TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Gabriela Maciel Buarque Portela, Ribeiro, Marcelo de Souza Silva, Grosseman, Suely, Santos, Itamar, Alves, João Guilherme Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068
Resumo: A importância da comunicação na área da Saúde é reconhecida no Brasil e no mundo. Existem vários consensos sobre o currículo mínimo a ser ensinado nos cursos médicos. Porém, as práticas de ensino ainda precisam ser melhor definidas e integradas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde. Este relato de experiência objetiva descrever a trajetória de construção coletiva, desafios e desenvolvimento da disciplina Comunicação em Saúde pelo diálogo e cooperação dos estudantes. Em relação aos caminhos percorridos, a turma inicial teve o primeiro contato com o DocCom.Brasil e com improvisação de situações clínicas. A turma era pequena e se lançou mão de recursos como música, poesia e portfólios reflexivos. Os estudantes pontuaram a necessidade de adaptação cultural em algumas situações clínicas do DocCom.Brasil. A turma seguinte adicionou vídeos produzidos pelos estudantes, contextualizando situações da realidade local. A terceira turma apoiou e colaborou com a avaliação via Exame Clínico Observacional Estruturado (OSCE), superando recursos limitados. Na sequência, surgiu a categorização das falas e o abrac?o coletivo, expressando o sentido das vivências com palavras sintetizadoras. O feedback da quinta turma definiu os passos dos seminários lu?dico-reflexivos. Houve mudança da sala tradicional para sala temática e a dinâmica do anjo foi iniciada. As turmas seguintes replicaram os passos dos seminários lúdico-reflexivos, com criatividade e inovação.  Houve adesão progressiva à disciplina por demanda espontânea, visto que é optativa. O interprofissionalismo foi intensificado entre estudantes de Medicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Os passos da coreografia didática para seminários lúdico-reflexivos representam mais uma construção coletiva da disciplina. Por fim, nota-se que houve multiplicação do ensino-aprendizado pelos alunos, ex-alunos e monitores em atividades acadêmicas e outros cenários, para além da disciplina CS. A experiência de construção coletiva e continuada da disciplina CS culminou em um caminho didático através do diálogo, da criatividade e da reflexão pela arte.
id UNIVASF-1_f32bb6d0d406987404790a40621bdcbb
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1068
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PEComunicaçãoEducaçãoSaúdeA importância da comunicação na área da Saúde é reconhecida no Brasil e no mundo. Existem vários consensos sobre o currículo mínimo a ser ensinado nos cursos médicos. Porém, as práticas de ensino ainda precisam ser melhor definidas e integradas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde. Este relato de experiência objetiva descrever a trajetória de construção coletiva, desafios e desenvolvimento da disciplina Comunicação em Saúde pelo diálogo e cooperação dos estudantes. Em relação aos caminhos percorridos, a turma inicial teve o primeiro contato com o DocCom.Brasil e com improvisação de situações clínicas. A turma era pequena e se lançou mão de recursos como música, poesia e portfólios reflexivos. Os estudantes pontuaram a necessidade de adaptação cultural em algumas situações clínicas do DocCom.Brasil. A turma seguinte adicionou vídeos produzidos pelos estudantes, contextualizando situações da realidade local. A terceira turma apoiou e colaborou com a avaliação via Exame Clínico Observacional Estruturado (OSCE), superando recursos limitados. Na sequência, surgiu a categorização das falas e o abrac?o coletivo, expressando o sentido das vivências com palavras sintetizadoras. O feedback da quinta turma definiu os passos dos seminários lu?dico-reflexivos. Houve mudança da sala tradicional para sala temática e a dinâmica do anjo foi iniciada. As turmas seguintes replicaram os passos dos seminários lúdico-reflexivos, com criatividade e inovação.  Houve adesão progressiva à disciplina por demanda espontânea, visto que é optativa. O interprofissionalismo foi intensificado entre estudantes de Medicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Os passos da coreografia didática para seminários lúdico-reflexivos representam mais uma construção coletiva da disciplina. Por fim, nota-se que houve multiplicação do ensino-aprendizado pelos alunos, ex-alunos e monitores em atividades acadêmicas e outros cenários, para além da disciplina CS. A experiência de construção coletiva e continuada da disciplina CS culminou em um caminho didático através do diálogo, da criatividade e da reflexão pela arte.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 168-2002177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068/802Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto Silva, Gabriela Maciel Buarque PortelaRibeiro, Marcelo de Souza Silva Grosseman, Suely Santos, ItamarAlves, João Guilherme Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-13T19:44:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1068Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-13T19:44:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
title TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
spellingShingle TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Comunicação
Educação
Saúde
title_short TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
title_full TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
title_fullStr TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
title_full_unstemmed TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
title_sort TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
author Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
author_facet Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Silva, Gabriela Maciel Buarque Portela
Ribeiro, Marcelo de Souza Silva
Grosseman, Suely
Santos, Itamar
Alves, João Guilherme Bezerra
author_role author
author2 Silva, Gabriela Maciel Buarque Portela
Ribeiro, Marcelo de Souza Silva
Grosseman, Suely
Santos, Itamar
Alves, João Guilherme Bezerra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Silva, Gabriela Maciel Buarque Portela
Ribeiro, Marcelo de Souza Silva
Grosseman, Suely
Santos, Itamar
Alves, João Guilherme Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação
Saúde
topic Comunicação
Educação
Saúde
description A importância da comunicação na área da Saúde é reconhecida no Brasil e no mundo. Existem vários consensos sobre o currículo mínimo a ser ensinado nos cursos médicos. Porém, as práticas de ensino ainda precisam ser melhor definidas e integradas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde. Este relato de experiência objetiva descrever a trajetória de construção coletiva, desafios e desenvolvimento da disciplina Comunicação em Saúde pelo diálogo e cooperação dos estudantes. Em relação aos caminhos percorridos, a turma inicial teve o primeiro contato com o DocCom.Brasil e com improvisação de situações clínicas. A turma era pequena e se lançou mão de recursos como música, poesia e portfólios reflexivos. Os estudantes pontuaram a necessidade de adaptação cultural em algumas situações clínicas do DocCom.Brasil. A turma seguinte adicionou vídeos produzidos pelos estudantes, contextualizando situações da realidade local. A terceira turma apoiou e colaborou com a avaliação via Exame Clínico Observacional Estruturado (OSCE), superando recursos limitados. Na sequência, surgiu a categorização das falas e o abrac?o coletivo, expressando o sentido das vivências com palavras sintetizadoras. O feedback da quinta turma definiu os passos dos seminários lu?dico-reflexivos. Houve mudança da sala tradicional para sala temática e a dinâmica do anjo foi iniciada. As turmas seguintes replicaram os passos dos seminários lúdico-reflexivos, com criatividade e inovação.  Houve adesão progressiva à disciplina por demanda espontânea, visto que é optativa. O interprofissionalismo foi intensificado entre estudantes de Medicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Os passos da coreografia didática para seminários lúdico-reflexivos representam mais uma construção coletiva da disciplina. Por fim, nota-se que houve multiplicação do ensino-aprendizado pelos alunos, ex-alunos e monitores em atividades acadêmicas e outros cenários, para além da disciplina CS. A experiência de construção coletiva e continuada da disciplina CS culminou em um caminho didático através do diálogo, da criatividade e da reflexão pela arte.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068/802
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 168-200
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489005662208