Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência de monitores da disciplina Citologia e Histologia e Patologia Humana, descrevendo as implicações das primeiras práticas de ensino no ambiente online. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos autores, na oportunidade dos encontros realizados para a monitoria da disciplina de Citologia e Histologia e Patologia Humana. As experiências descritas foram vivenciadas por acadêmicos, de diferentes períodos, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, durante os semestres letivos de 2020.2 e 2021.1, na universidade em questão. A monitoria foi desenvolvida por 6 monitores: 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Resultados: Cada monitor ficou encarregado de um grupo de alunos, onde poderiam desenvolver as atividades utilizando as ferramentas e metodologias de sua preferência. Assim, os monitores buscaram estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos. Isso também propiciou um ambiente de construção coletiva do processo ensino-aprendizagem, onde os alunos foram encarregados de assumir o papel ativo no processo. A plataforma Google Meet e as extensões do Google foram as ferramentas mais utilizadas pela facilidade de manejo. A participação ativa dos alunos no desenvolvimento da monitoria foi de fundamental importância para que se sentissem parte integrante do processo. Desse modo. os alunos tornaram-se participativos e responsáveis por assumir o papel central em seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Pode-se concluir a importância do programa de monitoria para o entendimento do conteúdo. Além disso, especialmente nesse momento de ensino remoto, a monitoria foi fundamental para o melhor desenvolvimento das disciplinas. |
id |
BJRH-0_0e22d003ef07633041abf141a9c489dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44874 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience reportmonitoriaenfermagemcitologia e histologiapatologia.Objetivo: Relatar a experiência de monitores da disciplina Citologia e Histologia e Patologia Humana, descrevendo as implicações das primeiras práticas de ensino no ambiente online. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos autores, na oportunidade dos encontros realizados para a monitoria da disciplina de Citologia e Histologia e Patologia Humana. As experiências descritas foram vivenciadas por acadêmicos, de diferentes períodos, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, durante os semestres letivos de 2020.2 e 2021.1, na universidade em questão. A monitoria foi desenvolvida por 6 monitores: 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Resultados: Cada monitor ficou encarregado de um grupo de alunos, onde poderiam desenvolver as atividades utilizando as ferramentas e metodologias de sua preferência. Assim, os monitores buscaram estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos. Isso também propiciou um ambiente de construção coletiva do processo ensino-aprendizagem, onde os alunos foram encarregados de assumir o papel ativo no processo. A plataforma Google Meet e as extensões do Google foram as ferramentas mais utilizadas pela facilidade de manejo. A participação ativa dos alunos no desenvolvimento da monitoria foi de fundamental importância para que se sentissem parte integrante do processo. Desse modo. os alunos tornaram-se participativos e responsáveis por assumir o papel central em seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Pode-se concluir a importância do programa de monitoria para o entendimento do conteúdo. Além disso, especialmente nesse momento de ensino remoto, a monitoria foi fundamental para o melhor desenvolvimento das disciplinas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4487410.34119/bjhrv5n2-019Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 2 (2022); 4235-4243Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 2 (2022); 4235-42432595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Jurandir Xavier de Sáde Araújo, Caroline Barbosade Sousa, Geovana Andressa MendesOliveira, Isabella CarvalhoBarbosa, Kelly Maria PereiraMagalhães, Fernando Augusto CintraChaves, Marcelo DonizettiCosta, Perpétua do Socorro Silva2022-05-02T19:43:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44874Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-02T19:43:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report |
spellingShingle |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report Junior, Jurandir Xavier de Sá monitoria enfermagem citologia e histologia patologia. |
title_short |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_full |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_fullStr |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_full_unstemmed |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_sort |
Monitoria acadêmica de citologia e histologia e patologia humana no curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência / Academic monitoring of cytology and histology and human pathology in the nursing course during the COVID-19 pandemic: an experience report |
author |
Junior, Jurandir Xavier de Sá |
author_facet |
Junior, Jurandir Xavier de Sá de Araújo, Caroline Barbosa de Sousa, Geovana Andressa Mendes Oliveira, Isabella Carvalho Barbosa, Kelly Maria Pereira Magalhães, Fernando Augusto Cintra Chaves, Marcelo Donizetti Costa, Perpétua do Socorro Silva |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo, Caroline Barbosa de Sousa, Geovana Andressa Mendes Oliveira, Isabella Carvalho Barbosa, Kelly Maria Pereira Magalhães, Fernando Augusto Cintra Chaves, Marcelo Donizetti Costa, Perpétua do Socorro Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Jurandir Xavier de Sá de Araújo, Caroline Barbosa de Sousa, Geovana Andressa Mendes Oliveira, Isabella Carvalho Barbosa, Kelly Maria Pereira Magalhães, Fernando Augusto Cintra Chaves, Marcelo Donizetti Costa, Perpétua do Socorro Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
monitoria enfermagem citologia e histologia patologia. |
topic |
monitoria enfermagem citologia e histologia patologia. |
description |
Objetivo: Relatar a experiência de monitores da disciplina Citologia e Histologia e Patologia Humana, descrevendo as implicações das primeiras práticas de ensino no ambiente online. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos autores, na oportunidade dos encontros realizados para a monitoria da disciplina de Citologia e Histologia e Patologia Humana. As experiências descritas foram vivenciadas por acadêmicos, de diferentes períodos, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, durante os semestres letivos de 2020.2 e 2021.1, na universidade em questão. A monitoria foi desenvolvida por 6 monitores: 4 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Resultados: Cada monitor ficou encarregado de um grupo de alunos, onde poderiam desenvolver as atividades utilizando as ferramentas e metodologias de sua preferência. Assim, os monitores buscaram estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos. Isso também propiciou um ambiente de construção coletiva do processo ensino-aprendizagem, onde os alunos foram encarregados de assumir o papel ativo no processo. A plataforma Google Meet e as extensões do Google foram as ferramentas mais utilizadas pela facilidade de manejo. A participação ativa dos alunos no desenvolvimento da monitoria foi de fundamental importância para que se sentissem parte integrante do processo. Desse modo. os alunos tornaram-se participativos e responsáveis por assumir o papel central em seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Pode-se concluir a importância do programa de monitoria para o entendimento do conteúdo. Além disso, especialmente nesse momento de ensino remoto, a monitoria foi fundamental para o melhor desenvolvimento das disciplinas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874 10.34119/bjhrv5n2-019 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n2-019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44874/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 2 (2022); 4235-4243 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 2 (2022); 4235-4243 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240072884453376 |