Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Leones Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Gomes de, Rebouças, Gyselle de Souza, Almeida, Joyce da Silva, Martins Belém, Brenda Letícia, Romero, Nirla Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441
Resumo: Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento.
id BJRH-0_1f3ea30faf974c05c9635d152445beee
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41441
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical CareCuidado FarmacêuticoEducação à DistânciaE-booksPodcastsSatisfação.Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4144110.34119/bjhrv4n6-354Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28024-28029Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28024-280292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, Leones FernandesOliveira, Guilherme Gomes deRebouças, Gyselle de SouzaAlmeida, Joyce da SilvaMartins Belém, Brenda LetíciaRomero, Nirla Rodrigues2022-05-11T11:55:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41441Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
spellingShingle Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
Evangelista, Leones Fernandes
Cuidado Farmacêutico
Educação à Distância
E-books
Podcasts
Satisfação.
title_short Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_full Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_fullStr Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_full_unstemmed Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_sort Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
author Evangelista, Leones Fernandes
author_facet Evangelista, Leones Fernandes
Oliveira, Guilherme Gomes de
Rebouças, Gyselle de Souza
Almeida, Joyce da Silva
Martins Belém, Brenda Letícia
Romero, Nirla Rodrigues
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Gomes de
Rebouças, Gyselle de Souza
Almeida, Joyce da Silva
Martins Belém, Brenda Letícia
Romero, Nirla Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Leones Fernandes
Oliveira, Guilherme Gomes de
Rebouças, Gyselle de Souza
Almeida, Joyce da Silva
Martins Belém, Brenda Letícia
Romero, Nirla Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado Farmacêutico
Educação à Distância
E-books
Podcasts
Satisfação.
topic Cuidado Farmacêutico
Educação à Distância
E-books
Podcasts
Satisfação.
description Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441
10.34119/bjhrv4n6-354
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28024-28029
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28024-28029
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240070208487424