A gestão do conhecimento no serviço aeromédico / Knowledge management in the aeromedic service

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Gonçalves da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Vânia Paula de, Elias, André Alves, Marchetti, Maria Eduarda Becho Arger, Ferreira, Flávio Lopes, Maria, Thais Campos, Ziviani, Fabrício, Filho, Armando Sergio de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42773
Resumo: O transporte aeromédico teve início como uma modalidade de resgate aéreo de soldados feridos, desde a Guerra Franco-Prussiana, por meio de balões. Com o desenvolvimento bélico, a medicina de guerra teve que se adaptar e evoluir em parâmetros de adequação à equação gravidade e necessidade de transporte imediato para longas distâncias em curto prazo de tempo. Essa modalidade de transporte de pacientes criticamente enfermos se estendeu para a população civil. Atualmente, conta com equipe médica composta por médicos e enfermeiros capacitados e com experiência em atendimento pré-hospitalar, de urgência e emergência, além de tais profissionais terem a necessidade de constante atualização e de um processo sistemático de educação continuada ou permanente. O presente trabalho visa apresentar a necessidade da Gestão do Conhecimento na capacitação da equipe médica em um serviço de transporte aeromédico. A justificativa se baseia na Portaria nº1863 de 2003 do Ministério da Saúde, que regulamenta a educação continuada da equipe de atendimento à urgência. Esse trabalho justifica-se pela necessidade de compreender a influência da Gestão do Conhecimento para que haja essa capacitação. Este estudo trata de uma revisão de literatura referente à gestão do conhecimento nos serviços de transporte aeromédicos. O resultado esperado é a garantia da prática de atividades baseadas nas referências técnicas-científicas.
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