na função e na fonação do paciente. Atualmente, encontra-se diferentes possibilidades para realizar a reparação dos espaços interdentais. Objetivo: Dissertar sobre o diastema, abordando a etiologia, o diagnóstico e as possíveis formas de tratamento, enfatizando o tratamento ortodôntico. Metodologia: O presente estudo foi elaborado a   partir de uma revisão da literatura nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e BVS, por artigos científicos descritos na língua portuguesa e inglesa no período entre 2018 e 2023. Discussão: As abordagens em planejamentos de casos clínicos estéticos ou funcionais para os diastemas, envolvem uso do aparelho ortodôntico, em sua maioria, principalmente em casos que são necessários ajuste de oclusão. Nota-se que ao longo dos anos, a ortodontia continua como tratamento de eleição, o que evidencia sua eficácia e longevidade. Independente da conduta escolhida pelo profissional, faz-se necessário uso de modelos de estudo, programas seguros que realizem medidas com precisão para melhor previsão do resultado final. Conclusão: Cabe aos profissionais selecionar as melhores opções de tratamento para os pacientes por meio de planejamento multidisciplinar, analisando a especificidade do indivíduo, a etiologia das lacunas e se estão relacionadas a anormalidades, de forma a promover resultados satisfatórios e duradouros.
id BJRH-0_05295f7c45b4e194c7bf75c99d31789f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60961
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literaturadiastemaodontologiaoclusãoortodontiatratamentoIntrodução: Definem-se diastemas como espaço ou ausência dos pontos de contatos entre dois ou mais elementos dentais contíguos na arcada dentária superior ou inferior, podendo afetar crianças e adultos. Sua etiologia possui um caráter multifatorial, podendo interferir na função e na fonação do paciente. Atualmente, encontra-se diferentes possibilidades para realizar a reparação dos espaços interdentais. Objetivo: Dissertar sobre o diastema, abordando a etiologia, o diagnóstico e as possíveis formas de tratamento, enfatizando o tratamento ortodôntico. Metodologia: O presente estudo foi elaborado a   partir de uma revisão da literatura nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e BVS, por artigos científicos descritos na língua portuguesa e inglesa no período entre 2018 e 2023. Discussão: As abordagens em planejamentos de casos clínicos estéticos ou funcionais para os diastemas, envolvem uso do aparelho ortodôntico, em sua maioria, principalmente em casos que são necessários ajuste de oclusão. Nota-se que ao longo dos anos, a ortodontia continua como tratamento de eleição, o que evidencia sua eficácia e longevidade. Independente da conduta escolhida pelo profissional, faz-se necessário uso de modelos de estudo, programas seguros que realizem medidas com precisão para melhor previsão do resultado final. Conclusão: Cabe aos profissionais selecionar as melhores opções de tratamento para os pacientes por meio de planejamento multidisciplinar, analisando a especificidade do indivíduo, a etiologia das lacunas e se estão relacionadas a anormalidades, de forma a promover resultados satisfatórios e duradouros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6096110.34119/bjhrv6n3-400Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13510-13520Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13510-13520Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13510-135202595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60961/43996Esteves, Ana Clara PinheiroCarvalho, Daiane SantosLima, Daniel Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T14:00:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60961Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-26T14:00:36Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
title Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
spellingShingle Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
Esteves, Ana Clara Pinheiro
diastema
odontologia
oclusão
ortodontia
tratamento
title_short Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
title_full Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
title_fullStr Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
title_full_unstemmed Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
title_sort Tratamento ortodôntico associado ao fechamento de diastema: revisão de literatura
author Esteves, Ana Clara Pinheiro
author_facet Esteves, Ana Clara Pinheiro
Carvalho, Daiane Santos
Lima, Daniel Ferraz
author_role author
author2 Carvalho, Daiane Santos
Lima, Daniel Ferraz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Ana Clara Pinheiro
Carvalho, Daiane Santos
Lima, Daniel Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv diastema
odontologia
oclusão
ortodontia
tratamento
topic diastema
odontologia
oclusão
ortodontia
tratamento
description Introdução: Definem-se diastemas como espaço ou ausência dos pontos de contatos entre dois ou mais elementos dentais contíguos na arcada dentária superior ou inferior, podendo afetar crianças e adultos. Sua etiologia possui um caráter multifatorial, podendo interferir na função e na fonação do paciente. Atualmente, encontra-se diferentes possibilidades para realizar a reparação dos espaços interdentais. Objetivo: Dissertar sobre o diastema, abordando a etiologia, o diagnóstico e as possíveis formas de tratamento, enfatizando o tratamento ortodôntico. Metodologia: O presente estudo foi elaborado a   partir de uma revisão da literatura nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e BVS, por artigos científicos descritos na língua portuguesa e inglesa no período entre 2018 e 2023. Discussão: As abordagens em planejamentos de casos clínicos estéticos ou funcionais para os diastemas, envolvem uso do aparelho ortodôntico, em sua maioria, principalmente em casos que são necessários ajuste de oclusão. Nota-se que ao longo dos anos, a ortodontia continua como tratamento de eleição, o que evidencia sua eficácia e longevidade. Independente da conduta escolhida pelo profissional, faz-se necessário uso de modelos de estudo, programas seguros que realizem medidas com precisão para melhor previsão do resultado final. Conclusão: Cabe aos profissionais selecionar as melhores opções de tratamento para os pacientes por meio de planejamento multidisciplinar, analisando a especificidade do indivíduo, a etiologia das lacunas e se estão relacionadas a anormalidades, de forma a promover resultados satisfatórios e duradouros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60961
10.34119/bjhrv6n3-400
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60961
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60961/43996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13510-13520
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13510-13520
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13510-13520
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240031391252480