Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrera, María José Parra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cevallos, Esteban Rigoberto Guerrero, de Oliveira, Júlia Bassani, Sanmartín, Fausto Andrés Martínez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57321
Resumo: Introdução: A esquizencefalia é uma malformação congênita em que há comprometimento do espaço subaracnóideo apresentando fendas que se comunicam com os ventrículos laterais. Sua etiologia é heterogênea e não especificada. Existem dois tipos de esquizencefalia, sendo o tipo I de lábio fechado e o tipo II de lábio aberto. O diagnóstico pré-natal dessa etiologia é por meio de ultrassonografia a partir da 24° semana de gestação, porém o método de eleição é a ressonância magnética, já que apresenta maior sensibilidade na detecção desta condição. A esquizencefalia é um achado pouco frequente pois não existem protocolos nem dados que ajudem na revisão da literatura científica, porém, nos Estados Unidos da América são reportados 1 a cada 100.000 recém nascidos vivos. O prognóstico e a evolução neonatal dependem do tipo e da localização da lesão, sendo o melhor prognóstico as lesões unilaterais e de lábio fechado. O tratamento consiste na administração de fármacos para prevenir crises epilépticas e caso esteja associado a hidrocefalia, será cirúrgico. Apresentação do caso: o caso de uma paciente multigesta de 31 anos, com idade gestacional de 38 + 6 semanas com diagnóstico pré-natal de feto único com fendas de esquizencefalia visualizadas na ultrassonografia de lábio aberto tipo II, e com crescimento intrauterino restrito, foi apresentado.  Conclusão: o diagnóstico precoce, um bom manejo pós-natal e um tratamento eficaz agem de maneira positiva na qualidade de vida destes pacientes.
id BJRH-0_1ab5fe25c3ec186e882a8e296ffebd83
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57321
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de casodiagnósticoevoluçãoesquizencefaliapré-natalrelato de casoIntrodução: A esquizencefalia é uma malformação congênita em que há comprometimento do espaço subaracnóideo apresentando fendas que se comunicam com os ventrículos laterais. Sua etiologia é heterogênea e não especificada. Existem dois tipos de esquizencefalia, sendo o tipo I de lábio fechado e o tipo II de lábio aberto. O diagnóstico pré-natal dessa etiologia é por meio de ultrassonografia a partir da 24° semana de gestação, porém o método de eleição é a ressonância magnética, já que apresenta maior sensibilidade na detecção desta condição. A esquizencefalia é um achado pouco frequente pois não existem protocolos nem dados que ajudem na revisão da literatura científica, porém, nos Estados Unidos da América são reportados 1 a cada 100.000 recém nascidos vivos. O prognóstico e a evolução neonatal dependem do tipo e da localização da lesão, sendo o melhor prognóstico as lesões unilaterais e de lábio fechado. O tratamento consiste na administração de fármacos para prevenir crises epilépticas e caso esteja associado a hidrocefalia, será cirúrgico. Apresentação do caso: o caso de uma paciente multigesta de 31 anos, com idade gestacional de 38 + 6 semanas com diagnóstico pré-natal de feto único com fendas de esquizencefalia visualizadas na ultrassonografia de lábio aberto tipo II, e com crescimento intrauterino restrito, foi apresentado.  Conclusão: o diagnóstico precoce, um bom manejo pós-natal e um tratamento eficaz agem de maneira positiva na qualidade de vida destes pacientes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5732110.34119/bjhrv6n1-278Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 3572-3584Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 3572-3584Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 3572-35842595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57321/41947Cabrera, María José ParraCevallos, Esteban Rigoberto Guerrerode Oliveira, Júlia BassaniSanmartín, Fausto Andrés Martínezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T18:19:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57321Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-02-15T18:19:35Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
title Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
spellingShingle Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
Cabrera, María José Parra
diagnóstico
evolução
esquizencefalia
pré-natal
relato de caso
title_short Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
title_full Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
title_fullStr Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
title_full_unstemmed Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
title_sort Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso
author Cabrera, María José Parra
author_facet Cabrera, María José Parra
Cevallos, Esteban Rigoberto Guerrero
de Oliveira, Júlia Bassani
Sanmartín, Fausto Andrés Martínez
author_role author
author2 Cevallos, Esteban Rigoberto Guerrero
de Oliveira, Júlia Bassani
Sanmartín, Fausto Andrés Martínez
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrera, María José Parra
Cevallos, Esteban Rigoberto Guerrero
de Oliveira, Júlia Bassani
Sanmartín, Fausto Andrés Martínez
dc.subject.por.fl_str_mv diagnóstico
evolução
esquizencefalia
pré-natal
relato de caso
topic diagnóstico
evolução
esquizencefalia
pré-natal
relato de caso
description Introdução: A esquizencefalia é uma malformação congênita em que há comprometimento do espaço subaracnóideo apresentando fendas que se comunicam com os ventrículos laterais. Sua etiologia é heterogênea e não especificada. Existem dois tipos de esquizencefalia, sendo o tipo I de lábio fechado e o tipo II de lábio aberto. O diagnóstico pré-natal dessa etiologia é por meio de ultrassonografia a partir da 24° semana de gestação, porém o método de eleição é a ressonância magnética, já que apresenta maior sensibilidade na detecção desta condição. A esquizencefalia é um achado pouco frequente pois não existem protocolos nem dados que ajudem na revisão da literatura científica, porém, nos Estados Unidos da América são reportados 1 a cada 100.000 recém nascidos vivos. O prognóstico e a evolução neonatal dependem do tipo e da localização da lesão, sendo o melhor prognóstico as lesões unilaterais e de lábio fechado. O tratamento consiste na administração de fármacos para prevenir crises epilépticas e caso esteja associado a hidrocefalia, será cirúrgico. Apresentação do caso: o caso de uma paciente multigesta de 31 anos, com idade gestacional de 38 + 6 semanas com diagnóstico pré-natal de feto único com fendas de esquizencefalia visualizadas na ultrassonografia de lábio aberto tipo II, e com crescimento intrauterino restrito, foi apresentado.  Conclusão: o diagnóstico precoce, um bom manejo pós-natal e um tratamento eficaz agem de maneira positiva na qualidade de vida destes pacientes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57321
10.34119/bjhrv6n1-278
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57321
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n1-278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57321/41947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 3572-3584
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 3572-3584
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 3572-3584
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240026625474560