Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Façanha, Carolina de Almeida, Parente, Matheus Vinícius Mourão, Gomes, Sâmilly Campos, Anijar, Victória Haya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474
Resumo: Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, realizada no Módulo Interação em Saúde na Comunidade, pelos discentes do  3º período do Centro Universitário do Pará (CESUPA) do curso de Medicina. Foi aplicado a metodologia ativa TBL (Team Based Learning) com o objetivo de auxiliar no aprendizado sobre Pacto Pela Saúde. Tal dinâmica foi o método de escolha devido a sua dinâmica e possibilidade de maior engajamento estudantil na temática, possibilitando o desenvolvimento da autonomia, o lado crítico e reflexivo do aluno, bem como a interação entre os discentes, materializando-se como uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. A atividade contou com a participação de 20 acadêmicos, correspondendo a aproximadamente 25% dos alunos matriculados no referido período. A atividade foi conduzida por três alunos que elaboraram um questionário escrito e oral com 07 questões de múltipla escolha. Inicialmente os estudantes responderam individualmente o questionário na forma escrita e depois em grupo, verbalizando suas respostas após consenso da maioria. Ao final, pode-se concluir que o objetivo foi alcançado, 17 alunos afirmaram que compreenderam melhor o assunto abordado, demonstrando que o TBL é uma metodologia ativa que pode facilitar diversos assuntos, especialmente os que apresentam maior complexidade.
id BJRH-0_17a1d770b0b3021bd28acd9000075a7c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29474
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicinetendências pedagógicasmetodologias ativastbl (team based learning)educaçãoensino superior.Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, realizada no Módulo Interação em Saúde na Comunidade, pelos discentes do  3º período do Centro Universitário do Pará (CESUPA) do curso de Medicina. Foi aplicado a metodologia ativa TBL (Team Based Learning) com o objetivo de auxiliar no aprendizado sobre Pacto Pela Saúde. Tal dinâmica foi o método de escolha devido a sua dinâmica e possibilidade de maior engajamento estudantil na temática, possibilitando o desenvolvimento da autonomia, o lado crítico e reflexivo do aluno, bem como a interação entre os discentes, materializando-se como uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. A atividade contou com a participação de 20 acadêmicos, correspondendo a aproximadamente 25% dos alunos matriculados no referido período. A atividade foi conduzida por três alunos que elaboraram um questionário escrito e oral com 07 questões de múltipla escolha. Inicialmente os estudantes responderam individualmente o questionário na forma escrita e depois em grupo, verbalizando suas respostas após consenso da maioria. Ao final, pode-se concluir que o objetivo foi alcançado, 17 alunos afirmaram que compreenderam melhor o assunto abordado, demonstrando que o TBL é uma metodologia ativa que pode facilitar diversos assuntos, especialmente os que apresentam maior complexidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2947410.34119/bjhrv4n3-045Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10136-10142Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10136-101422595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474/23252Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso deFaçanha, Carolina de AlmeidaParente, Matheus Vinícius MourãoGomes, Sâmilly CamposAnijar, Victória Haya2021-07-01T20:07:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29474Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:11Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
title Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
spellingShingle Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de
tendências pedagógicas
metodologias ativas
tbl (team based learning)
educação
ensino superior.
title_short Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
title_full Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
title_fullStr Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
title_full_unstemmed Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
title_sort Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
author Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de
author_facet Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de
Façanha, Carolina de Almeida
Parente, Matheus Vinícius Mourão
Gomes, Sâmilly Campos
Anijar, Victória Haya
author_role author
author2 Façanha, Carolina de Almeida
Parente, Matheus Vinícius Mourão
Gomes, Sâmilly Campos
Anijar, Victória Haya
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de
Façanha, Carolina de Almeida
Parente, Matheus Vinícius Mourão
Gomes, Sâmilly Campos
Anijar, Victória Haya
dc.subject.por.fl_str_mv tendências pedagógicas
metodologias ativas
tbl (team based learning)
educação
ensino superior.
topic tendências pedagógicas
metodologias ativas
tbl (team based learning)
educação
ensino superior.
description Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, realizada no Módulo Interação em Saúde na Comunidade, pelos discentes do  3º período do Centro Universitário do Pará (CESUPA) do curso de Medicina. Foi aplicado a metodologia ativa TBL (Team Based Learning) com o objetivo de auxiliar no aprendizado sobre Pacto Pela Saúde. Tal dinâmica foi o método de escolha devido a sua dinâmica e possibilidade de maior engajamento estudantil na temática, possibilitando o desenvolvimento da autonomia, o lado crítico e reflexivo do aluno, bem como a interação entre os discentes, materializando-se como uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. A atividade contou com a participação de 20 acadêmicos, correspondendo a aproximadamente 25% dos alunos matriculados no referido período. A atividade foi conduzida por três alunos que elaboraram um questionário escrito e oral com 07 questões de múltipla escolha. Inicialmente os estudantes responderam individualmente o questionário na forma escrita e depois em grupo, verbalizando suas respostas após consenso da maioria. Ao final, pode-se concluir que o objetivo foi alcançado, 17 alunos afirmaram que compreenderam melhor o assunto abordado, demonstrando que o TBL é uma metodologia ativa que pode facilitar diversos assuntos, especialmente os que apresentam maior complexidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474
10.34119/bjhrv4n3-045
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n3-045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474/23252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10136-10142
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10136-10142
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240062593728512