Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv4n6-354 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441 |
Resumo: | Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento. |
id |
BJRH-0_1f3ea30faf974c05c9635d152445beee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41441 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical CareCuidado FarmacêuticoEducação à DistânciaE-booksPodcastsSatisfação.Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4144110.34119/bjhrv4n6-354Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28024-28029Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28024-280292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, Leones FernandesOliveira, Guilherme Gomes deRebouças, Gyselle de SouzaAlmeida, Joyce da SilvaMartins Belém, Brenda LetíciaRomero, Nirla Rodrigues2022-05-11T11:55:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41441Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care |
title |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care |
spellingShingle |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care Evangelista, Leones Fernandes Cuidado Farmacêutico Educação à Distância E-books Podcasts Satisfação. Evangelista, Leones Fernandes Cuidado Farmacêutico Educação à Distância E-books Podcasts Satisfação. |
title_short |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care |
title_full |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care |
title_fullStr |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care |
title_full_unstemmed |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care |
title_sort |
Análise da satisfação de estudantes e profissionais da área de farmácia inscritos em um curso à distância sobre Cuidado Farmacêutico / Analysis of the satisfaction of pharmacy students and professionals enrolled in a distance learning course on Pharmaceutical Care |
author |
Evangelista, Leones Fernandes |
author_facet |
Evangelista, Leones Fernandes Evangelista, Leones Fernandes Oliveira, Guilherme Gomes de Rebouças, Gyselle de Souza Almeida, Joyce da Silva Martins Belém, Brenda Letícia Romero, Nirla Rodrigues Oliveira, Guilherme Gomes de Rebouças, Gyselle de Souza Almeida, Joyce da Silva Martins Belém, Brenda Letícia Romero, Nirla Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Guilherme Gomes de Rebouças, Gyselle de Souza Almeida, Joyce da Silva Martins Belém, Brenda Letícia Romero, Nirla Rodrigues |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, Leones Fernandes Oliveira, Guilherme Gomes de Rebouças, Gyselle de Souza Almeida, Joyce da Silva Martins Belém, Brenda Letícia Romero, Nirla Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidado Farmacêutico Educação à Distância E-books Podcasts Satisfação. |
topic |
Cuidado Farmacêutico Educação à Distância E-books Podcasts Satisfação. |
description |
Uma das principais áreas de atuação do profissional da farmácia é o Cuidado Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos clínicos. Logo, torna-se essencial o domínio e aprimoramento do conhecimento acerca do assunto pelos profissionais no mercado de trabalho e, principalmente, pelos graduandos. Para isto, uma metodologia amplamente difundida é a promoção da capacitação teórica profissional através de cursos. Com isso, o presente estudo objetivou analisar qualitativamente a realização de um curso sobre Cuidado Farmacêutico no formato EaD (Ensino à Distância), que contou com o uso de e-books e podcasts como metodologia de ensino. Este artigo consistiu em um estudo descritivo, transversal e exploratório com os participantes do Curso de Cuidado Farmacêutico, realizado pelo PET/UFC Farmácia, no qual buscou caracterizar os inscritos e avaliar o grau de satisfação durante e após o término do curso. Foram utilizados Formulários do Google para a obtenção de informações sobre os candidatos (ao início do curso) e acerca da sua satisfação quanto à realização do projeto (durante e após o curso). Para essas avaliações, utilizou-se a escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert com afirmações sobre o curso. Para análise dos dados foi utilizado o programa Google Planilhas. A qualidade dos e-books recebeu 87,41% de notas máximas, obtendo uma média geral de 4,85 (escala de 1 a 5). Além disso, 94,48% dos participantes afirmaram que pretendem utilizar os e-books novamente como uma fonte de estudo. No que se refere aos podcasts, obteve-se 96,06% de notas 4 e 5 (escala de 1 a 5) referentes ao questionamento sobre a inserção da ferramenta como complemento ao conhecimento. Portanto, podemos concluir que a modalidade EaD trata-se de uma ferramenta de ensino eficaz na realização de cursos, conforme o demonstrado pelo curso de Cuidado Farmacêutico, que dispõe de estratégias e ferramentas que atraem um público significativo e fornece metodologias de ensino capazes de transmitir conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441 10.34119/bjhrv4n6-354 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n6-354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41441/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28024-28029 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28024-28029 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822179565208862720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv4n6-354 |