Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira , Marcelli Pascoal
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Costa, Lucas Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66174
Resumo: Introdução: A cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele é um procedimento médico avançado e delicado que visa tratar essa malformação congênita. Objetivo: Avaliar a eficácia e segurança desse procedimento cirúrgico para corrigir a malformação congênita conhecida como meningomielocele. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Adotou-se como pergunta norteadora: “Qual é a eficácia da cirurgia fetal intrauterina para a correção de meningocele e mielomeningocele?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online via PubMed e Google Acadêmico através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Meningomielocele”, “Defeitos do Tubo Neural” e “Anormalidades Congênitas” combinados entre si pelo operador booleano AND com seus respectivos correspondentes no Mesh Terms. Resultados e Discussão: Após o cumprimento dos procedimentos metodológicos, 12 artigos disponíveis no Portal da BVS, na base de dados PubMed e no Google Acadêmico foram selecionados, os quais retratam que a cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele é realizada durante a gestação, geralmente entre as semanas 19 e 26, quando o feto ainda está em desenvolvimento. O procedimento envolve a abertura do útero da mãe e a exposição do feto. Considerações Finais: A cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele representa um avanço promissor no tratamento dessa condição congênita. Essa técnica oferece a oportunidade de corrigir a malformação antes mesmo do nascimento, proporcionando melhores resultados e perspectivas para os bebês afetados.
id BJRH-0_1bb22be9dc70c041afb9424031eece41
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66174
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocelemeningomieloceledefeitos do tubo neuralanormalidades congênitasIntrodução: A cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele é um procedimento médico avançado e delicado que visa tratar essa malformação congênita. Objetivo: Avaliar a eficácia e segurança desse procedimento cirúrgico para corrigir a malformação congênita conhecida como meningomielocele. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Adotou-se como pergunta norteadora: “Qual é a eficácia da cirurgia fetal intrauterina para a correção de meningocele e mielomeningocele?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online via PubMed e Google Acadêmico através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Meningomielocele”, “Defeitos do Tubo Neural” e “Anormalidades Congênitas” combinados entre si pelo operador booleano AND com seus respectivos correspondentes no Mesh Terms. Resultados e Discussão: Após o cumprimento dos procedimentos metodológicos, 12 artigos disponíveis no Portal da BVS, na base de dados PubMed e no Google Acadêmico foram selecionados, os quais retratam que a cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele é realizada durante a gestação, geralmente entre as semanas 19 e 26, quando o feto ainda está em desenvolvimento. O procedimento envolve a abertura do útero da mãe e a exposição do feto. Considerações Finais: A cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele representa um avanço promissor no tratamento dessa condição congênita. Essa técnica oferece a oportunidade de corrigir a malformação antes mesmo do nascimento, proporcionando melhores resultados e perspectivas para os bebês afetados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6617410.34119/bjhrv7n1-029Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 395-406Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 395-406Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 395-4062595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66174/47203Nogueira , Marcelli PascoalCosta, Lucas Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T10:51:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66174Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-09T10:51:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
title Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
spellingShingle Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
Nogueira , Marcelli Pascoal
meningomielocele
defeitos do tubo neural
anormalidades congênitas
title_short Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
title_full Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
title_fullStr Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
title_full_unstemmed Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
title_sort Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele
author Nogueira , Marcelli Pascoal
author_facet Nogueira , Marcelli Pascoal
Costa, Lucas Lima
author_role author
author2 Costa, Lucas Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira , Marcelli Pascoal
Costa, Lucas Lima
dc.subject.por.fl_str_mv meningomielocele
defeitos do tubo neural
anormalidades congênitas
topic meningomielocele
defeitos do tubo neural
anormalidades congênitas
description Introdução: A cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele é um procedimento médico avançado e delicado que visa tratar essa malformação congênita. Objetivo: Avaliar a eficácia e segurança desse procedimento cirúrgico para corrigir a malformação congênita conhecida como meningomielocele. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Adotou-se como pergunta norteadora: “Qual é a eficácia da cirurgia fetal intrauterina para a correção de meningocele e mielomeningocele?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online via PubMed e Google Acadêmico através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Meningomielocele”, “Defeitos do Tubo Neural” e “Anormalidades Congênitas” combinados entre si pelo operador booleano AND com seus respectivos correspondentes no Mesh Terms. Resultados e Discussão: Após o cumprimento dos procedimentos metodológicos, 12 artigos disponíveis no Portal da BVS, na base de dados PubMed e no Google Acadêmico foram selecionados, os quais retratam que a cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele é realizada durante a gestação, geralmente entre as semanas 19 e 26, quando o feto ainda está em desenvolvimento. O procedimento envolve a abertura do útero da mãe e a exposição do feto. Considerações Finais: A cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele representa um avanço promissor no tratamento dessa condição congênita. Essa técnica oferece a oportunidade de corrigir a malformação antes mesmo do nascimento, proporcionando melhores resultados e perspectivas para os bebês afetados.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66174
10.34119/bjhrv7n1-029
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66174
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66174/47203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 395-406
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 395-406
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 395-406
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240040395374592