Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Leones Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Gomes de, Rebouças, Gyselle de Souza, Almeida, Joyce da Silva, Martins Belém, Brenda Letícia, Romero, Nirla Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv4n6-354
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441
Resumo: Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento.
id BJRH-0_1f3ea30faf974c05c9635d152445beee
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41441
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical CareCuidado FarmacêuticoEducação à DistânciaE-booksPodcastsSatisfação.Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4144110.34119/bjhrv4n6-354Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28024-28029Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28024-280292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, Leones FernandesOliveira, Guilherme Gomes deRebouças, Gyselle de SouzaAlmeida, Joyce da SilvaMartins Belém, Brenda LetíciaRomero, Nirla Rodrigues2022-05-11T11:55:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41441Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
spellingShingle Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
Evangelista, Leones Fernandes
Cuidado Farmacêutico
Educação à Distância
E-books
Podcasts
Satisfação.
Evangelista, Leones Fernandes
Cuidado Farmacêutico
Educação à Distância
E-books
Podcasts
Satisfação.
title_short Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_full Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_fullStr Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_full_unstemmed Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
title_sort Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
author Evangelista, Leones Fernandes
author_facet Evangelista, Leones Fernandes
Evangelista, Leones Fernandes
Oliveira, Guilherme Gomes de
Rebouças, Gyselle de Souza
Almeida, Joyce da Silva
Martins Belém, Brenda Letícia
Romero, Nirla Rodrigues
Oliveira, Guilherme Gomes de
Rebouças, Gyselle de Souza
Almeida, Joyce da Silva
Martins Belém, Brenda Letícia
Romero, Nirla Rodrigues
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Gomes de
Rebouças, Gyselle de Souza
Almeida, Joyce da Silva
Martins Belém, Brenda Letícia
Romero, Nirla Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Leones Fernandes
Oliveira, Guilherme Gomes de
Rebouças, Gyselle de Souza
Almeida, Joyce da Silva
Martins Belém, Brenda Letícia
Romero, Nirla Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado Farmacêutico
Educação à Distância
E-books
Podcasts
Satisfação.
topic Cuidado Farmacêutico
Educação à Distância
E-books
Podcasts
Satisfação.
description Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441
10.34119/bjhrv4n6-354
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28024-28029
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28024-28029
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822179565208862720
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-354