Cuidado além da biomedicina: práticas integrativas e complementares para pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário Da Univasf (HU-UNIVASF) / Care beyond biomedicine: integrative and complementary practices por patients and accompanents of Univasf University Hospital (HU-UNIVASF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Camila Mahara Dias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barreto, Alexandre Franca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9070
Resumo: A biomedicina valoriza a doença, utilização de medicamentos, alta tecnologia e promoveu a fragmentação do saber, induzindo os profissionais a visualizarem partes especificas do sujeito. Esse modelo, não atendendo à necessidade de grande parte da população, induz a procura de outras alternativas. Assim, evidencia-se a importância das PICS na promoção da saúde e melhor qualidade de vida por possibilitar a integralidade do cuidado. Dentro desse contexto, identificando a necessidade de possibilitar um cuidado mais amplo para indivíduos presentes em um ambiente hostil como o hospital, foi desenvolvido um projeto de extensão no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF) intitulado “Cuidado além da biomedicina: Práticas Integrativas e Complementares para pacientes e acompanhantes do HU-UNIVASF, que objetivou promover, através das PICS, melhora no processo saúde-doença dos pacientes internados no HU-UNIVASF e seus acompanhantes. Inicialmente, foram firmadas parcerias voluntárias com profissionais que atuam na área de PICS que se disponibilizaram em participar das atividades propostas. Os voluntários ministraram cursos de formação, com teoria e prática, para profissionais do HU-UNIVASF e alunos da UNIVASF interessados. A parte prática do curso, total de 20 horas, foi realizada no hospital para pacientes e seus acompanhantes, sendo requisito para obtenção do certificado. Foram realizados cursos de auriculoterapia, yoga, biblioterapia, reiki e fitoterapia e aplicado questionário pré e pós curso para avaliar o nível de conhecimento em relação as PICS. O projeto teve 1 ano de duração e participaram dos cursos de formação 106 pessoas, a maioria, 51%, técnicos de enfermagem. A maioria das pessoas, 74%, que participaram dos cursos tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre os assuntos abordados e mencionaram ser uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre PICS. Ao final dos cursos ofertados, todos referiram ter aprendido algo e a maioria elogiou a iniciativa. No total, foram atendidas 350 pessoas, dentre pacientes e acompanhantes do hospital. Os pacientes e seus acompanhantes, envolvidos nas práticas de PICS, evidenciaram a importância de atividades como essas para melhorar o estado de saúde, demonstrando, através de depoimentos, a satisfação ao participar dos encontros realizados. Percebe-se a necessidade de uma mudança nos currículos dos cursos de saúde na perspectiva de melhorar a atuação dos profissionais durante a assistência, permitindo um enfoque integral ao paciente.
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