Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Maria Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Moura, Maria Eduarda Paulo Paes Landim, Moura, Higor de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65081
Resumo: A Síndrome de Burnout é um produto da tensão emocional duradoura que surge do contato direto e exacerbado com outros indivíduos, e é composta por três pilares: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Um fator que pode acompanhar a Síndrome de Burnout é a procrastinação, que é caracterizada como uma inclinação a postergar ao máximo o que é necessário para alcançar alguma meta. O objetivo do estudo é analisar e descrever a prevalência dos fatores associados à Síndrome de Burnout e à prática da procrastinação em estudantes de Medicina de uma IES no município de Teresina-PI, por meio de um estudo transversal e descritivo realizado com 207 alunos do Curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi, utilizando um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra e os questionários de Maslach  Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) e da adaptação do Questionário de Procrastinação Acadêmica – Consequências Negativas (QPROAC-CN). Foi observado que, dentre os 207 voluntários participantes, o perfil é predominantemente feminino, com média de idade de 23,31 anos, graduando do ciclo básico do curso de Medicina e solteiro. Além disso, as correlações entre as subescalas DE, EE e EP aos sinais de procrastinação evidenciados pela pesquisa revelaram índices significativos, podendo inferir-se a prevalência destes na população pesquisada. Dessa maneira, o estudo  possibilita a evidência da presença de sofrimentos psíquicos diante do contexto acadêmico, o que permite a percepção das angústias e a tomada de decisões concisas para conter a progressão da Síndrome de Burnout e da procrastinação dentre os acadêmicos.
id BJRH-0_20c09b67d581e7b694b4417632d8d2f7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65081
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicinaSíndrome de Burnoutprocrastinaçãodesempenho acadêmicoA Síndrome de Burnout é um produto da tensão emocional duradoura que surge do contato direto e exacerbado com outros indivíduos, e é composta por três pilares: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Um fator que pode acompanhar a Síndrome de Burnout é a procrastinação, que é caracterizada como uma inclinação a postergar ao máximo o que é necessário para alcançar alguma meta. O objetivo do estudo é analisar e descrever a prevalência dos fatores associados à Síndrome de Burnout e à prática da procrastinação em estudantes de Medicina de uma IES no município de Teresina-PI, por meio de um estudo transversal e descritivo realizado com 207 alunos do Curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi, utilizando um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra e os questionários de Maslach  Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) e da adaptação do Questionário de Procrastinação Acadêmica – Consequências Negativas (QPROAC-CN). Foi observado que, dentre os 207 voluntários participantes, o perfil é predominantemente feminino, com média de idade de 23,31 anos, graduando do ciclo básico do curso de Medicina e solteiro. Além disso, as correlações entre as subescalas DE, EE e EP aos sinais de procrastinação evidenciados pela pesquisa revelaram índices significativos, podendo inferir-se a prevalência destes na população pesquisada. Dessa maneira, o estudo  possibilita a evidência da presença de sofrimentos psíquicos diante do contexto acadêmico, o que permite a percepção das angústias e a tomada de decisões concisas para conter a progressão da Síndrome de Burnout e da procrastinação dentre os acadêmicos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6508110.34119/bjhrv6n6-225Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 29480-29494Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 29480-29494Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 29480-294942595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65081/46585Alves, Ana Maria Costade Moura, Maria Eduarda Paulo Paes LandimMoura, Higor de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T14:38:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65081Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-11-24T14:38:34Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
title Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
spellingShingle Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
Alves, Ana Maria Costa
Síndrome de Burnout
procrastinação
desempenho acadêmico
title_short Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
title_full Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
title_fullStr Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
title_full_unstemmed Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
title_sort Fatores associados à Síndrome de Burnout e a procrastinação em graduandos de medicina
author Alves, Ana Maria Costa
author_facet Alves, Ana Maria Costa
de Moura, Maria Eduarda Paulo Paes Landim
Moura, Higor de Sousa
author_role author
author2 de Moura, Maria Eduarda Paulo Paes Landim
Moura, Higor de Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Maria Costa
de Moura, Maria Eduarda Paulo Paes Landim
Moura, Higor de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
procrastinação
desempenho acadêmico
topic Síndrome de Burnout
procrastinação
desempenho acadêmico
description A Síndrome de Burnout é um produto da tensão emocional duradoura que surge do contato direto e exacerbado com outros indivíduos, e é composta por três pilares: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Um fator que pode acompanhar a Síndrome de Burnout é a procrastinação, que é caracterizada como uma inclinação a postergar ao máximo o que é necessário para alcançar alguma meta. O objetivo do estudo é analisar e descrever a prevalência dos fatores associados à Síndrome de Burnout e à prática da procrastinação em estudantes de Medicina de uma IES no município de Teresina-PI, por meio de um estudo transversal e descritivo realizado com 207 alunos do Curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi, utilizando um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra e os questionários de Maslach  Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) e da adaptação do Questionário de Procrastinação Acadêmica – Consequências Negativas (QPROAC-CN). Foi observado que, dentre os 207 voluntários participantes, o perfil é predominantemente feminino, com média de idade de 23,31 anos, graduando do ciclo básico do curso de Medicina e solteiro. Além disso, as correlações entre as subescalas DE, EE e EP aos sinais de procrastinação evidenciados pela pesquisa revelaram índices significativos, podendo inferir-se a prevalência destes na população pesquisada. Dessa maneira, o estudo  possibilita a evidência da presença de sofrimentos psíquicos diante do contexto acadêmico, o que permite a percepção das angústias e a tomada de decisões concisas para conter a progressão da Síndrome de Burnout e da procrastinação dentre os acadêmicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65081
10.34119/bjhrv6n6-225
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65081
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65081/46585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 29480-29494
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 29480-29494
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 29480-29494
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240038208045056