Educação sexual na adolescência: abordagem das infecções sexualmente transmissíveis / Sexual education in adolescence: addressing sexually transmitted infections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Emanuely Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Caixeta, Daniel Batista, Resende, Daniella Pereira, de Magalhães, Eduardo Alves, Silva, Guilherme Junio, Rocha, Isabella Alves, Dornelas, Pedro Henrique, Nunes, Marilene Rivany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28763
Resumo: A adolescência, período compreendido entre 10 e 19 anos de idade, é caracterizada por profundas transformações físicas e psicossociais e pelo despertar da sexualidade (SBP, 2018). É durante esse período da vida que a maioria dos adolescentes vivencia uma série de eventos que os tornam vulneráveis às IST/HIV (COSTA et al 2013). Assim, temos como objetivos a promoção da educação sexual na escola a respeito das IST's e da Aids na adolescência. Foi realizado um trabalho do tipo transversal e descritivo exploratório envolvendo alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Abner Afonso. A intervenção consistiu na realização de palestras expositivas sobre o tema, com ênfase nas formas de prevenção e contágio. Para avaliar o conhecimento sobre a intervenção realizada, foi utilizado como instrumento um questionário autoaplicável pré-teste e pós-teste, anônimo, composto por dez questões de múltipla escolha, realizado na sala de aula, previamente autorizado pelos professores e pela direção da escola. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva pelo Excel® e no programama SPSS® a análise da significância das variáveis pelo teste de qui-quadrado (p<005) e o teste de Wilcoxon (p<0001). Entre os 94 alunos avaliados, 48% (45) compõe o sexo masculino e 52% (49) são do sexo feminino. Nas dez questões avaliadas, ficouevidenciado que houve aprendizado significativo em cinco questões. Os resultados significativos obtidos na avaliação dos alunos, a partir das palestras, sugerem que essa iniciativa é uma forma relativamente eficiente para melhorar a realidade de saúde dos adolescentes.
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