O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1256
Resumo: A presente dissertação, inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, teve por objetivo geral avaliar as contribuições do uso da metodologia ativa de aprendizagem Team-Based Learning (TBL), aliada ao aplicativo TBL Active, para aprendizagem de conceitos básicos de Contabilidade no Curso Técnico em Administração. A base teórica para discutir a metodologia TBL amparou-se nos autores Berbel, Bollela, Krug et al e Michaelsen; para discutir a aprendizagem experiencial, o respaldo esteve nos autores Krakauer, Pepler, Peterson e Pimentel; e os fundamentos das metodologias ativas e tecnologias pautaram-se nos autores Coll e Monereo, Dewey, Moran e Valente. A pesquisa quali-quantitativa, do tipo intervenção, foi realizada em uma turma de 40 estudantes da disciplina de Processos Operacionais Contábeis, do Curso Técnico em Administração, em uma escola pública de uma cidade de pequeno porte, no interior de São Paulo. A coleta de dados envolveu observação durante todo o processo de intervenção; além de entrevista com o docente e questionários para os discentes. A entrevista diagnóstica com o docente visou identificar os métodos utilizados por ele no processo de ensino; e entrevista ao final da intervenção visou avaliar suas percepções quanto à metodologia empregada e os resultados alcançados. Aos estudantes foram aplicados questionários com objetivos diversos, sendo o inicial para verificar o perfil de cada um. Durante a intervenção, para obter dados pertinentes ao processo de construção da aprendizagem, um mesmo questionário teve duas aplicações: a individual, no início da atividade, para verificar a aprendizagem de cada estudante acerca do conteúdo trabalhado, e outra para discussão do mesmo questionário e resolução por consenso da equipe formada; sendo todas as respostas analisadas pelos documentos gerados pelo TBL Active. Ao final da intervenção foram aplicados, de forma online, um questionário para verificar a percepção da aprendizagem individual e por equipe; e outro para analisar a vivência dos discentes no processo de aprendizagem dos conceitos pertencentes ao conteúdo de Contabilidade, com uso do TBL. Todos os dados coletados foram analisados a partir das seguintes categorias: aprendizagem experiencial da Contabilidade; aprendizagem colaborativa em equipe; e validação do TBL. Os resultados evidenciaram que ocorreu uma aprendizagem experiencial da Contabilidade e houve um índice crescente de acertos ao comparar respostas individuais e em equipe. O docente relatou que a intervenção aplicada alcançou resultados superiores aos de outros métodos. Dos discentes, 81,5% concordaram totalmente que o trabalho em equipe proporcionou a aprendizagem colaborativa e 85,2% concordaram que o uso da tecnologia em sala proporcionou facilidade e praticidade às aulas. O TBL foi validado por discentes e docente que destacou sua pretensão em usá-lo novamente e ressaltou que a metodologia propiciou a participação ativa e a aprendizagem significativa do conteúdo.
id UOES_aedac429f9467f6cd3e6ccf6828b996a
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1256
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em AdministraçãoThe use of Team-Based Learning (TBL) methodology: perceptions about learning accounting learning in Administration Technical CourseMetodologia ativaTeam-based learningTBL ActiveContabilidadeEnsino técnicoActive methodologyTeam-based learningTBL ActiveAccountancyTechnical TeachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação, inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, teve por objetivo geral avaliar as contribuições do uso da metodologia ativa de aprendizagem Team-Based Learning (TBL), aliada ao aplicativo TBL Active, para aprendizagem de conceitos básicos de Contabilidade no Curso Técnico em Administração. A base teórica para discutir a metodologia TBL amparou-se nos autores Berbel, Bollela, Krug et al e Michaelsen; para discutir a aprendizagem experiencial, o respaldo esteve nos autores Krakauer, Pepler, Peterson e Pimentel; e os fundamentos das metodologias ativas e tecnologias pautaram-se nos autores Coll e Monereo, Dewey, Moran e Valente. A pesquisa quali-quantitativa, do tipo intervenção, foi realizada em uma turma de 40 estudantes da disciplina de Processos Operacionais Contábeis, do Curso Técnico em Administração, em uma escola pública de uma cidade de pequeno porte, no interior de São Paulo. A coleta de dados envolveu observação durante todo o processo de intervenção; além de entrevista com o docente e questionários para os discentes. A entrevista diagnóstica com o docente visou identificar os métodos utilizados por ele no processo de ensino; e entrevista ao final da intervenção visou avaliar suas percepções quanto à metodologia empregada e os resultados alcançados. Aos estudantes foram aplicados questionários com objetivos diversos, sendo o inicial para verificar o perfil de cada um. Durante a intervenção, para obter dados pertinentes ao processo de construção da aprendizagem, um mesmo questionário teve duas aplicações: a individual, no início da