Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Jurandir Xavier de Sá
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Araújo, Caroline Barbosa, de Sousa, Geovana Andressa Mendes, Oliveira, Isabella Carvalho, Barbosa, Kelly Maria Pereira, Magalhães, Fernando Augusto Cintra, Chaves, Marcelo Donizetti, Costa, Perpétua do Socorro Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência de monitores da disciplina Citologia e Histologia e Patologia Humana, descrevendo as implicações das primeiras práticas de ensino no ambiente online. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos autores, na oportunidade dos encontros realizados para a monitoria da disciplina de Citologia e Histologia e Patologia Humana. As experiências descritas foram vivenciadas por acadêmicos, de diferentes períodos, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, durante os semestres letivos de 2020.2 e 2021.1, na universidade em questão. A monitoria foi desenvolvida por 6 monitores: 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Resultados: Cada monitor ficou encarregado de um grupo de alunos, onde poderiam desenvolver as atividades utilizando as ferramentas e metodologias de sua preferência. Assim, os monitores buscaram estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos. Isso também propiciou um ambiente de construção coletiva do processo ensino-aprendizagem, onde os alunos foram encarregados de assumir o papel ativo no processo. A plataforma Google Meet e as extensões do Google foram as ferramentas mais utilizadas pela facilidade de manejo. A participação ativa dos alunos no desenvolvimento da monitoria foi de fundamental importância para que se sentissem parte integrante do processo. Desse modo. os alunos tornaram-se participativos e responsáveis por assumir o papel central em seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Pode-se concluir a importância do programa de monitoria para o entendimento do conteúdo. Além disso, especialmente nesse momento de ensino remoto, a monitoria foi fundamental para o melhor desenvolvimento das disciplinas.
id BJRH-0_0e22d003ef07633041abf141a9c489dc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44874
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience reportmonitoriaenfermagemcitologia e histologiapatologia.Objetivo: Relatar a experiência de monitores da disciplina Citologia e Histologia e Patologia Humana, descrevendo as implicações das primeiras práticas de ensino no ambiente online. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos autores, na oportunidade dos encontros realizados para a monitoria da disciplina de Citologia e Histologia e Patologia Humana. As experiências descritas foram vivenciadas por acadêmicos, de diferentes períodos, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, durante os semestres letivos de 2020.2 e 2021.1, na universidade em questão. A monitoria foi desenvolvida por 6 monitores: 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Resultados: Cada monitor ficou encarregado de um grupo de alunos, onde poderiam desenvolver as atividades utilizando as ferramentas e metodologias de sua preferência. Assim, os monitores buscaram estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos. Isso também propiciou um ambiente de construção coletiva do processo ensino-aprendizagem, onde os alunos foram encarregados de assumir o papel ativo no processo. A plataforma Google Meet e as extensões do Google foram as ferramentas mais utilizadas pela facilidade de manejo. A participação ativa dos alunos no desenvolvimento da monitoria foi de fundamental importância para que se sentissem parte integrante do processo. Desse modo. os alunos tornaram-se participativos e responsáveis por assumir o papel central em seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Pode-se concluir a importância do programa de monitoria para o entendimento do conteúdo. Além disso, especialmente nesse momento de ensino remoto, a monitoria foi fundamental para o melhor desenvolvimento das disciplinas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4487410.34119/bjhrv5n2-019Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 2 (2022); 4235-4243Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 2 (2022); 4235-42432595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Jurandir Xavier de Sáde Araújo, Caroline Barbosade Sousa, Geovana Andressa MendesOliveira, Isabella CarvalhoBarbosa, Kelly Maria PereiraMagalhães, Fernando Augusto CintraChaves, Marcelo DonizettiCosta, Perpétua do Socorro Silva2022-05-02T19:43:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44874Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-02T19:43:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
title Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
spellingShingle Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
Junior, Jurandir Xavier de Sá
monitoria
enfermagem
citologia e histologia
patologia.
title_short Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_full Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_fullStr Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_full_unstemmed Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_sort Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
author Junior, Jurandir Xavier de Sá
author_facet Junior, Jurandir Xavier de Sá
de Araújo, Caroline Barbosa
de Sousa, Geovana Andressa Mendes
Oliveira, Isabella Carvalho
Barbosa, Kelly Maria Pereira
Magalhães, Fernando Augusto Cintra
Chaves, Marcelo Donizetti
Costa, Perpétua do Socorro Silva
author_role author
author2 de Araújo, Caroline Barbosa
de Sousa, Geovana Andressa Mendes
Oliveira, Isabella Carvalho
Barbosa, Kelly Maria Pereira
Magalhães, Fernando Augusto Cintra
Chaves, Marcelo Donizetti
Costa, Perpétua do Socorro Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Jurandir Xavier de Sá
de Araújo, Caroline Barbosa
de Sousa, Geovana Andressa Mendes
Oliveira, Isabella Carvalho
Barbosa, Kelly Maria Pereira
Magalhães, Fernando Augusto Cintra
Chaves, Marcelo Donizetti
Costa, Perpétua do Socorro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv monitoria
enfermagem
citologia e histologia
patologia.
topic monitoria
enfermagem
citologia e histologia
patologia.
description Objetivo: Relatar a experiência de monitores da disciplina Citologia e Histologia e Patologia Humana, descrevendo as implicações das primeiras práticas de ensino no ambiente online. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos autores, na oportunidade dos encontros realizados para a monitoria da disciplina de Citologia e Histologia e Patologia Humana. As experiências descritas foram vivenciadas por acadêmicos, de diferentes períodos, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, durante os semestres letivos de 2020.2 e 2021.1, na universidade em questão. A monitoria foi desenvolvida por 6 monitores: 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Resultados: Cada monitor ficou encarregado de um grupo de alunos, onde poderiam desenvolver as atividades utilizando as ferramentas e metodologias de sua preferência. Assim, os monitores buscaram estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos. Isso também propiciou um ambiente de construção coletiva do processo ensino-aprendizagem, onde os alunos foram encarregados de assumir o papel ativo no processo. A plataforma Google Meet e as extensões do Google foram as ferramentas mais utilizadas pela facilidade de manejo. A participação ativa dos alunos no desenvolvimento da monitoria foi de fundamental importância para que se sentissem parte integrante do processo. Desse modo. os alunos tornaram-se participativos e responsáveis por assumir o papel central em seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Pode-se concluir a importância do programa de monitoria para o entendimento do conteúdo. Além disso, especialmente nesse momento de ensino remoto, a monitoria foi fundamental para o melhor desenvolvimento das disciplinas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874
10.34119/bjhrv5n2-019
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n2-019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 2 (2022); 4235-4243
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 2 (2022); 4235-4243
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240072884453376