Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, David Manuel Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53178
Resumo: Enquadramento: A pandemia constituiu-se como um desafio mundial para a educação em enfermagem. Objetivo: mapear a produção científica na área da educação em enfermagem durante a situação pandémica por COVID-19. Metodologia: Revisão scoping. Pesquisa efetuada em março de 2022 nas bases de dados Cinahl e Medline. A estratégia de pesquisa foi: “Education AND Nursing AND Pandemic”. Resultados: foram identificados 32 artigos, a maioria publicados no ano de 2021 e o país onde se desenvolveram mais estudos foi no EUA. Identificaram-se três categorias: e-learning, inovação e dimensão socio-emocional. As dificuldades relativas ao ensino à distância foram significativas criando desigualdades de acesso.  Conclusão: A pandemia implicou mudanças na educação em enfermagem como forma de dar resposta ao cumprimento do isolamento profilático e à interrupção abrupta dos estágios. No global nem docentes nem estudantes estavam preparados, a adaptação às novas tecnologias e a pedagogias interativas nem sempre correu favoravelmente. A saúde mental sofreu perturbações em alguns casos com aumento da ansiedade, medo e stress. A imagem social da enfermagem saiu fortalecida no pós-pandemia.
id BJRH-0_1345a0d23e0402e47644d96f8f4a9b30
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53178
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look educaçãoenfermagempandemiaEnquadramento: A pandemia constituiu-se como um desafio mundial para a educação em enfermagem. Objetivo: mapear a produção científica na área da educação em enfermagem durante a situação pandémica por COVID-19. Metodologia: Revisão scoping. Pesquisa efetuada em março de 2022 nas bases de dados Cinahl e Medline. A estratégia de pesquisa foi: “Education AND Nursing AND Pandemic”. Resultados: foram identificados 32 artigos, a maioria publicados no ano de 2021 e o país onde se desenvolveram mais estudos foi no EUA. Identificaram-se três categorias: e-learning, inovação e dimensão socio-emocional. As dificuldades relativas ao ensino à distância foram significativas criando desigualdades de acesso.  Conclusão: A pandemia implicou mudanças na educação em enfermagem como forma de dar resposta ao cumprimento do isolamento profilático e à interrupção abrupta dos estágios. No global nem docentes nem estudantes estavam preparados, a adaptação às novas tecnologias e a pedagogias interativas nem sempre correu favoravelmente. A saúde mental sofreu perturbações em alguns casos com aumento da ansiedade, medo e stress. A imagem social da enfermagem saiu fortalecida no pós-pandemia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5317810.34119/bjhrv5n5-250Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 20930-20942Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 20930-209422595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53178/39565Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maria Cristina Queiroz VazRodrigues, David Manuel Fonseca2022-10-17T12:32:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53178Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-10-17T12:32:40Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
title Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
spellingShingle Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
educação
enfermagem
pandemia
title_short Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
title_full Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
title_fullStr Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
title_full_unstemmed Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
title_sort Educação em enfermagem e pandemia: um olhar retrospectivo : Nursing education and pandemic: a retrospective look
author Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
author_facet Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
Rodrigues, David Manuel Fonseca
author_role author
author2 Rodrigues, David Manuel Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
Rodrigues, David Manuel Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv educação
enfermagem
pandemia
topic educação
enfermagem
pandemia
description Enquadramento: A pandemia constituiu-se como um desafio mundial para a educação em enfermagem. Objetivo: mapear a produção científica na área da educação em enfermagem durante a situação pandémica por COVID-19. Metodologia: Revisão scoping. Pesquisa efetuada em março de 2022 nas bases de dados Cinahl e Medline. A estratégia de pesquisa foi: “Education AND Nursing AND Pandemic”. Resultados: foram identificados 32 artigos, a maioria publicados no ano de 2021 e o país onde se desenvolveram mais estudos foi no EUA. Identificaram-se três categorias: e-learning, inovação e dimensão socio-emocional. As dificuldades relativas ao ensino à distância foram significativas criando desigualdades de acesso.  Conclusão: A pandemia implicou mudanças na educação em enfermagem como forma de dar resposta ao cumprimento do isolamento profilático e à interrupção abrupta dos estágios. No global nem docentes nem estudantes estavam preparados, a adaptação às novas tecnologias e a pedagogias interativas nem sempre correu favoravelmente. A saúde mental sofreu perturbações em alguns casos com aumento da ansiedade, medo e stress. A imagem social da enfermagem saiu fortalecida no pós-pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53178
10.34119/bjhrv5n5-250
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53178
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n5-250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53178/39565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 20930-20942
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 20930-20942
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240078998700032