atividade, para verificar a aprendizagem de cada estudante acerca do conteúdo trabalhado, e outra para discussão do mesmo questionário e resolução por consenso da equipe formada; sendo todas as respostas analisadas pelos documentos gerados pelo TBL Active. Ao final da intervenção foram aplicados, de forma online, um questionário para verificar a percepção da aprendizagem individual e por equipe; e outro para analisar a vivência dos discentes no processo de aprendizagem dos conceitos pertencentes ao conteúdo de Contabilidade, com uso do TBL. Todos os dados coletados foram analisados a partir das seguintes categorias: aprendizagem experiencial da Contabilidade; aprendizagem colaborativa em equipe; e validação do TBL. Os resultados evidenciaram que ocorreu uma aprendizagem experiencial da Contabilidade e houve um índice crescente de acertos ao comparar respostas individuais e em equipe. O docente relatou que a intervenção aplicada alcançou resultados superiores aos de outros métodos. Dos discentes, 81,5% concordaram totalmente que o trabalho em equipe proporcionou a aprendizagem colaborativa e 85,2% concordaram que o uso da tecnologia em sala proporcionou facilidade e praticidade às aulas. O TBL foi validado por discentes e docente que destacou sua pretensão em usá-lo novamente e ressaltou que a metodologia propiciou a participação ativa e a aprendizagem significativa do conteúdo.The present dissertation, inserted in the Master Degree in Education of the University of the West Paulista, in the line of research Formation and Pedagogic Practice of the Teaching Professional, had as it’s main goal evaluate the contributions of the usage of the active learning methodology TEAM-BASED LEARNING (TBL), allied to the app TBL Active, to the learning of basic concepts of Accountancy in the Administration Technical Course. The theoretic base to discuss the TBL methodology supported it-self in the authors Berbel, Bollela, Krug et al and Michaelsen; to discuss the experiential learning , the backing was on the authors Krakauer, Pepler, Peterson and Pimentel; and the foundation of the active methodology and technological were guided in the authors Coll and Monereo, Dewey, Moran and Valente. The quality and quantity research, of the intervention kind, was executed in a class with 40 students of the subject accounting operational process of the Technical Administration Course, in a public school in a small size city, in the inland of São Paulo. The gather of data involved the observation during the whole intervention process; beyond the interview with the teacher and the questionnaire with the students. The diagnosis interview with the teacher aimed identify the methods used by the teacher in the teaching process; the interview at the end of the of the intervention aimed evaluating the teacher’s perception regarded to the methodology applied and the results reached. To the students were applied questionnaires with different goals, being the first to verify the profile of each one of the students. During the intervention, to obtain pertinent data of the learning construction progress, the same questionnaire had two different applications: the individual, at the beginning of the activity, to verify each student learning about the content worked, and the other one is to the discussion of the same questionnaire giving the answers by consensus of the team formed; being all the answers analyzed by the documents generated by the TBL Active. At the end of the intervention were applied, online, one questionnaire to verify the perception of the individual learning and the team learning; and another one to analyze the experience of the students in the learning process of the concepts within the accounting topic, with the usage of the TBL. All the data collected were analyzed from the following categories: the practical accounting learning; the collaborative team learning; and the TBL validation. The results evidenced that occurred a practical learning of the accounting and there was a crescent rate of hits by comparing the individual answers and the team ones. The professor reported that the applied intervention reached superior results over other methods. From the students, 81,5% totally agreed that the team work provided collaborative learning and 85,2%agreed that the use of technology in the classroom provided easiness and practicality to the classes. The TBL was validated by students and teacher who highlighted that intend to use it again and stressed that the methodology provided the active participation and the significant learning of the content.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan Christinohttp://orcid.org/0000-0002-5387-9536http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Terçariol, Adriana Aparecida de Limahttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629Santos , Danielle Aparecida do Nascimento doshttps://orcid.org/0000-0002-9178-7325http://lattes.cnpq.br/0611273370317584GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini2020-06-05T14:18:10Z2020-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini. O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1256porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-06-06T04:00:32Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-06-06T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
