O uso das práticas integrativas e complementares em saúde no estímulo à qualidade de vida e ao autocuidado: relato de experiência/ The use of integrative and complementary practices in health in stimulating quality of life and self-care: experience report
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30695 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) acerca da importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para promoção da qualidade de vida e o autocuidado em saúde. Assim, trata-se de um estudo descritivo, no formato relato de experiência, realizado no território de uma Unidade Básica de Saúde do município de Lagarto, Sergipe, com apoio da enfermeira e da Agente Comunitária de Saúde da microárea de referência e do Centro de Referência em Assistência Social, localizado nesse território. Assim, baseou-se no Método do Arco de Charles Maguerez - 1ª observação da realidade, 2ª pontos-chave, 3ª teorização, 4ª hipóteses de solução e 5ª aplicação à realidade. Foram realizadas visitas à comunidade para conhecimento, diálogo e identificação de hábitos de saúde e uso das PICS, registrando os dados em diário de campo e realizadas pesquisas para reforçar os achados e auxiliar na elaboração de hipóteses de solução. Foi escolhido como público-alvo o grupo de idosos do CRAS e no momento das 1ª, 2ª e 3ª etapas do arco, foi observado que muitos conheciam as PICS através da USF e haviam gostado e fariam novamente, como a auriculoterapia, Reiki e massoterapia e que praticavam atividade física para cuidar da saúde, como caminhadas e academia da saúde, seja porque gostavam ou se sentiam bem ou por recomendação médica e precisarem melhorar a saúde. Esses achados junto com pesquisas sobre o assunto, auxiliaram na 4ª e 5ª etapa do arco. Assim, foi realizada uma atividade de educação em saúde acerca das PICS e sua utilização, e escolhidas algumas práticas que foram aplicadas junto aos presentes como o alongamento, auriculoterapia, automassagem e dança circular. Percebeu-se que a intervenção proporcionou ampliação do conhecimento e trocas acerca da temática e interação e relaxamento entre as participantes, que interagiram, indo além dos seus limites e, compartilhando saberes, afetos e vivências, fortalecendo o vínculo social e demonstrando satisfação com as atividades realizadas e interesse em continuar fazendo uso das PICS em sua comunidade. Além disso, o uso da metodologia ativa, proporcionou aos acadêmicos de fisioterapia, aproximação à realidade social no qual estão inseridos, favorecendo uma formação diferenciada e capaz de superar desafios de maneira dinâmica, rápida e dialogada às particularidades do território e de seus participantes, instituindo formas mais sólidas de diálogo. Assim, percebeu-se que essa atividade foi importante para incentivar o cuidado em saúde e o uso das PICS para promoção da qualidade de vida, despertando a visão dos participantes acerca da temática e a vontade de vivenciar outros momentos de cuidado. Apesar disso, as PICS ainda necessitam ser mais exploradas e divulgadas, ganhando mais espaço no Sistema Único de Saúde (SUS) com investimentos, qualificação profissional e mais estudos sobre a temática. |
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