Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, realizada no Módulo Interação em Saúde na Comunidade, pelos discentes do 3º período do Centro Universitário do Pará (CESUPA) do curso de Medicina. Foi aplicado a metodologia ativa TBL (Team Based Learning) com o objetivo de auxiliar no aprendizado sobre Pacto Pela Saúde. Tal dinâmica foi o método de escolha devido a sua dinâmica e possibilidade de maior engajamento estudantil na temática, possibilitando o desenvolvimento da autonomia, o lado crítico e reflexivo do aluno, bem como a interação entre os discentes, materializando-se como uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. A atividade contou com a participação de 20 acadêmicos, correspondendo a aproximadamente 25% dos alunos matriculados no referido período. A atividade foi conduzida por três alunos que elaboraram um questionário escrito e oral com 07 questões de múltipla escolha. Inicialmente os estudantes responderam individualmente o questionário na forma escrita e depois em grupo, verbalizando suas respostas após consenso da maioria. Ao final, pode-se concluir que o objetivo foi alcançado, 17 alunos afirmaram que compreenderam melhor o assunto abordado, demonstrando que o TBL é uma metodologia ativa que pode facilitar diversos assuntos, especialmente os que apresentam maior complexidade. |
id |
BJRH-0_17a1d770b0b3021bd28acd9000075a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29474 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicinetendências pedagógicasmetodologias ativastbl (team based learning)educaçãoensino superior.Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, realizada no Módulo Interação em Saúde na Comunidade, pelos discentes do 3º período do Centro Universitário do Pará (CESUPA) do curso de Medicina. Foi aplicado a metodologia ativa TBL (Team Based Learning) com o objetivo de auxiliar no aprendizado sobre Pacto Pela Saúde. Tal dinâmica foi o método de escolha devido a sua dinâmica e possibilidade de maior engajamento estudantil na temática, possibilitando o desenvolvimento da autonomia, o lado crítico e reflexivo do aluno, bem como a interação entre os discentes, materializando-se como uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. A atividade contou com a participação de 20 acadêmicos, correspondendo a aproximadamente 25% dos alunos matriculados no referido período. A atividade foi conduzida por três alunos que elaboraram um questionário escrito e oral com 07 questões de múltipla escolha. Inicialmente os estudantes responderam individualmente o questionário na forma escrita e depois em grupo, verbalizando suas respostas após consenso da maioria. Ao final, pode-se concluir que o objetivo foi alcançado, 17 alunos afirmaram que compreenderam melhor o assunto abordado, demonstrando que o TBL é uma metodologia ativa que pode facilitar diversos assuntos, especialmente os que apresentam maior complexidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2947410.34119/bjhrv4n3-045Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10136-10142Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10136-101422595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474/23252Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso deFaçanha, Carolina de AlmeidaParente, Matheus Vinícius MourãoGomes, Sâmilly CamposAnijar, Victória Haya2021-07-01T20:07:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29474Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:11Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine |
title |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine |
spellingShingle |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de tendências pedagógicas metodologias ativas tbl (team based learning) educação ensino superior. |
title_short |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine |
title_full |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine |
title_fullStr |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine |
title_full_unstemmed |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine |
title_sort |
Team-Based Learning (TBL) como estratégia para o Estudo do Pacto pela Saúde: Relato de experiência na Graduação em Medicina / Team-Based Learning (TBL) as a Strategy for the Study of the Pact for Health: Report of an Experience in Undergraduate Medicine |
author |
Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de |
author_facet |
Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de Façanha, Carolina de Almeida Parente, Matheus Vinícius Mourão Gomes, Sâmilly Campos Anijar, Victória Haya |
author_role |
author |
author2 |
Façanha, Carolina de Almeida Parente, Matheus Vinícius Mourão Gomes, Sâmilly Campos Anijar, Victória Haya |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de Façanha, Carolina de Almeida Parente, Matheus Vinícius Mourão Gomes, Sâmilly Campos Anijar, Victória Haya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tendências pedagógicas metodologias ativas tbl (team based learning) educação ensino superior. |
topic |
tendências pedagógicas metodologias ativas tbl (team based learning) educação ensino superior. |
description |
Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, realizada no Módulo Interação em Saúde na Comunidade, pelos discentes do 3º período do Centro Universitário do Pará (CESUPA) do curso de Medicina. Foi aplicado a metodologia ativa TBL (Team Based Learning) com o objetivo de auxiliar no aprendizado sobre Pacto Pela Saúde. Tal dinâmica foi o método de escolha devido a sua dinâmica e possibilidade de maior engajamento estudantil na temática, possibilitando o desenvolvimento da autonomia, o lado crítico e reflexivo do aluno, bem como a interação entre os discentes, materializando-se como uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. A atividade contou com a participação de 20 acadêmicos, correspondendo a aproximadamente 25% dos alunos matriculados no referido período. A atividade foi conduzida por três alunos que elaboraram um questionário escrito e oral com 07 questões de múltipla escolha. Inicialmente os estudantes responderam individualmente o questionário na forma escrita e depois em grupo, verbalizando suas respostas após consenso da maioria. Ao final, pode-se concluir que o objetivo foi alcançado, 17 alunos afirmaram que compreenderam melhor o assunto abordado, demonstrando que o TBL é uma metodologia ativa que pode facilitar diversos assuntos, especialmente os que apresentam maior complexidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474 10.34119/bjhrv4n3-045 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n3-045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29474/23252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10136-10142 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10136-10142 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240062593728512 |