The use of Team-Based Learning (TBL) methodology: perceptions about learning accounting learning in Administration Technical Course
title O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
spellingShingle O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini
Metodologia ativa
Team-based learning
TBL Active
Contabilidade
Ensino técnico
Active methodology
Team-based learning
TBL Active
Accountancy
Technical Teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
title_full O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
title_fullStr O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
title_full_unstemmed O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
title_sort O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
author GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini
author_facet GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
http://orcid.org/0000-0002-5387-9536
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
http://lattes.cnpq.br/2550466423628629
Santos , Danielle Aparecida do Nascimento dos
https://orcid.org/0000-0002-9178-7325
http://lattes.cnpq.br/0611273370317584
dc.contributor.author.fl_str_mv GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia ativa
Team-based learning
TBL Active
Contabilidade
Ensino técnico
Active methodology
Team-based learning
TBL Active
Accountancy
Technical Teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Metodologia ativa
Team-based learning
TBL Active
Contabilidade
Ensino técnico
Active methodology
Team-based learning
TBL Active
Accountancy
Technical Teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação, inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, teve por objetivo geral avaliar as contribuições do uso da metodologia ativa de aprendizagem Team-Based Learning (TBL), aliada ao aplicativo TBL Active, para aprendizagem de conceitos básicos de Contabilidade no Curso Técnico em Administração. A base teórica para discutir a metodologia TBL amparou-se nos autores Berbel, Bollela, Krug et al e Michaelsen; para discutir a aprendizagem experiencial, o respaldo esteve nos autores Krakauer, Pepler, Peterson e Pimentel; e os fundamentos das metodologias ativas e tecnologias pautaram-se nos autores Coll e Monereo, Dewey, Moran e Valente. A pesquisa quali-quantitativa, do tipo intervenção, foi realizada em uma turma de 40 estudantes da disciplina de Processos Operacionais Contábeis, do Curso Técnico em Administração, em uma escola pública de uma cidade de pequeno porte, no interior de São Paulo. A coleta de dados envolveu observação durante todo o processo de intervenção; além de entrevista com o docente e questionários para os discentes. A entrevista diagnóstica com o docente visou identificar os métodos utilizados por ele no processo de ensino; e entrevista ao final da intervenção visou avaliar suas percepções quanto à metodologia empregada e os resultados alcançados. Aos estudantes foram aplicados questionários com objetivos diversos, sendo o inicial para verificar o perfil de cada um. Durante a intervenção, para obter dados pertinentes ao processo de construção da aprendizagem, um mesmo questionário teve duas aplicações: a individual, no início da atividade, para verificar a aprendizagem de cada estudante acerca do conteúdo trabalhado, e outra para discussão do mesmo questionário e resolução por consenso da equipe formada; sendo todas as respostas analisadas pelos documentos gerados pelo TBL Active. Ao final da intervenção foram aplicados, de forma online, um questionário para verificar a percepção da aprendizagem individual e por equipe; e outro para analisar a vivência dos discentes no processo de aprendizagem dos conceitos pertencentes ao conteúdo de Contabilidade, com uso do TBL. Todos os dados coletados foram analisados a partir das seguintes categorias: aprendizagem experiencial da Contabilidade; aprendizagem colaborativa em equipe; e validação do TBL. Os resultados evidenciaram que ocorreu uma aprendizagem experiencial da Contabilidade e houve um índice crescente de acertos ao comparar respostas individuais e em equipe. O docente relatou que a intervenção aplicada alcançou resultados superiores aos de outros métodos. Dos discentes, 81,5% concordaram totalmente que o trabalho em equipe proporcionou a aprendizagem colaborativa e 85,2% concordaram que o uso da tecnologia em sala proporcionou facilidade e praticidade às aulas. O TBL foi validado por discentes e docente que destacou sua pretensão em usá-lo novamente e ressaltou que a metodologia propiciou a participação ativa e a aprendizagem significativa do conteúdo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05T14:18:10Z
2020-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini. O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1256
identifier_str_mv GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini. O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306041087328256